Andebol 1: corrida frenética na recta final do campeonato

Bernardo GalanteMarço 27, 20223min0

Andebol 1: corrida frenética na recta final do campeonato

Bernardo GalanteMarço 27, 20223min0
Sporting CP, SL Benfica e FC Porto estão encostados no 1º lugar, e até ao fim da fase-regular do Andebol 1 vamos ter uma luta acérrima

Na 21ª jornada, o Sporting Clube de Portugal recuperou a liderança do campeonato de andebol, embora conte com mais um encontro que os rivais, FC Porto e SL Benfica. Os dragões venceram em casa o ADA Maia/ISMAI e as águias suaram na Póvoa para levar os três pontos.

As performances do pelotão da frente com viagens diferentes

O Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, no Pavilhão João Rocha, o ABC de Braga por 37-28 numa vitória que permitiu à turma comandada por Ricardo Costa regressar à liderança do campeonato, somando um total de 61 pontos em 21 jogos contra os 58 e 56 dos rivais FC Porto e SL Benfica, respetivamente, embora ambos contem apenas com 20 partidas realizadas.

O Futebol Clube do Porto também venceu a sua partida diante do seu público, frente ao ADA Maia/ISMAI, por 30-24. A equipa visitante dificultou a vida aos portistas, na segunda parte, com o central Manuel Lima em excelente plano ofensivo com 7 golos na partida e uma organização e temporização do ataque dos maiatos exímia. Contudo, a experiência do lado da turma de Magnus Andersson segurou uma vantagem confortável ao longo da parte final do encontro, finalizando com uma vantagem de sete golos.

O Sport Lisboa e Benfica visitou a Póvoa de Varzim para defrontar a equipa local que está a fazer um campeonato consistente, particularmente pelas dificuldades implementadas nos jogos em casa. Com o lateral romeno Rares Fodorean a ser figura de destaque do lado dos poveiros com sete golos em toda a partida, os comandados de Chema Rodríguez tiveram que suar para conquistar os três pontos, tendo sido só conquistados nos instantes finais do encontro. O encontro terminou com um resultado final de 28-29.

A luta europeia

Na luta pelo quarto lugar (última posição de acesso às competições europeias), o Águas Santas recebeu e venceu o seu adversário direto, o CF “Os Belenenses” por 32-26, culminando na chegada à quarta posição, sendo que agora os maiatos somam 47 pontos, mais três que os homens do Restelo, que contabilizam menos um encontro realizado que a formação do Águas Santas.

Com 43 pontos vem logo a seguir o Futebol Clube de Gaia comandado por Carlos Resende – que empatou a 30 bolas na casa do Boa-Hora FC – e o Vitória Futebol Clube que visitou o terreno do Madeira SAD e obteve um empate a 31 bolas. Sendo assim, o FC Gaia e o Vitória FC ocupam a sexta e sétima posição, respetivamente, enquanto veem na sua retaguarda a turma do ADA Maia/ISMAI (42 pontos, 21 jogos) e o ABC de Braga (40 pontos, 21 jogos).

O Madeira SAD ocupa a 10ª posição com 37 pontos e 20 partidas realizadas, enquanto a Artística de Avanca soma 36 pontos em 21 jogos e o Póvoa AC conta com 35 pontos em 19 encontros concluídos.

As contas da luta pela manutenção

Na zona da Liguilha da Despromoção/Promoção, encontra-se a AD Sanjoanense – que perdeu em casa perante a AA Avanca por 30-31 – e o Sporting Club da Horta (empatou em casa a 27 bolas na receção ao Xico Andebol) com 33 e 31 pontos, respetivamente e ambos com 21 partidas realizadas.

Na zona de despromoção, encontra-se o Xico Andebol e o Boa-Hora FC com 26 e 24 pontos, respetivamente, sendo que ambas as equipas estão numa situação delicada quando faltam nove jornadas para o término do campeonato. Na próxima jornada, o Xico Andebol recebe o Póvoa AC e o Boa-Hora vai ao Pavilhão Nº2 da Luz defrontar o SL Benfica.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS