A Golden era do MMA português

José AndradeFevereiro 10, 20226min0

A Golden era do MMA português

José AndradeFevereiro 10, 20226min0
Quem são os atletas portugueses que estão no topo do MMA mundial? Fique a conhecer um pouco mais sobre eles pela mão de José Andrade

Neste novo texto vamos abordar a melhor fase do MMA do nosso país, falando um pouco de alguns dos nossos maiores representantes nos maiores palcos do MMA mundial, isto porque além de André Fialho temos outros nomes que merecem destaque e é de tudo isto que vamos falar aqui hoje.

André Fialho – Superação para estar entre os melhores

Começamos obviamente por André Fialho, é o nome mais em alta por ter chegado ao UFC (Ultimate Fighting Championship), está no topo do MMA mundial, mas fiquemos a conhecer um pouco mais sobre a nossa estrela.
André Fialho começou cedo a prática de desportos de combate, foi por incentivo do seu pai que o levou para o boxe, a verdade é que o jovem tal como a maioria das crianças tinha o sonho de ser jogador de futebol. A verdade é que o “bichinho” foi crescendo, foi sempre conjugando o futebol com o boxe até aos 18 anos onde a vida lhe colocou a maior oportunidade até então, representar o SL Benfica no boxe amador onde se estreou aos 19 anos.

O registo deixou logo André Fialho apresentado, em seis lutas venceu todas e sagrou-se campeão regional e nacional, mas foi aqui que o MMA surgiu e “desviou” o prodigioso boxeador. A ida, os primeiros combates e a chegada a um patamar internacional, foi tudo muito rápido, em menos de um ano André Fialho já havia disputado 6 combates sem perder nenhum. Estas provas levaram-no para os Estados Unidos da América, depois de alguns problemas acabou por assinar pelo Bellator, a segunda maior organização de MMA mundial. Aos 21 anos estava na elite e a treinar ao lado dos melhores. Estreou-se da melhor forma com duas vitórias impressionantes, mas depois seguiram-se as derrotas, a saída do Bellator, lesões, claramente o período mais complicado para André Fialho que depois de se reinventar, de voltar às vitórias derrotando grandes nomes e com isso chegar ao topo, à melhor “liga” e estar entre os melhores do mundo. Muito esforço, mas sem dúvida que André Fialho está onde tem de estar.

Pedro Carvalho – Confiança e talento

Passamos para Pedro Carvalho, natural de Polveira e Guimarães, também ele começou cedo, no caso de Pedro Carvalho foi aos 13 anos depois de ver um programa de MMA que a paixão surgiu. Começou a praticar, na escola de Rafael Silva um nome histórico do MMA nacional. Desde cedo mostrou que podia chegar longe, aos 17 anos era profissional e ainda não havia sofrido qualquer derrota. Dois anos depois o objetivo de Pedro Carvalho era chegar aos grandes palcos, a verdade é que com 19 anos perde a invencibilidade, sofre duas derrotas seguidas e decide mudar. Voltou a trabalhar para conseguir atingir o seu novo objetivo, conseguir mudar-se para a Irlanda e foi o que conseguiu, aos 20 anos e depois de trabalhar numa fábrica, conseguiu ingressar e começar a treinar numa das melhores academias com um dos melhores treinadores do mundo, John Kavanagh que trabalha com entre outros, Conor McGregor.

Pedro Carvalho demorou para conseguir chegar onde queria, chegou a limpar casas de banho num hospital depois de algum tempo sem conseguir emprego e foi nesta altura em que as coisas estavam mais complicadas que ele conseguiu ter a grande oportunidade da sua vida, competir no Bellator e foi aí que tudo mudou. Desde esse momento tem sido sempre a crescer até ao momento que pode enfrentar um dos melhores do mundo, Patrício Freire, o nosso português acabou por sair derrotado, depois disso sofreu nova derrota e isso obrigou Pedro Carvalho a parar, corrigir e regressar melhor, foi exatamente isso que aconteceu em novembro passado quando regressou aos triunfos. Pedro Carvalho, o “The game” é um lutador e um exemplo na persistência e superação.

Manuel Kape – O prodigioso campeão

Vamos agora falar de Manuel Pedro Gomes, conhecido por Manuel Kape no MMA. Manuel Kape é um luso angolano, filho Manuel Gomes, o antigo campeão mundial de boxe e que entre outras coisas brilhou nos Jogos Olímpicos. Manuel Kape sempre praticou desporto, em relação as modalidades de combate ele praticou inúmeras, desde boxe, jiu-jitsu, kickboxing e várias outras que sem Manuel saber o preparavam para o que viria a ser o seu futuro. Antes de chegar ao topo do MMA, Manuel Kappe foi uma promessa do futebol, jogou no Boavista e era visto como um jogador com possibilidade chegar longe, a verdade é que o seu pai não permitia que ele se nacionalizasse, pois, queria o seu filho a representar a seleção angolano e Manuel Kappe preferia jogar por Portugal, como o impasse não se resolvia, Manuel Kappe acabou por deixar o futebol.

Falando do MMA, Manuel Kappe desde cedo competiu de forma amadora, foi três vezes o melhor atleta português o mais novo de sempre a conseguir tal feito. Aos 17 anos foi para o Japão sagrar-se campeão do mundo e a sua capacidade foi de tal forma notada que acabou por assinar pelo UFC. Na elite do MMA mundial, Manuel Kappe é um dos mais talentosos leva duas derrotas e duas vitórias, está no caminho do sucesso e em crescendo para se afirmar como um dos melhores do mundo.

Estes são os grandes nomes, atletas já firmados no topo do MMA mundial, mas além destes temos vários outros. Domingos Barros, o luso cabo-verdiano que já falou com o FairPlay (ler aqui), ele que já esteve no Bellator e que vem de vencer no Palace Fighting Championship, além dele temos de falar obviamente de Jacqueline Cavalcanti a primeira portuguesa a chegar ao topo, isto porque a nossa atleta assinou no passado mês de Janeiro com o PFL (Professional Fighters League) uma das maiores organizações do MMA mundial, ela que tem apenas 24 anos e está com um registo de invencibilidade em 4 lutas.

Além destes nomes, temos que referir Mafalda Carmona uma promessa do MMA nacional, ainda de outras promessas e outros nomes como, Falco Neto, Axel Furtado um dos mais entusiasmantes prospetos do MMA nacional, ainda Gustavo Oliveira, Mário Moreno, Milton Afonso Cabral ou Quentin Domingues. Uma lista extensa de nomes que estão à beira de chegar ao topo do MMA mundial, atletas que estão a conquistar o seu espaço, que já elevam e vão elevar muito mais o MMA português nas mais diversas organizações de topo do MMA mundial.

Por esta semana é tudo, deixamos aqui uma lista de nomes a guardar e que tem engradecido o desporto de combate lusitano, espero que tenham gostado e sigam estes representantes portugueses porque eles transportam Portugal ao mais alto nível.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS