Os principais destaques da Liga Portugal Betclic (Novembro 2023)
Os principais destaques do mês de novembro da Liga Portugal Betclic sem Sporting, Benfica, Porto e Braga. De clubes a treinadores, sem esquecer os principais intervenientes (os jogadores).
Moreirense e Boavista
Na hora de selecionar o clube que mais se sobressaiu no mês de novembro, seria particularmente difícil não eleger o Moreirense. O clube de Moreira de Cônegos está a realizar uma temporada inesquecível. À 13ª jornada, ocupa o 6º lugar da tabela classificativa, apenas atrás de Sporting, Benfica, Porto e Braga. Soma 6 vitórias, 3 empates e apenas 3 derrotas. O último empate foi conseguido contra o Benfica no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
No que aos números concerne, o Moreirense tem 14 golos marcados com uma média de 1.2 por jogo e 10 sofridos, o que que equivale a 0.8 por jogo. Apresenta consistência defensiva e uma capacidade extraordinária de aproveitar o espaço concedido pelas equipas adversárias no momento de contra ataque. A expectativa é que lute por um lugar europeu.
Por outro lado, o Boavista perdeu terreno na luta pela europa e é a principal deceção de novembro. A equipa liderada por Petit iniciou a época em grande e chegou a liderar o campeonato, mas não conseguiu manter os índices de competitividade, Atualmente, ocupa a 9ª posição do campeonato e poderá descer ainda mais. Defensivamente mais frágil, e sem conseguir encontrar a eficácia ofensiva dos primeiros jogos do campeonato, os axadrezados ganharam 4 jogas, empataram 2 e perderam 6- a última derrota foi contra o Arouca no Bessa, por 4 bolas a 0. Sofre em média 2 golos por jogo.
Em contraposição com o Moreirense, esperasse que o Boavista continue a perder terreno na luta pela Liga Conferência.
https://twitter.com/ojogo/status/1731430130869006402
Jota Silva
João Pedro Ferreira Silva tem 24 anos e, na presente temporada, está a corresponder às expectativas que lhe haviam sido atribuídas. Depois de representar o Casa Pia na época de 2021/22 assinou pelo Vitória SC em 2022/23. Ao serviço do Casa Pia em 39 jogos marcou 14 golos e assistiu para o mesmo efeito 4 vezes. Na época transata marcou 4 golos e teve 4 assistências, no entanto, na presente temporada, já superou os números anteriormente conseguidos. Soma o mesmo número de assistências e mais um golo marcado com 17 jogos realizados.
No último jogo, frente ao Farense, resolveu a partida a favor do Vitória com um pontapé certeiro aos 87 minutos de jogo. Para além disso, foi o jogador mais irreverente ao serviço de Álvaro Pacheco, o que lhe valeu o prémio de melhor em campo.
Com o início de época conseguido, o português poderá alcançar um nível impar na sua carreira esta temporada.
https://twitter.com/ojogo/status/1730348378121523570
Rui Borges
A escolha para melhor treinador do mês de novembro ficou decidida no Moreirense vs Vitória SC. No jogo disputado em Moreira de Cônegos, Rui Borges levou a melhor sobre Álvaro Pacheco. O Moreirense venceu o encontro com um golo marcado perto do final da partida, todavia, o jogo foi altamente disputado e a vitória poderia ter “caído” para qualquer uma das equipas. Não obstante, não foi só contra a equipa da cidade berço que Rui Borges se destacou. Como anteriormente referido, a época do Moreirense está a ser uma bela surpresa. Na 1ª época depois da subida de divisão, Rui Borges conseguiu manter o nível exibicional da sua equipa, mesmo com o índice de dificuldade aumentado.
Recentemente renovou contrato com o Moreirense até 2026.