Arquivo de Modalidades - Fair Play

destaque.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1
Luís PereiraOutubro 10, 20213min0

Valteri Bottas venceu o GP da Turquia, mas quem ficou a sorrir foi Max Verstappen, já que a a classificação final proporcionou o retorno à liderança do Campeonato Mundial de pilotos ao neerlandês, com apenas alguns pontos de vantagem… mas o que se passou mesmo durante este fim-de-semana de prova? Bem, Bottas largou do primeiro lugar da grelha, depois do seu companheiro, Lewis Hamilton, ter cumprido penalização por troca de componentes do motor, já que foi o britânico a terminar em 1º na qualificação.

A corrida ocorreu em condições de pista molhada, mas sem muitos incidentes, uma vez que a chuva não foi muito forte, nem teve períodos de cadência alta. Uma vez que as condições se mantinham constantemente em piso molhado, sem piorar, os pilotos mantinham-se em pista com pneus intermédios e a tentar descobrir qual seria o melhor momento para parar.

Para o finlandês foi uma corrida simples, em que de uma forma madura e calma, foi gerindo as emoções e voltas, sem dar hipótese a ninguém, naquilo que foi uma vitória justa para o experiente piloto, que fez tudo o que precisava para chegar à primeira vitória do ano.

Mas pode-se dizer que o outro grande vencedor do dia foi Max Verstappen. O piloto da Red Bull ficou no segundo lugar e voltou à liderança do campeonato, como já referimos. Numa pista onde a Mercedes tinha mostrado andamento superior, o neerlandês tinha de garantir que iria ganhar pontos ao sete vezes campeão Mundial. E foi exatamente isso que fez.

Para a Red Bull foi um ótimo resultado, com Perez a fechar o pódio, tendo assim ambos os pilotos chegado ao pódio. Leclerc ainda tentou lutar pelos lugares cimeiros, mas teve de se contentar com o quarto posto, numa corrida onde a Ferrari mostrou ótimo andamento.

Lewis Hamilton ficou em quinto, nada satisfeito com a estratégia da equipa. Depois de ter arrancado na 11ª posição da grelha, o britânico lutava para tentar chegar ao pódio, no qual chegou a estar muito perto de chegar. A ideia do piloto britânico passava por não parar para trocar de pneus, mas a Mercedes decidiu que era melhor ir às boxes para uma troca. O resultado dessa decisão, significou que Hamilton ficaria apenas no top 5 e fora do pódio, perdendo a liderança do campeonato, estando agora atrás de Max Verstappen, com Valterri Bottas a aproximar-se.

Em sexto ficou Pierre Gasly (que curiosamente manteve os mesmos pneus do princípio ao fim da prova), na frente de Norris, num fim de semana pouco competitivo da McLaren. Quem teve um fim de semana de alta qualidade foi Sainz, que não ficou mais à frente na classificação por uma má paragem da Ferrari.

O campeonato continua ao rubro e ainda não se consegue prever quem terminará por cima.

GRANDE PRÉMIO DA TURQUIA

CAMPEONATO DO MUNDO DE PILOTOS

CAMPEONATO DO MUNDO DE CONSTRUTORES


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS