MLB: quatro dias restando e muita coisa em aberto

Felipe MartinsSetembro 30, 20216min0

MLB: quatro dias restando e muita coisa em aberto

Felipe MartinsSetembro 30, 20216min0
Como ficarão os playoffs da MLB nesta época? Felipe Martins traz novamente os detalhes da corrida à World Series em 2021!

Hoje é dia 30 de setembro, e faltam apenas quatro dias para o último jogo da temporada regular da MLB em 2021. Mas se engana quem acha que está tudo definido: mais uma vez, a classificação para os playoffs (ou a pós-temporada, parte do campeonato que realmente vale o título) ficou para o último momento. E muita gente ainda está brigando!

Com dez vagas disponíveis nos playoffs – sendo 5 para cada uma das ligas (Americana e Nacional) -, os fãs do beisebol já sabem quem são seis das dez equipes que estarão competindo em outubro. Mesmo assim, das 6 divisões, apenas duas têm o campeão definido. Sabemos os times que estão matematicamente garantidos, mas não necessariamente quem garantiu a tranquilidade nos primeiros dias de playoffs.

Na World Series de 2020, os Los Angeles Dodgers se sagraram campeões (Foto: Twitter/LA Dodgers)

Entendendo o sistema

A MLB mudou recentemente a forma de classificação para a pós-temporada. Hoje são 10 vagas, divididas em 5 para cada liga. Os três ‘campeões’ da divisão – time com o melhor recorde de vitórias e derrotas entre os rivais locais – garantem vaga direto nas séries de divisão (chegaremos lá).

Há também duas outras vagas em cada liga, chamadas de wild card (ou repescagem). Estas duas posições são para as duas melhores equipes do geral, que não foram campeões da divisão – ou seja, excluindo os três campeões de divisão, os dois melhores times. Só que os classificados por repescagem ainda não garantem vaga na série de divisão, porque jogam, entre si, um jogo único de eliminação.

Definido o vencedor do jogo único, temos então oito equipes (quatro da Liga Americana, quatro da Liga Nacional) que disputam entre si, em três fases: primeiro a chamada Division Series (Séries de Divisão), jogada em melhor de três (quem ganha três jogos em cinco, avança), como se fosse uma quartas-de-final.

Os times que avançam na Série de Divisão se enfrentam nas Finais da Liga (ou a semifinal), uma série de 7 jogos, que avança quem ganhar quatro primeiro (se alguém ganhar 4 de cara, não serão necessários 7 jogos). Basicamente, é a disputa para ver qual é o melhor time em cada liga, e que terá a responsabilidade de representar Liga Americana e Liga Nacional na World Series.

A grande final novamente é uma série de 7 jogos, e que vence quem ganhar 4 primeiro. O time vencedor da World Series leva pra casa o Comissioner’s Trophy (ou troféu do Comissário), e cada atleta é premiado com um anel de campeão.

Tudo meio que garantido na Liga Nacional

Mas voltando a briga, já sabemos (e sem muita surpresa, na maioria dos casos) quem são 6 dos 10 classificados. Na Liga Nacional, San Francisco Giants e Los Angeles Dodgers rapidamente garantiram a vaga, como os times com as melhores campanhas até agora e muita expectativa. Só falta decidir quem entre os dois vai ser o campeão da divisão Oeste da Liga Nacional – o outro está matematicamente garantido para uma das vagas da repescagem.

A divisão central da Liga Nacional já tem campeão definido – Milwaukee Brewers garantiu matematicamente o título, e se classificou de forma antecipada. E outro time da divisão central se garantiu: o St. Louis Cardinals, que engatou 17 vitórias consecutivas, acabou por deixar os rivais para trás e conquistou a segunda vaga da repescagem.

A última vaga está para ser decidida e, junto com ela, o título de campeão da Divisão Leste da Liga Nacional. Atlanta Braves é o favorito, mas ainda há espaço para o Philadelphia Phillies avançar. Como as duas equipes se enfrentam diretamente uma última vez (dia 30 de setembro), pode ser que o Braves vença e elimine o rival.

O San Francisco Giants rapidamente garantiu sua vaga nos playoffs (Foto: Jose Carlos Fajardo/ Bay Area News)

Liga Americana em aberto

A outra liga está com apenas dois times garantidos, e ambos venceram a divisão. O Tampa Bay Rays mais uma vez surpreendeu e, com uma das menores folhas de pagamento, derrubou rivais de peso e tradição para se garantir antecipadamente nos playoffs, com o título da divisão Leste da Liga Americana.

Da mesma forma, o Chicago White Sox já garantiu o título da divisão Central da Liga Americana, com larga vantagem para os rivais. O time foi campeão da divisão depois de mais de uma década, e vai tentar avançar nos playoffs sendo um dos times mais badalados.

A Divisão Oeste está encaminhada para o Houston Astros, que liderou por boa parte. Mas são poucos jogos de diferença para o Seattle Mariners, que ainda sonha com a inédita classificação aos playoffs – é a franquia que está há 20 anos sem jogar playoffs, maior ‘seca’ sem classificação.

Para variar, o grande imbróglio está na divisão Leste da Liga Americana, casa de Boston Red Sox e New York Yankees. Ambas as equipes disputam não só entre si a classificação, mas também contra Toronto Blue Jays e Seattle Mariners (ou Houston Astros, caso a equipe do Texas perca a liderança da divisão na reta final). São apenas 2 jogos de vantagem separando o New York Yankees do Toronto Blue Jays, que são respectivamente o melhor colocado neste momento e o pior colocado entre os que ainda disputam classificação.

Red Sox e Yankees ainda brigam entre si e com outros dois oponentes (Foto: Rubin Wright/Syracuse)

Reta final bastante tensa

Yankees e Blue Jays terão confrontos contra rivais de divisão na briga por uma vaga. O Boston Red Sox tem um dos calendários mais fáceis, mas não vem em bom momento. O Seattle Mariners tem um dia de descanso, para depois enfrentar os três últimos jogos contra rivais de divisão, e torcendo por tropeços de Nova Iorque e Boston.

Ao final de tudo, no dia 4 de outubro, teremos clareza sobre quem são os times classificados para playoffs e quem vai enfrentar quem nos jogos únicos de repescagem. Daí pra frente, começam oficialmente os playoffs 2021 e a briga pelo troféu. O jogo de repescagem da Liga Americana acontece no dia 5 de outubro e o da Liga Nacional, no dia 6.

A partir de quinta-feira, dia 7 de outubro, começam as séries de divisão. O primeiro jogo da World Series de 2021 está marcado para o dia 26 de outubro, e saberemos quem é o grande campeão da temporada 2021 entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter