Andebol Luso na Europa 12# Um empate de ouro entre dissabores
Na EHF European League de andebol, os destinos portugueses terminaram com uma conjugação comum: as derrotas pela margem mínima. O Sport Lisboa e Benfica lutava pelo primeiro lugar do Grupo B, enquanto o Sporting Clube de Portugal procurava assegurar, na Grécia, a qualificação para a fase seguinte. O Futebol Clube do Porto aguarda o apuramento para oitavos.
LEÕES ESBARRAM NO POSTE GREGO
A turma comandada por Ricardo Costa foi ao reduto do AEK de Atenas à procura de garantir a qualificação para a fase seguinte da segunda competição mais importante do andebol europeu e acabou por comprometê-la, apesar de dependerem apenas de si próprios.
Os gregos precisavam de vencer para ainda sonharem com a fase seguinte e, juntamente os seus adeptos, mostraram sempre uma enorme entrega ao jogo. O encontro começou com os leões a tomarem conta da dianteira do marcador com sucessivas vantagens de 1 ou 2 golos, porém, no momento do empate a 6 bolas, a partida começou a mudar de rumo. O AEK empatou e, a partir daí, cimentou-se um desnorte leonino que levou a uma vantagem de 4 golos para o lado grego no final da primeira parte.
Nos instantes iniciais da segunda metade do encontro, os sportinguistas fizeram aquilo que lhes competia: empatar o encontro. Rapidamente, colocaram o marcador do Tasos Kampouris Indoor Hall – casa do AEK de Atenas – a indicar uma igualdade a 16 bolas e uma partida relançada de emotividade. De seguida, seguiram-se sucessivas vantagens mínimas para o lado leonino e empates do lado de Atenas, contudo nos segundos finais da partida, os homens da casa fazem o 25-24 a seu favor, deixando os leões numa situação complicada. Ainda houve tempo para um livre de 7 metros – momento em que o cronómetro já contabilizava os 60 minutos – que acabaria mesmo por ditar o desfecho final do encontro.
Carlos Ruesga atirou para desvio do guarda-redes grego, sendo que a bola ainda acabara por embater no poste direito da baliza caseira. 25-24 foi mesmo o resultado final.
O guarda-redes grego, Petros Boukovinas, acabaria mesmo por ser a figura do encontro com 15 defesas em todo o encontro, perfazendo um total de 39% de eficácia defensiva. Do lado leonino, Schöngarth foi o elemento mais agitador com 6 golos.
Com este resultado, o Sporting CP encontra-se na 3ª posição do Grupo B com 9 pontos – os mesmos que os suíços do Kadetten e mais um que os gregos do AEK de Atenas – quando falta apenas uma jornada para o término da Fase de Grupos. A última jornada será disputada no Pavilhão João Rocha frente ao líder do grupo, os franceses do USAM Nimes, no qual os “leões” estão obrigados a ganhar para chegar à próxima fase da EHF European League de andebol.
Absolute SCENES! ⚫️? @aek_official ?
One word ?? pic.twitter.com/21ltJ1sMd6
— EHF European League (@ehfel_official) March 1, 2022
ÁGUIAS FALHAM PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO
O Sport Lisboa e Benfica foi ao reduto do GOG manter vivas as esperanças de ainda chegar ao primeiro lugar do grupo da EHF European League de andebol com apenas dois jogos por disputar. O encontro acabaria por ser decidido por erros gravíssimos da equipa de arbitragem que acabaram por influenciar os instantes finais do encontro.
A primeira parte foi marcada por sucessivos empates e vantagens mínimas de parte-a-parte, até ao momento em que os dinamarqueses fazem o 15-14, sucedendo-se de mais três golos sem resposta, chegando a uma vantagem de 4 golos para os homens da casa. O resultado situava-se em 20-18 na ida para os balneários.
Na segunda metade do encontro, os dinamarqueses chegaram mesmo a estar a vencer por seis golos de diferença, mas os encarnados nunca desistiram do encontro. A performance benfiquista foi subindo ao longo da segunda parte e, no último minuto, a turma comandada por Chema Rodríguez empatou o encontro a 38 bolas. Contudo, as diversas exclusões existentes que deixaram o Benfica a jogar com apenas 3 jogadores de campo acabaram por dificultar a tarefa dos homens vindos de Lisboa. O GOG acabaria por fazer o 39-38 e na jogada seguinte, o guarda-redes da equipa dinamarquesa impediu Lazar Kukic de fazer o golo do empate, assegurando assim a vitória pela margem mínima aos homens da casa.
Do lado benfiquista, Lazar Kukic apontou 7 golos, enquanto o dinamarquês Simon Pytlick foi o artilheiro do encontro ao apontar nove tentos. Perante esta vitória do GOG, o Sport Lisboa e Benfica mantém o segundo lugar com menos dois pontos que o GOG, sendo que já são conhecidos todos os qualificados para a próxima fase vindos deste grupo – GOG, SL Benfica, HBC Nantes e TBV Lemgo.
THAT save from Bergerud! ? #ehfel #GOG pic.twitter.com/Dq7BHl7hZH
— EHF European League (@ehfel_official) March 1, 2022
DRAGÕES CONQUISTAM PONTO EXTREMAMENTE PRECIOSO
Após a derrota frente ao Dínamo de Bucareste, o Futebol Clube do Porto viajou até Flensburg com a espinhosa missão de conquistar pontos frente a um histórico do andebol germânico, de forma a entrar na zona de qualificação para os oitavos de final da competição.
A toada da primeira parte foi marcada por equilíbrio com sucessivas vantagens mínimas para ambos os lados, no entanto, os homens da casa foram na frente do marcador para os balneários. Na entrada para a segunda parte, os germânicos fizeram rapidamente o 15-13, mas os dragões nunca desmoralizaram e tomaram conta de um ligeiro ascendente na segunda metade do encontro. Os dragões estiveram a vencer por 2 golos de diferença por três ocasiões distintas nos últimos 15 minutos da partida – uma vitória seria a cereja no topo do bolo portista -, no entanto, o Flensburg viria a empatar o encontro a 26 bolos.
Com este resultado e perante o cenário invasivo que a Ucrânia sofre no panorama atual, a qualificação do Futebol Clube do Porto ainda é uma incógnita. Os comandados de Magnus Andersson ocupam a 6ª posição do Grupo B da EHF Champions League à frente dos ucranianos do HC Motor. Sendo que os dragões somam 9 pontos (mais um que o HC Motor e que o Dínamo de Bucareste), terão que aguardar pela decisão da EHF face à turma ucraniana e esperar que o Dínamo de Bucareste não seja feliz nos encontros frente ao Paris Saint-Germain e ao VIVE Kielce.
Contudo, o guardião portista Nikola Mitrevski foi a grande figura do emblema nortenho, tendo realizado 14 defesas em 40 remates sofridos – terminando com 40% de eficácia defensiva.
Nikola #Mitrevski? ⛔⛔!@FCPorto @SGFleHa #ehfcl #showtimeforchampions pic.twitter.com/3H2Svy56wu
— EHF Champions League (@ehfcl) March 2, 2022