Depois da Super Bowl: Como Sobreviver à Offseason da NFL
Alliance of American Football
Ao contrário de outros anos, uma semana depois da Super Bowl, continuamos a poder ver Futebol Americano profissional. Com o seu inicio a 9 de Fevereiro, a AAF (ou The Alliance) chegou para tentar ocupar este espaço no mercado que não é explorado há anos. A nova liga profissional pretende ser um complemento à NFL e até agora tem sido bem-sucedida nisso mesmo. A AAF alterou algumas das regras do Futebol Americano tradicional para oferecer um jogo mais rápido e dinâmico do que o da NFL.
A liga está dividida em duas conferências (Este e Oeste), cada uma com 4 equipas. Na Conferência Este, os Atlanta Legends, Birmingham Iron, Memphis Express e Orlando Apollos. Na Conferência Oeste, os Arizona Hotshots, Salt Lake Stallions, San Antonio Commanders e San Diego Fleet.
Este fim-de-semana (16 e 17 de Fevereiro) inicia-se a segunda ronda da temporada com mais 4 jogos. A liga irá transmitir 2 jogos (19h e 1h da manhã) no Sábado e outros 2 no Domingo (21h e 1h da manhã), o mesmo ocorrerá todas as semanas com algumas alterações nas horas de começo de jogo. A AAF não tem um acordo televisivo em Portugal, mas todos os jogos podem ser vistos gratuitamente no website da liga.
Canadian Football League
A CFL é muito diferente daquilo que vemos nos Estados Unidos. A liga joga a sua própria variação do desporto, o futebol canadiano, onde o campo é maior (tanto em comprimento como largura), os ataques têm 3 downs para ganhar 10 jardas (ao contrário dos 4 downs americanos), 12 jogadores em campo, entre muitas outras regras peculiares. Isto não é um detrimento para a liga, pelo contrário, estas tornam a CFL única e empolgante.
Esta temporada tornou-se ainda mais interessante com a proposta do comissário Randy Ambrosie para uma “CFL 2.0”. O plano para esta remodelação da liga está voltado para o mercado internacional. A CFL começou por fazer um acordo de parceria com a liga profissional mexicana Liga de Fútbol Americano, levando à criação de um combine e draft para trazer atletas mexicanos para a CFL.
As ambições de Ambrosie não ficaram por aqui. O comissário está neste momento em negociações com ligas europeias, tendo já assegurado acordos com as federações da Alemanha, França, Áustria, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Noruega. A intenção é fazer um combine no Canadá com atletas europeus e possivelmente um draft como o realizado no México.
Este novo desenvolvimento irá permitir que a liga tenha uma maior fonte de talento à sua disposição e um maior mercado televisivo. Com atletas dos mais variados países, a CFL mostra que está pronta para se assentar como uma liga global, aberta a dar oportunidades a novos talentos. Nós vamos estar atentos ao kickoff da nova temporada da liga canadiana no dia 13 de Junho.
Liga Portuguesa de Futebol Americano
Sim, também temos futebol americano em Portugal. A Liga Portuguesa de Futebol Americano nasceu em 2009 sendo organizada pela, na altura, Associação Portuguesa de Futebol Americano, agora Federação Portuguesa de Futebol Americano. Na sua primeira temporada, a liga contava com 5 equipas: 4 portuguesas e uma espanhola. Rapidamente o desporto começou cresceu em Portugal e mais equipas surgiram pelo país.
Apesar de já ter havido mais equipas em Portugal, esta temporada a LPFA contará com 7 equipas: Lisboa Navigators, Porto Mutts, Lisboa Devils, Paredes Lumberjacks, Cascais Crusaders, Algarve Sharks e Braga Warriors. Este ano foi criada também uma nova competição: o Campeonato Nacional de Futebol Americano. A nova liga está aberta a clubes que não têm condições financeiras ou atletas para competir na LPFA. Em 2019, o CNFA irá contar com 4 equipas: os Braga Black Knights, Évora Eagles, Lisboa Navigators B e os espanhóis Towers Football.
A temporada vai para a sua quarta ronda este fim-de-semana (16 e 17 de Fevereiro), por isso, não percas a oportunidade de apoiar o Futebol Americano em Portugal!
NFL Free Agency
As portas do mercado de jogadores com contratos expirados podem apenas abrir a 13 de Março, mas isso não significa que os rumores da Free Agency só comecem aí. Apesar das conversas entre jogadores e equipas apenas poderem começar a partir do dia 11, os reports da Free Agency começam a crescer mal entramos no mês de Março.
Damos especial destaque aos Pittsburgh Steelers nesta offseason e não pelas melhores razões. A equipa irá muito provavelmente perder duas das suas estrelas: o wide-receiver Antonio Brown e o running-back Le’Veon Bell. Ambos os jogadores mostraram-se insatisfeitos com a equipa, anunciando que pretendem encontrar uma nova casa. Antonio Brown não é um free agent e terá de ser trocado para outra equipa. Le’Veon Bell, pelo contrário, está livre para escolher a sua casa, a não ser que os Steelers o troquem para outra equipa antes do prazo acabar.
Para além de Bell, os leitores deverão estar atentos aos seguintes free agents: Nick Foles (QB dos Eagles), Demarcus Lawrence (DE dos Cowboys), C.J. Mosley (LB dos Ravens), Earl Thomas (S dos Seahawks), Jadeveon Clowney (DE dos Texans) e Trey Flowers (DE dos Patriots).
NFL Draft
Uma das partes mais importantes da offseason é o NFL Draft. O Draft é a principal porta para jovens jogadores entrarem na liga e essencial para a construção de um franchise bem-sucedido. Trata-se de um evento que gera enorme entusiasmo e entretenimento para os adeptos do desporto. Esta temporada, o Draft irá decorrer entre 26 e 27 de Abril em Nashville, Tennessee.
Em Novembro publicamos um artigo com os nossos prospects favoritos para o Draft deste ano. Essa lista mantém-se inalterada com exceção da presença de Justin Herbert. Herbert escolheu não participar no Draft de 2019, continuando a jogar em Oregon durante pelo menos mais uma temporada. Se tivéssemos de substituir Herbert na nossa lista, o QB de Ohio State Dwayne Haskins é o principal candidato. Haskins brilhou em Ohio State e irá levar os seus talentos para a liga profissional, sendo o QB mais aclamado no Draft deste ano.
Destaque também para o NFL Combine que irá decorrer de 26 de Fevereiro a 4 de Março.