Andebol português: época 22/23, sê (finalmente) bem-vinda…
Depois da AA Águas Santas ter eliminado os finlandeses do HC Cocks na 1ª eliminatória de qualificação para a Fase de Grupos da EHF European League, segue-se a abertura oficial da época de andebol em Portugal: a realização da Supertaça Portuguesa… e ainda um duelo português na Europa.
ABRAM AS ALAS PARA 22/23: Supertaça dá o mote inicial
Sábado, dia 10 de Setembro, o Pavilhão Municipal Carlos Pinhão pelas 15 horas recebe a primeira meia-final da Final-Four da Supertaça Portuguesa de Andebol que irá opor o campeão nacional, Futebol Clube do Porto frente ao vencedor da Liga Europeia, o Sport Lisboa e Benfica num encontro que será transmitido na RTP2. Nada melhor para começar uma temporada que um clássico que poderá arredar um dos dois emblemas do primeiro troféu da época.
O Pavilhão Carlos Pinhão, em Serpa, irá acolher a Supertaça Masculina de Andebol, nos dias 10 e 11 de setembro. pic.twitter.com/GTXw2ZSkJG
— Câmara Municipal de Serpa (@SerpaTerraForte) August 19, 2022
Logo, de seguida pelas 17h30, o Sporting Clube de Portugal – detentor da Taça de Portugal – irá defrontar o 4º classificado da edição passada do Campeonato Placard Andebol 1, o Clube Futebol “Os Belenenses”. Esta competição irá antecipar o início do campeonato que está marcado para o dia 17 de setembro com o campeão nacional, FC Porto a visitar os maiatos do Águas Santas, o Sporting CP a defrontar o Vitória Futebol Clube em Setúbal, o Benfica a receber o ADA Maia/ISMAI e os Azuis do Restelo a visitarem a Madeira para defrontar o Marítimo.
Competição, somente, conquistada por 4 emblemas distintos
O Futebol Clube do Porto é o clube com mais Supertaças no seu museu, no entanto, apenas mais três emblemas conquistaram a competição – ABC de Braga (7), Sport Lisboa e Benfica (6) e Sporting Clube de Portugal (3).
A competição foi criada com a denominação de Supertaça Portuguesa pela Federação de Andebol de Portugal em 1989, sendo que o primeiro vencedor foi o Sport Lisboa e Benfica. À data, o troféu era disputado em duas eliminatórias, acabando por ser disputada entre os rivais de Lisboa – SL Benfica e Sporting CP -, no entanto, ao fim dos 120 minutos verificou-se uma igualdade no marcador fruto de dois empates consecutivos (24-24 e 19-19), o que deu lugar à marcação de uma Finalíssima que os Encarnados acabariam por vencer (24-17) e assim conquistar a primeira edição desta competição.
Nos anos seguintes, o ABC de Braga venceu-a três vezes consecutivas entre 1990 e 1992, sendo que em 1993 o Sport Lisboa e Benfica voltou a conquistá-la. Em 1993, os Dragões conquistaram a primeira Supertaça do seu palmarés e os Leões apenas conseguiram esse feito em 1997.
O ano passado, o Futebol Clube do Porto venceu a sua 8ª Supertaça, após bater SL Benfica e Sporting CP na meia-final e final, respetivamente.
DUELO PORTUGUÊS NA EUROPA: A possibilidade de haver 4 representantes na Europa
O Futebol Clube do Porto já garantiu presença na próxima edição da EHF Champions League, onde está inserido no Grupo A e com estreia marcada para o próximo dia 15 de setembro. O sorteio ditou que os comandados de Magnus Andersson defrontassem, na fase de Grupos, o SC Magdeburg (Alemanha), CS Dínamo Bucuresti (Roménia), RK Zagreb (Croácia), Paris SG (França), Veszprém (Hungria), Wisla Plock (Polónia) e GOG (Dinamarca) – teoricamente um grupo complicado fazendo jus à competição, mas onde os Dragões têm boas hipóteses de alcançarem as rondas a eliminar.
The ??? ? ????? of @FCPorto from last season is a piece of art ?? Which one do you prefer? ? #ehfcl #showtimeforchampions pic.twitter.com/1QR0wKJLSh
— EHF Champions League (@ehfcl) August 16, 2022
O Sport Lisboa e Benfica também já garantiu a presença na Fase de Grupos da próxima edição da EHF European League, visto que é o atual detentor da competição. Entre os dias 18 e 23 de outubro, as Águias irão estrear-se na IHF Super Globe – o Mundial de Clubes – que terá lugar em Dammam, Arábia Saudita, juntamente com o seguinte lote de emblemas: SC Magdeburg (detentor do trofeú e finalista vencido da EHF European League), FC Barcelona (vencedor da Liga dos Campeões), Lomza Industria Kielce (dono de um wildcard e finalista vencido da EHF Champions League), HC Taubate (campeão Centro-Sul Americano de clubes), Al Ahly (campeão africano de clubes), Club Ministros (campeão norte-americano de clubes), Mudhar HC (anfitrião da competição), Sydney Uni (campeão da oceânia) e dois representantes asiáticos, o Al-Kuwait e Al Khaleej.
NOTICIA | El @SLBenfica y el @kielcehandball han recibido una Wild Card para disputar la próxima IHF Super Globe. pic.twitter.com/5m6o7mJ0O2
— Balonmano Actual (@BalonmaActual) July 13, 2022
Entretanto, Portugal ainda poderá ter mais dois representantes na Fase de Grupos da EHF European League, sendo que duas equipas nessa mesma fase será uma certeza e quatro tornou-se uma impossibilidade factual. O sorteio da 2ª eliminatória de qualificação ditou que o Sporting Clube de Portugal irá defrontar os dinamarqueses do Bjerringbro-Silkeborg e a Associação Atlética de Águas Santas que eliminou, na 1ª eliminatória, o Riihimaen Cocks do português Nuno Santos, opor-se-á ao Clube de Futebol “Os Belenenses” num duelo 100% luso. Tanto os encontros dos leões como dos restantes emblemas portugueses estão marcados para os dias 27 de setembro e 4 de outubro.
????: ????✅Last step before Group Phase!⚔️ Which matchup is the tightest? ?
? 1st leg: Tuesday 27 September
? 2nd leg: Tuesday 4 October#ehfel pic.twitter.com/ooysYYKkUO— EHF European League (@ehfel_official) September 6, 2022