Mexidas e novidades no andebol nacional 2023/2024 pt.1
Vários são os rumores, mas também existem confirmações dadas. Os planteis dos três crónicos candidatos ao título irão sofrer alterações e o caso mais flagrante será o do Sport Lisboa e Benfica com a mexida no banco de suplentes também. Sporting CP tentam segurar irmãos Costa e FC Porto, aparentemente, pode segurar prodígio espanhol nesta primeira parte dedicada às movimentações dos clubes do andebol nacional…
Frandsen de saída: quem entrará?
Sebastian Frandsen, guardião dos Dragões nas duas últimas temporadas, irá rumar ao seu país de origem para representar os dinamarqueses do Fredericia HK e isso fará com que fique uma vaga por preencher no plantel dos Azuis e Brancos.
Segundo o portal especializado RThandball, o polaco Mateusz Kornecki poderá ser o próximo guardião do Futebol Clube do Porto na temporada 23/24. Após ter representado nas últimas quatro temporadas o KS Kielce, onde conquistou por quatro vezes a Liga Polaca e uma Taça da Polónia, a Invicta poderá ser mesmo o destino do internacional polaco por 59 vezes.
Natural de Skarzysko-Kamienna, o guarda redes conta com passagens pelo KSSPR Końskie (quatro temporadas) e Górnik Zabrze (seis temporadas), antes de rumar ao campeão polaco.
De acordo com a imprensa espanhola, o Futebol Clube do Porto adquiriu os serviços do ponta direita Antonio Martinez, a troco de 50 mil euros.
Promessas ibéricas, um regresso e um toque nórdico: eis o mercado dos Leões
Carlos Ruesga (CDB Oviedo), Jonas Tidemand (KIF Kolding), Francisco Tavares (US Ivry) e Josep Folqués (Istres Provence) estão de saída do Sporting Clube de Portugal, no entanto, existem nomes bem interessantes na rota de Alvalade…
Pedro Portela é um regresso confirmado. O experiente ponta direita chega proveniente do HBC Nantes, após ter ingressado no emblema francês na temporada 2021/22. O atleta leiriense teve uma primeira passagem nos Leões que durou oito temporadas de Verde e Branco, ao passo de que no verão de 2018, de forma a representar o Tremblay HB (França). Três boas épocas valeram-lhe uma mudança para um dos melhores clubes de França, onde conquistou 1 Taça da Liga Francesa, 1 Taça de França e 1 Supertaça Francesa.
No entanto, não é só o nome de Pedro Portela que poderá ser ouvido no Pavilhão João Rocha… João Gomes (ex-Águas Santas), Jan Gurri (ex-CB Granollers) e Orri Thorkelsson (ex-Elverum) são os mais recentes reforços da equipa de Ricardo Costa, segundo os meios especializados.
Saída de Chema e revolução na Luz: os primeiros sinais de 23/24
Chema Rodríguez assumiu, a tempo inteiro, a seleção húngara e o seu substituto chegou do Paris Saint-Germain: eis Jota Gonzaléz. O espanhol realizou um excelente trabalho no Ciudad de Logroño, antes de ser adjunto do seu irmão Raul González no emblema francês, nas última cinco temporadas.
À data, estão confirmados três reforços: Christopher Hedberg (ex-Elverum), Mike Jensen (ex-SC Magdeburg) e Stiven Valencia (ex-Valur). No entanto, segundo os portais especializados poderão ainda vir a ser oficializados os seguintes nomes: Yoav Lumbroso (ex-Limoges Handball), Rui Batista (ex-Águas Santas), Filip Taleski (ex-RK Vardar), Miguel Sánchez-Migállon (ex-KS Kielce) e o Sasser Sonn (ex-Kristiansand IF).
Estes nomes poderão vir suplantar as ausências de Jonas Kallman (retirou-se), Arnau Garcia (US Ivry), Sergey Hernandez (SC Magdeburg), Arnaud Bingo (RK Alkaloid), Ádam Juhász (Tatabánya KC) e de Tadej Kljun (Balatonfuedi).