Andebol português: época 22/23, sê (finalmente) bem-vinda…

Bernardo GalanteSetembro 6, 20225min0

Andebol português: época 22/23, sê (finalmente) bem-vinda…

Bernardo GalanteSetembro 6, 20225min0
Bernardo Galante anuncia o início das competições oficiais de andebol em Portugal, e diz-te o que ver com atenção desde o primeiro dia!

Depois da AA Águas Santas ter eliminado os finlandeses do HC Cocks na 1ª eliminatória de qualificação para a Fase de Grupos da EHF European League, segue-se a abertura oficial da época de andebol em Portugal: a realização da Supertaça Portuguesa… e ainda um duelo português na Europa.

ABRAM AS ALAS PARA 22/23: Supertaça dá o mote inicial

Sábado, dia 10 de Setembro, o Pavilhão Municipal Carlos Pinhão pelas 15 horas recebe a primeira meia-final da Final-Four da Supertaça Portuguesa de Andebol que irá opor o campeão nacional, Futebol Clube do Porto frente ao vencedor da Liga Europeia, o Sport Lisboa e Benfica num encontro que será transmitido na RTP2. Nada melhor para começar uma temporada que um clássico que poderá arredar um dos dois emblemas do primeiro troféu da época.

Logo, de seguida pelas 17h30, o Sporting Clube de Portugal – detentor da Taça de Portugal – irá defrontar o 4º classificado da edição passada do Campeonato Placard Andebol 1, o Clube Futebol “Os Belenenses”. Esta competição irá antecipar o início do campeonato que está marcado para o dia 17 de setembro com o campeão nacional, FC Porto a visitar os maiatos do Águas Santas, o Sporting CP a defrontar o Vitória Futebol Clube em Setúbal, o Benfica a receber o ADA Maia/ISMAI e os Azuis do Restelo a visitarem a Madeira para defrontar o Marítimo.

Competição, somente, conquistada por 4 emblemas distintos

O Futebol Clube do Porto é o clube com mais Supertaças no seu museu, no entanto, apenas mais três emblemas conquistaram a competição – ABC de Braga (7), Sport Lisboa e Benfica (6) e Sporting Clube de Portugal (3).

A competição foi criada com a denominação de Supertaça Portuguesa pela Federação de Andebol de Portugal em 1989, sendo que o primeiro vencedor foi o Sport Lisboa e Benfica. À data, o troféu era disputado em duas eliminatórias, acabando por ser disputada entre os rivais de Lisboa – SL Benfica e Sporting CP -, no entanto, ao fim dos 120 minutos verificou-se uma igualdade no marcador fruto de dois empates consecutivos (24-24 e 19-19), o que deu lugar à marcação de uma Finalíssima que os Encarnados acabariam por vencer (24-17) e assim conquistar a primeira edição desta competição.

Nos anos seguintes, o ABC de Braga venceu-a três vezes consecutivas entre 1990 e 1992, sendo que em 1993 o Sport Lisboa e Benfica voltou a conquistá-la. Em 1993, os Dragões conquistaram a primeira Supertaça do seu palmarés e os Leões apenas conseguiram esse feito em 1997.

O ano passado, o Futebol Clube do Porto venceu a sua 8ª Supertaça, após bater SL Benfica e Sporting CP na meia-final e final, respetivamente.

DUELO PORTUGUÊS NA EUROPA: A possibilidade de haver 4 representantes na Europa

O Futebol Clube do Porto já garantiu presença na próxima edição da EHF Champions League, onde está inserido no Grupo A e com estreia marcada para o próximo dia 15 de setembro. O sorteio ditou que os comandados de Magnus Andersson defrontassem, na fase de Grupos, o SC Magdeburg (Alemanha), CS Dínamo Bucuresti (Roménia), RK Zagreb (Croácia), Paris SG (França), Veszprém (Hungria), Wisla Plock (Polónia) e GOG (Dinamarca) – teoricamente um grupo complicado fazendo jus à competição, mas onde os Dragões têm boas hipóteses de alcançarem as rondas a eliminar.

O Sport Lisboa e Benfica também já garantiu a presença na Fase de Grupos da próxima edição da EHF European League, visto que é o atual detentor da competição. Entre os dias 18 e 23 de outubro, as Águias irão estrear-se na IHF Super Globe – o Mundial de Clubes – que terá lugar em Dammam, Arábia Saudita, juntamente com o seguinte lote de emblemas: SC Magdeburg (detentor do trofeú e finalista vencido da EHF European League), FC Barcelona (vencedor da Liga dos Campeões), Lomza Industria Kielce (dono de um wildcard e finalista vencido da EHF Champions League), HC Taubate (campeão Centro-Sul Americano de clubes), Al Ahly (campeão africano de clubes), Club Ministros (campeão norte-americano de clubes), Mudhar HC (anfitrião da competição), Sydney Uni (campeão da oceânia) e dois representantes asiáticos, o Al-Kuwait e Al Khaleej.

Entretanto, Portugal ainda poderá ter mais dois representantes na Fase de Grupos da EHF European League, sendo que duas equipas nessa mesma fase será uma certeza e quatro tornou-se uma impossibilidade factual. O sorteio da 2ª eliminatória de qualificação ditou que o Sporting Clube de Portugal irá defrontar os dinamarqueses do Bjerringbro-Silkeborg e a Associação Atlética de Águas Santas que eliminou, na 1ª eliminatória, o Riihimaen Cocks do português Nuno Santos, opor-se-á ao Clube de Futebol “Os Belenenses” num duelo 100% luso. Tanto os encontros dos leões como dos restantes emblemas portugueses estão marcados para os dias 27 de setembro e 4 de outubro.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS