Andebol 1 à Lupa: Reformulação para o futuro no Sporting CP

Bernardo GalanteAgosto 31, 20217min0

Andebol 1 à Lupa: Reformulação para o futuro no Sporting CP

Bernardo GalanteAgosto 31, 20217min0
Reestruturação do andebol trouxe várias novidades ao Sporting Cp que se reforçou em peso com vários atletas jovens. Futuro promissor para os leões?

No universo do andebol leonino, a época de 2020/21 é marcada pelo segundo lugar no Campeonato Nacional Andebol 1, ficando apenas atrás do Futebol Clube do Porto. Após uma época sem títulos, o andebol do Sporting CP sofreu uma enorme revolução.

MAIS DE 10 SAÍDAS… INCLUINDO EMPRÉSTIMOS

No final da época transata, foram sendo anunciadas algumas saídas de atletas dos quadros do Sporting Clube de Portugal. Em definitivo, houve lugar para dez saídas. Darko Djukic ingressou no RK Vardar, Arnaud Bingo voltou a França por via do Tremblay, Tomislav Spruk ingressou no RD Koper – clube do seu país de origem, Tiago Rocha voltou a emigrar reforçando os franceses do Nancy, Pedro Valdés reforçou o Futebol Clube do Porto, Nuno Roque viajou até Setúbal para representar o Vitória FC, Joel Ribeiro emigrou para a Alemanha com o intuito de representar o TV Huttenberg e Daniel Andrejew, Aljosa Cudic e Dmytro Doroshuchuk terminaram o vínculo contratual, não sendo ainda oficial os seus próximos destinos.

Luís Cabral e Romão Augusto, dois jovens da equipa B leonina, saíram definitivamente para o CF “Os Belenenses” e Boa-Hora FC/ROFF, respetivamente.

EMPRÉSTIMOS COM V DE VOLTA

Gonçalo Vieira, central de 22 anos irá continuar o seu desenvolvimento no Fénix Toulouse, a título de empréstimo. O jovem central natural da Maia, cumpre a sua segunda época no campeonato francês, tendo apontado 59 golos em 36 jogos com as cores do 6º classificado da Lidl StarLigue, na época 2020/21.

Nuno Reis, ponta-direita de 22 anos irá cumprir o 3º empréstimo consecutivo, após uma passagem inicial pelo Boa-Hora FC/ROFF em 2019/20, o atleta irá continuar a desenvolver-se no Arquipélago da Madeira, por empréstimo dos leões. Ao serviço do Madeira SAD, o jogador com a formação dividida entre o CCR Alto do Moinho e o Sporting CP, apontou 127 golos em 32 jogos na época passada.

Nilton Melo é um atleta nascido em 2003 com larga margem potencial. Após 5 épocas no Torrense – onde iniciou a prática da modalidade -, mudou-se para o SL Benfica em 2017, tendo apenas cumprido uma temporada ao serviço das águias. Em 2018/19, o jovem lateral assinou pelo Sporting CP. Na presente temporada, irá representar o CF “Os Belenenses”, de forma a estrear-se no patamar mais alto do andebol nacional.

CLÃ COSTA ATARCADO NO NAVIO LEONINO

As mexidas não se prenderam, somente, a nível de atletas. O treinador mudou, o diretor desportivo mudou e, consequentemente, o projeto mudou. Carlos Carneiro passou a desempenhar a função de diretor desportivo e, imediatamente, requisitou os préstimos de Ricardo Costa, ex-treinador do FC Porto, FC Gaia e Artística de Avanca. Juntamente com o técnico Ricardo Costa, vieram os seus filhos Martim e Francisco, respetivamente. Duas das maiores promessas do andebol português.

Martim Costa de apenas 18 anos, chega do FC Porto para preencher a vaga de… Pedro Valdés – que acabou por fazer o caminho inverso. Após a formação realizada no Colégio Internato dos Carvalhos, o promissor lateral esquerdo rumou ao emblema portista, tendo sido depois emprestado ao FC Gaia, onde encontrou o seu pai como treinador principal. Chega a Alvalade, após uma época onde ganhou tudo internamente, ao serviço dos dragões. A expectativa é elevada aos olhos dos adeptos e estrutura do Sporting CP.

Francisco Costa, o irmão mais novo de Martim, chega ao Sporting (também) proveniente do FC Porto, porém, apenas realizou 11 jogos na Invicta distribuídos pela equipa de Juniores, equipa B e Principal. Tal como o seu irmão mais velho, Francisco fez a sua formação no CIC, sendo que na época passada representou a Artística de Avanca (treinada por Ricardo Costa), apontando 67 golos em 14 jogos no Campeonato Nacional Andebol 1. Recentemente, o promissor ponta-direita disputou o Europeu de Sub-19, onde figurou no sete ideal da competição.

ANDRÉ JOSÉ E NATÁN SUÁREZ, OS PUPILOS DE RUESGA

Com a saída de Nuno Roque e de Joel Ribeiro – que sempre foi central de raiz –, os leões reforçaram-se com duas peças para esta posição: o espanhol Natán Suárez e o jovem português, André José.

Natán Suárez chega ao Pavilhão João Rocha proveniente do Ademar León. Dono de uma forte 1×1 conjugado com uma forte capacidade organizacional, faz com que o espanhol seja o substituo natural, a curto prazo, de Carlos Ruesga. Após duas épocas a representar o Ciudad Encantada, transferiu-se na época passada para o emblema de León, onde apontou 121 golos em 47 jogos.

André José é outro dos nomes mais promissores do andebol português, sendo que vem sendo uma presença cada vez mais regular nos estágios da seleção A, de forma integrativa. O atleta nascido em 2001, chega aos leões após três épocas no ABC, onde marcou mais de 200 golos em 50 jogos pela equipa principal. Natural de Tavira, realizou toda a sua formação ao serviço do Vela de Tavira – o clube local.

UM VERÃO MUITO MEXIDO EM ALVALADE… FACE ÀS SAÍDAS

Face à saída dos pivôs Tiago Rocha, Daniel Andrejew e Dmytro Doroshchuk, a turma de Alvalade teve de ir em busca de jogadores para essa mesma posição – Jonas Tidemand e Erekle Arsenashvilli foram os atletas contratados.

Jonas Tidemand é um atleta dinamarquês, proveniente do Skjern Handbold, dono de uma inteligência e agilidade acima da média. Com 26 anos, especula-se que está às portas da seleção dinamarquesa, tendo também rejeitado uma proposta do Aalborg, devido à vontade de ingressar no estrangeiro.

Erekle Arsenashvilli é um atleta internacional A pela Geórgia, que chega vindo do ABC de Braga, depois de duas épocas onde demonstrou toda a sua qualidade. Com passagens pelo Karishkhala (Geórgia) e pelo AEK (Grécia), o jogador de 22 anos chegou a Portugal como um desconhecido e ingressa nos leões como uma das boas surpresas do campeonato. O terceiro pivô, ao que tudo indica, será o jovem Eduardo Almeida.

PONTAS LEONINAS RENOVADAS E COM SOTAQUE ESPANHOL

Josep Folqués e Mamadou Gassama, reforçaram as pontas leoninas provenientes do CB Benidorm e Granollers, respetivamente. Na ponta-direita, Gassama preencherá a vaga deixada por Djukic, que rumou ao RK Vardar. No lado esquerdo da ponta leonina, a situação é diferente, visto que ocorreram duas saídas: Arnaud Bingo e Tomislav Spruk. O contratado Josep Folqués fará companhia ao jovem Duarte Seixas, que ao que tudo indica, irá ser a alternativa ao espanhol.

UM DESCONHECIDO PROVENIENTE DE SETÚBAL COM CARIMBO TUNISINO

Devido à saída de Aljosa Cudic, Carlos Carneiro e toda a estrutura do andebol leonino tinha a necessidade de contratar um jogador para ocupar a vaga de 3º terceiro guarda-redes. A escolha recaiu para Yassine Belkaid.

Proveniente do Vitória Futebol Clube, o tunisino de 20 anos chegou a Portugal na época passada, tendo sido contratado ao AS Hammamet – clube do seu país natal. Considerado, por muitos, como uma das grandes surpresas do Campeonato Nacional Andebol 1, o jovem atleta chega assim ao Pavilhão João Rocha como uma alternativa credível a Matevz Skok e a Manuel Gaspar.

O Sporting CP arranca, oficialmente, a temporada 21/22 frente à Associação Atlética Águas Santas, no dia 11 de setembro, a contar para a Supertaça Portuguesa que será disputada num formato de Final Four.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter