Andebol luso na Europa 23/24: Dragões entram a todo o gás
Os Dragões enfrentaram uma situação complicada no início da partida, ficando nove golos atrás, mas na segunda parte, demonstraram uma incrível resiliência e conseguiram inverter o rumo dos acontecimentos, mantendo um registo de 100% de vitórias no Grupo B da competição.
RK Celje 29 – 30 FC PORTO
O FC Porto viajou até à Eslovénia para enfrentar o RK Celje Pivovarna Laško e conseguiu uma vitória ‘a ferros’ por 30-29. Com este resultado, a equipa soma agora quatro pontos no Grupo B da EHF Champions League, mantendo-se invicta desde o início da competição na temporada de 2023/2024.
As primeiras exclusões surgiram logo nos momentos iniciais, com ambas as equipas, FC Porto e RK Celje Pivovarna Laško, a sofrerem penalizações nos primeiros ataques. Após um período de alguma ineficácia e com os postes a terem um papel de grande destaque, a equipa da casa conseguiu uma vantagem inicial de 2-0 nos primeiros cinco minutos. Foi apenas depois deste início que Fábio Magalhães marcou o primeiro golo para o FC Porto na Eslovénia.
O RK Celje Pivovarna Laško aumentou a sua vantagem para três golos (5-2) aos 10 minutos, aproveitando ainda um período de superioridade numérica. Aos 16 minutos, o treinador Carlos Resende pediu o primeiro time-out da partida com os eslovenos a liderarem por quatro golos (8-4).
Os Dragões não marcavam e o RK Celje Pivovarna Laško conseguia uma sequência de 3-0 (11-4), contando com a ajuda do guarda-redes Rok Zaponšek. A equipa eslovena chegou mesmo a uma vantagem de sete golos nos últimos 10 minutos da primeira parte. Aos 20 minutos, o FC Porto optou por utilizar o sistema 7×6, mas o que parecia ser uma recuperação, acabou por se transformar no oposto com a desvantagem a aumentar para oito golos (14-6). Isso levou a outro pedido de time-out por parte de Carlos Resende.
Na segunda parte, passaram-se seis minutos e o RK Celje Pivovarna Laško vencia por nove golos de diferença (21-12). Foi nesse momento que o sistema defensivo (5-1) do FC Porto entrou em ação e teve um impacto significativo. Os comandados de Carlos Resende melhoraram, forçando o adversário a pedir um time-out aos 44 minutos, após reduzir a diferença para cinco golos (25-20), graças a uma defesa sólida.
Após essa pausa, o FC Porto mostrou uma resiliência incrível, recuperando terreno através de contra-ataques. O empate surgiu a 10 minutos do fim (26-26) e com 53 minutos decorridos, Victor Iturriza colocou o FC Porto na liderança do marcador pela primeira vez em toda a partida (26-27). A equipa portuguesa começou a acreditar que podia realmente sair da Eslovénia com os dois pontos e… saiu mesmo!
O jogo permaneceu indeciso até ao final, com o RK Celje Pivovarna Laško a retomar as rédes do marcador, no entanto, a festa foi feita pelos Dragões.
Diogo Branquinho foi o melhor marcador do FC Porto com seis golos, e Nikola Mitrevski teve um papel crucial com quatro defesas em nove remates (44% de eficácia).
Esta quinta-feira, o Futebol Clube do Porto recebe o líder do grupo, o campeão espanhol, FC Barcelona, pelas 17h45 na Dragão Arena. Esta é a segunda vez que ambas as equipas se enfrentam esta temporada, sendo que na Final da Supertaça Europeia, os Catalães levaram a melhor (44-38), acabando por conquistar o troféu.