Andebol 1 de regresso: análise às principais novidades

Bernardo GalanteFevereiro 10, 20223min0

Andebol 1 de regresso: análise às principais novidades

Bernardo GalanteFevereiro 10, 20223min0
Passado o Europeu de andebol é altura de regressar o Campeonato Nacional Andebol 1 que vai entrar na 2ª fase da temporada... quem vai ser campeão?

Com as paragens para as seleções, devido ao Campeonato da Europa – onde a Suécia se sagrou vencedora -, a principal competição do andebol português também foi forçada a parar, contudo, regressou recheada de emoções.

16ª Jornada iniciada pós-europeu

A 16ª Jornada iniciou-se no passado dia 8 de fevereiro com a receção do Sporting da Horta ao campeão nacional, o Futebol Clube do Porto. Os dragões foram à Ilha do Faial vencer por uns expressivos 18-33, atingindo assim os 45 pontos – perfazendo uma caminhada 100% invicta.

No dia seguinte, realizaram-se cinco jogos – entre eles competiram equipas do top-5 do campeonato português, como é o caso do SL Benfica, Sporting CP e Águas Santas. A formação maiata foi ao terreno do Madeira SAD e não conseguiu levar a melhor sobre os madeirenses, tendo sido derrotada por 33-27.

O Sport Lisboa e Benfica, recebeu e venceu a Artística de Avanca por 36-21 num encontro onde Diogo Campos, ponta de apenas 17 anos se estreou na 1ª Divisão com as cores dos encarnados e marcando um golo.

O líder Sporting foi a Guimarães visitar o Xico Andebol, num encontro em que saiu vencedor por uns expressivos 20-34. Ronaldo Almeida, lateral de 19 anos contratado aos cubanos do FC Matanzas figurou na ficha de jogo, à semelhança do que tinha acontecido no jogo para a Taça de Portugal frente ao ABC de Braga. Relembrar que, recentemente, os leões recrutaram dois jovens jogadores cubanos: Ronaldo Almeida (FC Matanzas) e Hanser Rodríguez (Ciudad de La Habana).

O ABC de Braga visitou e venceu o ADA Maia/ISMAI por 21-25. Esta vitória permite aos bracarenses saírem da zona do play-off de despromoção, sendo que agora contam com 25 pontos – mais um que a Artística de Avanca e a AD Sanjoanense e mais dois que o SC Horta – em 14 partidas.

O Póvoa Andebol Clube venceu em casa a AD Sanjoanense por 29-26 e soma mais três pontos, totalizando uns meritórios 27 pontos em 15 partidas, contribuindo assim para um campeonato tranquilo e consistente que os poveiros têm vindo a realizar.
Os encontros entre o Vitória FC e o Boa-Hora e o CF “Os Belenenses” e o FC Gaia foram adiados para 19 de março e 16 de abril, respetivamente.

Fim-de-semana de clássico reagendado

No próximo domingo, realiza-se o clássico decorrente da 13ª jornada e que foi adiado, devido a um surto de covid-19 na equipa dos encarnados. Este encontro é importante para os dois conjuntos, tanto para o Sport Lisboa e Benfica como para o Futebol Clube do Porto, embora tenha um peso maior na equipa lisboeta.

Em caso de vitória do FC Porto, o SL Benfica pode ficar a 9 pontos da liderança, neste caso, ocupada pelos dragões. Embora, estas contas sejam feitas com as águias a terem realizado menos um jogo que o seu adversário direto, recuperar nove pontos de distância não deixará de ser uma missão (praticamente) impossível de se ter pela frente. Em sentido inverso, no caso de vitória do Futebol Clube do Porto, os dragões sobem ao 1º posto do Campeonato Placard Andebol 1, superando o Sporting Clube de Portugal.

As equipas apresentar-se-ão na máxima força, sendo que existe uma pequena exceção de parte-a-parte: a ausência de Mahamadou Keita do lado do SL Benfica, que tem sido colmatada com a ascensão de Diogo Campos à equipa A e, do lado do FC Porto, a possível ausência de Diogo Silva, devido a uma lesão que também o afastou do Campeonato da Europa de 2022. O encontro realizar-se-á no próximo domingo, dia 13 de fevereiro, pelas 18h30 e com transmissão na BenficaTV.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS