Vergonha nacional pelo acto e pela reação
O tema mais badalado nesta semana no mundo do futebol não foi a figura triste de Gianni Infantino a colocar um boné (só faltou ter MAGA escrito nele) e se portar como uma criança no meio de um desastre total, nem o facto do Arsenal ter perdido pontos ante o último classificado da Premier League, mas sim as acções e reações do SL Benfica vs Real Madrid jogado no Estádio da Luz.
Gianluca Prestianni decidiu, do nada, atirar uma série de palavras racistas na direção de Vinícius Jr., numa tentativa de arrancar um segundo cartão amarelo ao jogador que tinha acabado de marcar um golaço em plena Luz. Jogo interrompido, jogo reatado com mazelas, e umas 72 horas infernais que só demonstraram o pior lado da humanidade – mas também o melhor. Uma atitude retrógada e desumana de um jogador que parece apostado em querer ser relembrado em Portugal pelas piores razões possíveis.
Agora, quem parece estar aí a defender Gianluca Prestianni como se o jogador de 20 anos fosse um jovem ingénuo que não tem consciência dos seus actos, então não anda a prestar atenção ao campeonato nacional. O argentino frente ao CD Nacional na 1ª volta soqueou um adversário, e, por falta de vontade do trio de arbitragem ou do VAR, não houve cartão vermelho, o qual poderia até ter resultado numa derrota das águias na Madeira. Foi expulso no dérbi frente ao Sporting CP por uma falta de baixo nível que terminou num cartão vermelho. Prestianni tem tido algumas acções de baixo nível, tentando incitar reações negativas dos seus adversários não através de fintas e dribles, mas por palavras e pequenos pontapés que vai dando quando se dá contacto físico. É uma imagem de marca de um jovem atleta que acha normal o que faz, não existindo defesa para os seus comportamentos. E se Prestianni tivesse tão seguro que o que disse não era complicado, por qual razão manteve sempre a boca tapada? Porque razão já mudou as suas declarações um par de vezes?
Contudo, pior foi ver alguém José Mourinho a acusar o que Vinicius Jr fez de provocatório e que isso é despoletou todos os eventos. Estamos a falar de alguém que nunca teve problemas de mostrar o seu lado mais sagaz e complicado em grandes vitórias, como aquela do Inter de Milão em Camp Nou, ou em diferentes jogos da Premier League, demonstrando uma forma de estar que facilmente pode ser avaliada como pior comparada com a do avançado brasileiro do Real Madrid. Para os que venham dizem ‘O que queriam que o treinador do Benfica fizesse?’ a resposta é fácil: ‘Não faço comentários. Primeiro tenho de rever as imagens e só depois faço considerações. Racismo não tem lugar no Mundo mas até prova em contrário o meu jogador é inocente’. Ponto final parágrafo. Bastava isto e a imagem de José Mourinho não saía tão riscada e estragada. Rui Costa não fica atrás, com o presidente, repito, presidente do SL Benfica a ter ficado a escassos segundos de começar um autêntico combate de pugilismo após o encontro.
O Benfica não foi capaz de meter um travão na sua reação mais selvática, querendo defender o indefensável, de querer tentar inverter factos e imagens, de querer manipular a opinião pública com uma cartinha que anda a ser passada por ‘jornalistas’ como Rui Santos, entre outros. É de uma vergonha total que o SL Benfica, e o desporto português, esteja a ser arrastado para um lodo desnecessário porque quer não só defender a ‘honra’ de alguém que não quer saber de respeito ou ombridade, como quer legitimar palavras com peso racial. Para os ignorantes e que acham que chamar de ‘Pr***’ é só fazer alusão à cor, não é verdade, uma vez que essa palavra tem uma conotação extremamente negativa e pesada, pois era um dos termos utilizados durante o tráfego negreiro e não só. Contudo, Prestianni não referiu sequer a palavra ‘Pr***0’, pois o termo que fez uso foi de ‘Macaco’, o que demonstra a total intenção de querer atacar Vinícius Jr não só pela cor, mas pela suas origens e cultura.
Para os que acham ‘normal’ o que Gianluca Prestianni fez, agradeço que deixem de seguir o Fair Play e partam para outra. Advertimos que qualquer comentário racista que surja na nossa caixa de comentários, será devidamente comunicado à PSP. Tenham respeito pelos outros. Aprendam as origens dos conceitos e termos. Entendam que ‘BRANCO‘ não tem o mesmo peso e conotação que o ‘Pr***’. Entendam que o Mundo de agora não é o do século XVIII. A linguagem extremista tem consequências.
🛡️ FERDINAND DEFIENDE a VINICIUS tras el BENFICA-MADRID:
❌ "NO podemos ACEPTAR esto".
Vía 'rioferdy5' pic.twitter.com/nJ3kwmPqrz
— El Chiringuito TV (@elchiringuitotv) February 18, 2026



