Andebol luso na Europa 23/24: o ponto de situação
Esta terça-feira, o ABC de Braga retoma às principais competições da Europa vários anos depois… no entanto, Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, também entram em jogo na EHF European League 2023/24. Já o Futebol Clube do Porto, continua a sua caminhada na principal competição europeia de clubes, a EHF Champions League.
Um dragão com asas na Europa…
Quatro encontros, quatro pontos. Este é o balanço, até ao momento, da versão do Futebol Clube do Porto de Carlos Resende, fruto de duas vitórias e duas derrotas. Apesar das derrotas contra os húngaros do Veszprém e contra os catalães do FC Barcelona, os Dragões encontram-se em zona de apuramento para os oitavos de final.
Na próxima quinta-feira, visitam o SC Magdeburg, que é atualmente o campeão alemão, sendo uma partida extremamente difícil. Apesar da igualdade pontual – ambos com quatro pontos -, os germânicos contam com atletas como Felix Claar, Ómar Magnússon, Damgaard, Kristjánsson, entre outros, que figuram como dos melhores do mundo nas suas respetivas posições.
ABC de Braga volta à glória em dias europeus
Após um período menos positivo do clube bracarense, o ABC de Braga visitou o terreno dos eslovacos do Povazska Bystrica, do qual saiu com um triunfo relativamente por uns 26-34.
Esta vitória pode marcar uma era de rejuvenescimento de um dos históricos do andebol português, sendo que este foi o único clube português a marcar presença numa final da Liga dos Campeões. Neste preciso momento, os homens de Braga lideram um grupo a que se junta o Skjern e o Nexe.
Leões estreiam em casa e Águias iniciam uma campanha que se antevê ‘dura’
Este artigo está a ser redigido a cerca de meia-hora da estreia dos rivais lisboetas… sendo que ambos tiveram ‘sortes’ diferentes.
O Sporting Clube de Portugal procura melhorar os resultados das passadas duas edições, os quartos de final. Por outro lado, o Sport Lisboa e Benfica dificilmente fará melhor que há duas épocas atrás, quando venceu a competição, acabando por fazer história para o andebol luso.
Pelas 19h45, os Leões entram em campo frente aos polacos do Chrobry Glogów, esperando-se uma partida onde a turma de Ricardo Costa irá acabar por mostrar a sua evidente superioridade, entretanto, em França, estará o Sport Lisboa e Benfica de Jota González a tentar contrariar o favoritismo do HBC Nantes – clube do ex-Benfica Alexandre Cavalcanti -, sendo que este é apenas um dos três emblemas bastante difíceis, teoricamente, que os Encarnados terão de enfrentar. Restará ainda embates com os suecos do IFK Kristianstad e dos alemães do Rhein-Neckar Lowen…