Poderá Portugal tornar-se a equipa nacional mais poderosa do mundo?

Fair PlayFevereiro 24, 20234min0

Poderá Portugal tornar-se a equipa nacional mais poderosa do mundo?

Fair PlayFevereiro 24, 20234min0
Portugal olha para os próximos anos com bons olhos, com várias gerações a poderem dar outro nível às Quinas

Em relação ao futebol, Portugal é uma nação estranha. Ninguém se compara à grande maioria das nações com uma população equivalente.

Em realidade, Portugal entra nas nações com populações que são pelo menos quatro vezes maiores, como Espanha, ou quase oito vezes maiores, como a Alemanha.

Então porque é que Portugal tem sempre tanto sucesso? Como derrotámos a França na sua própria competição e ganhámos o Campeonato da Europa em 2016?

Como com o código bónus bet365, com as últimas mudanças, temos agora expectativas ainda maiores. Por isso, estamos convencidos de que Portugal em breve conseguirá ultrapassar todas as outras seleções nacionais como a melhor do mundo.

O que muita gente ignora

Futebol é o “único” desporto em Portugal. Várias nações europeias têm hóquei no gelo, esqui, andebol, e outros desportos em que as pessoas adoram.

A mentalidade política correta no desporto em outras nações não ajuda. Por exemplo, tens de ter 12 anos na Suécia, para poderes contar pontos durante um jogo de futebol. Uma equipa A, um plantel B, etc. não são permitidos. Além disso, muitos atletas, tais como Mbappe e Ibrahimovic, polarizam o seu país. A adoração é sem dúvida maior se os compararmos com o Cristiano Ronaldo.

A economia do futebol nacional. Portugal é conhecido como o mercado europeu para jovens talentosos jogadores que procuram uma forma de se juntarem aos clubes mais ricos do continente. As três melhores equipas portuguesas ganharam quase mil milhões de euros nos últimos dez anos por causa disso.

Portugal aproveita a diversidade

“Nunca te acomodes” deve ser um tipo de frase popular portuguesa. E os portugueses têm-no feito desde que o país de Portugal foi fundado.

Não esqueçamos que no século XII, a recusa de compromisso de D. Afonso Henriques levou-o a rebelar-se contra a sua própria mãe.

Dois séculos mais tarde, os portugueses começaram a seguir outras direções devido ao seu desejo de “nunca te acomodes” e foi aí onde os descobrimentos começaram: as rotas marítimas para a Índia e outras nações asiáticas, a “descoberta” e colonização de várias nações africanas.

Além disso, eles colonizaram o Brasil no século XVI.

Os portugueses absorveram as melhores práticas das tribos locais em cada um destes locais ao longo de 300 anos, usando-as para aprofundar os seus próprios conhecimentos numa variedade de campos.

Também no futebol. Há vários jogadores na seleção portuguesa que têm ascendência numa das antigas colónias do país. O melhor exemplo é sem dúvida o lendário Eusébio dos anos 60.

No entanto, nomes como Deco e Pepe (ambos nascidos no Brasil), e Éder (nascido na Guiné-Bissau), o herói português da final da Euro 2016, são exemplos mais recentes de uma ascendência portuguesa que resistiu ao tempo e ao conflito civil.

O enfoque nos bons treinadores

Em Portugal, o futebol é uma constante na vida quotidiana. A maioria dos nossos amigos jogaram ou ainda jogam futebol, seja por diversão ou profissionalmente.

Alguns deles tomaram a decisão de se matricularem numa escola de treinadores mais tarde na vida para seguir a sua paixão. Começar é bastante simples uma vez que a maioria das federações distritais oferecem programas abrangentes e a preços razoáveis para futuros treinadores.

Portugal tem tido um aumento constante no número de programas de coaching, especializações, e pós-graduações desde 1975. Apenas aos melhores é dada uma oportunidade, e apenas os melhores completam as últimas fases de estudo, à medida que os padrões de seleção se tornam cada vez mais rigorosos e desafiantes à medida que o número de candidatos aumenta.

O resultado? Líderes apaixonados e carismáticos, mestres estrategas com conhecimentos para além dos seus anos, nomes e rostos desconhecidos que, após uma temporada de sucesso em casa, rapidamente se tornam procurados em toda a Europa.

Conceição, Mourinho, Bruno Lage, Nuno Espirito Santo, Ruben Amorim, André Villas Boas, e Leonardo Jardim são apenas alguns nomes.

A era atual da seleção portuguesa

O que é que a nova era da seleção nacional de Portugal tem reservado agora? No entanto, apesar de Portugal ter vários treinadores nacionais, decidimos seguir em frente com Roberto Martínez. É verdade que esta é uma decisão corajosa e ambiciosa. Contudo, Portugal é conhecido por agitar as coisas e por ser criativo.

A visita de Martínez não foi sem dúvida bem recebida na nossa nação, mas é pelo menos prometedora. É apenas uma questão de tempo até os resultados chegarem e Portugal se tornar o país de futebol mais dominante neste planeta verde, se tivermos em conta a quantidade de talento que está à espera na fila para jogar pela nossa equipa nacional.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS