Andebol luso na Europa 23/24: ponto de situação em Novembro
A EHF European League é a competição que mais representação lusa tem – ABC de Braga, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica são os representantes em prova. Na EHF Champions League, a maior competição de clubes do continente europeu, apenas o Futebol Clube do Porto se encontra inserido.
Haverá uma epopeia portuguesa na Liga Europeia, à semelhança de 2021?
Na EHF European League, ou Liga Europeia da EHF, tal como é denominada a prova em Português de Portugal. O Sporting Clube de Portugal, surpreendentemente encontra-se na 2ª posição do Grupo H, atrás dos romenos do CSM Constanta. E, surpreendentemente, porque a equipa leonina é amplamente favorita, no entanto, uma derrota em terreno romeno da qual não se esperava, fez com que a turma Verde e Branca descesse até ao segundo posto do grupo. Contudo, a situação é bastante positiva e espera-se que a equipa comandada por Ricardo Costa consiga realizar uma campanha bastante interessante na prova.
A situação do ABC de Braga e do Sport Lisboa e Benfica é bastante diferente e mais delicada, no entanto, há amplas hipóteses para ambos os emblemas, embora com maior grau de dificuldade. No grupo dos bracarenses estão inseridos dois emblemas com constantes pergaminhos europeus e residentes em países com cultura andebolística, como é o caso dos croatas do RK Nexe e dos dinamarqueses do Skjern Handbold.
Após a vitória na primeira jornada no terreno dos polacos do Povazska Bystrica, a turma do ABC foi à Croácia sofrer a sua primeira derrota, caindo para 3º do Grupo D.
No Pavilhão Nº2 da Luz vive-se também uma situação delicada, não por falta de qualidade individual, mas devido a instabilidade na estrutura que não ajudou a nova equipa técnica, aliando-se à inserção do emblema das Águias no grupo da morte – IFK Kristianstad (Suécia), HBC Nantes (França) e Rhein-Neckar Lowen (Alemanha).
Apesar da derrota na primeira jornada no terreno do Nantes de Alexandre Cavalcanti, os Encarnados superaram os suecos do Kristianstad no Pavilhão Nº2 da Luz e agora o duplo-embate perante os alemães podem ser fatais.
Dragões com campanha positiva na EHF Champions League
O Futebol Clube do Porto mudou de treinador, mas não alterou a cultura que tem vindo a impor na maior prova de clubes do continente europeu e, muito provavelmente, do mundo do andebol.
Inserido no Grupo B, a par de FC Barcelona (Espanha), Veszprém (Hungria), SC Magdeburg (Alemanha), GOG (Dinamarca), Montpellier HB (França), Wisla Plock (Polónia) e RK Celje (Eslovénia), os homens comandados por Carlos Resende contam com 6 pontos conquistados, fruto de 3 vitórias e 3 derrotas.
Apesar das três derrotas consecutivas – frente a Barcelona, Veszprem e Magdeburg -, os Dragões superaram esse mau momento e regressaram às vitórias na Dragão Arena, frente ao GOG com uma exibição notável de Nikola Mitrevski. Praticamente a meio da Fase de Grupos, o FC Porto situa-se na 5ª posição, lugar que dá acesso aos Oitavos de Final da prova.