Andebol luso na Europa 23/24: Sporting apurado entre eliminações

Bernardo GalanteNovembro 30, 20235min0

Andebol luso na Europa 23/24: Sporting apurado entre eliminações

Bernardo GalanteNovembro 30, 20235min0
Sporting apurado mas SL Benfica eliminado na EHF European League, numa jornada que o FC Porto também perdeu mas mantém-se na luta pelo apuramento

Benfica está eliminado das competições europeias com uma derrota, enquanto ABC de Braga, vence no seu reduto. Sporting apurado para a próxima fase da EHF European League, enquanto o FC Porto soma mais uma derrota na Liga dos Campeões.

ABC de Braga 31 – 26 Povazska Bystrica

Apesar de já não haver hipóteses de qualificação, o ABC de Braga conquistou a sua segunda vitória na fase de grupos da EHF European League, na passada terça-feira.

Após vencer na Eslováquia, a equipa bracarense derrotou novamente o Povazska Bystrica, desta vez em casa, por 31-26. Os bracarenses assumiram o controlo do jogo desde o início e nunca estiveram em desvantagem ao longo da partida. Embora os visitantes tenham conseguido empatar, por um breve período a partida (5-5 e 6-6), a turma de Filipe Magalhães liderou o resto do confronto.

Vinícios Carvalho, com sete golos, destacou-se como a figura principal da equipa minhota, que assegurou o terceiro lugar no Grupo D, totalizando quatro pontos em cinco encontros. 

O último jogo europeu do ABC será contra o RK Nexe, da Croácia. Os bracarenses despedir-se-ão da EHF European League mais uma vez perante os seus adeptos na Arena SC Braga, que tem servido como casa emprestada para o ABC durante esta campanha europeia.

SL Benfica 34 – 38 HBC Nantes

O Benfica encerrou a sua participação na EHF European League – prova que conquistou por uma vez na sua história – nesta terça-feira. Num encontro decisivo, a equipa encarnada foi derrotada em casa pelo HBC Nantes, por 34-38.

Apesar de um começo difícil, os benfiquistas conseguiram reagir, assumindo a liderança do marcador por breves momentos. No entanto, os franceses rapidamente reagiram e tomaram o controlo da partida. Ao intervalo, a desvantagem de apenas dois golos (16-18) dava à equipa portuguesa alguma esperança para uma reviravolta.

A segunda parte viu os franceses aumentarem a diferença para cinco golos (18-23) logo numa fase inicial. Os Encarnados, obrigados a recuperar, não conseguiram reduzir a desvantagem para menos de dois golos.

No seu retorno à Luz, o ex-benfiquista Alexandre Cavalcanti destacou-se com oito golos, sendo o principal artilheiro do HBC Nantes. Belone Moreira anotou 11 golos.

Chrobry Glogów 22 – 35 Sporting CP

O Sporting assegurou, na passada terça-feira, a passagem para a próxima fase da EHF European League ao derrotar os polacos do Chrobry Glogów por 22-35.

A turma orientada por Ricardo Costa dominou a partida do início ao fim. Apesar de uma boa entrada do Chrobry Glogów, os leões acabaram por se superiorizar, resultando numa vantagem significativa para o Sporting ao intervalo (9-17).

Na segunda metade, a equipa visitante manteve o controlo do jogo, acelerando o ritmo e ampliando ainda mais a diferença. Edy Silva, Francisco Costa, Jan Gurri e Orri Orkelsson destacaram-se, contribuindo com cinco golos cada.

Antes da última jornada, o Sporting ocupa o segundo lugar no Grupo H, com seis pontos, garantindo antecipadamente a passagem para a main round.

GOG 35 – 27 FC Porto

Os primeiros 10 minutos do FC Porto na visita ao GOG foram extremamente insatisfatórios, com a equipa dinamarquesa a estabelecer uma vantagem considerável, que acabou por ser mantida ao longo do encontro.

O GOG, ofensivamente, revelou-se letal, demonstrando uma eficácia notável, somando a isso uma excelente performance do seu guarda-redes, que enchia a baliza – Thulin terminou o jogo com 22 defesas.

Na segunda parte, apesar de uma recuperação parcial dos Dragões, o GOG manteve-se mais tranquilo em campo, e o FC Porto não conseguiu manter o impulso, sendo que rapidamente o GOG restabeleceu uma vantagem significativa que perdurou até ao final da partida.

Com nove encontros disputados, o FC Porto encontra-se na 6ª posição – que dá acesso aos Oitavos de Final da competição – com um total de 6 pontos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS