Os 5 (mais) veteranos no Euro 2024

Francisco IsaacJunho 2, 20244min0

Os 5 (mais) veteranos no Euro 2024

Francisco IsaacJunho 2, 20244min0
Quem vão ser os veteranos dos veteranos no Euro 2024? Francisco Isaac responde à tua pergunta neste artigo do Fair Play

Veteranos… quanto valem estes jogadores largamente mais experientes e que podem dar um empurrão importante no caminho para chegar às vitórias e troféus? Neste Campeonato da Europa masculino vamos ter vários atletas com 30s, alguns até já nos 40s, com cada um a ter um peso importante nas suas equipas. Os 5 (mais) veteranos no Euro 2024!

PEPE (41 ANOS)

O central da selecção nacional vai se tornar o jogador mais velho a jogar numa fase-final do Campeonato da Europa, superando o registo de Gábor Király (40 anos). Pepe estreou-se pela selecção nacional portuguesa a 21 de Novembro de 2008 e, desde então, tem se afirmado como um dos principais protagonistas das Quinas, tendo atingido um total de 136 internacionalizações e 8 golos. Foi decisivo na vitória do Euro 2016, sendo até nomeado para o melhor jogador em campo na final frente à França e isto prova o quão influente pode ser para Portugal, caso esteja bem e em forma, já que ainda subsistem algumas dúvidas se estará apto para os primeiros jogos da formação treinada por Roberto Martínez.

CRISTIANO RONALDO (38 ANOS)

Nascido em Fevereiro de 1985, Cristiano Ronaldo é considerado como um dos GOATs do futebol mundial, algo que já se perspectivava quando em realizou o seu primeiro jogo por Portugal aos 18 anos de idade. O seu primeiro Euro foi o de 2004, marcando vários capítulos nas Quinas, desde ao ter se tornado o maior goleador em selecções (128 golos) até ao facto de ser o atleta com mais fases finais somadas, sendo a sétima aparição na prova rainha de selecções da UEFA. Aos 38 anos de idade, a lenda portuguesa terá aqui a sua última oportunidade para somar mais um troféu internacional, isto depois de ter ajudado Portugal a subir ao Olimpo em 2016.

LUKA MÓDRIC (38 ANOS)

Uma das maiores lendas do futebol mundial e um cérebro com pernas autêntico que pode dar um achega fulcral para uma Croácia que quer chegar às eliminatórias deste Euro 2024! O pequeno génio começou a sua carreira internacional aos 21 anos de idade, quando foi chamado para o Campeonato do Mundo 2006, saindo do banco frente ao Japão, somando um total de 174 internacionalizações desde essa primeira internacionalização. É considerado como o melhor jogador croata de todos-os-tempos e há rumores a circular que será a sua última aparição pela Croácia. Pelo caminho ajudou o seu país a chegar a uma final de Campeonato do Mundo (2018), mais um 3º lugar na prova mais importante de selecções (2022) e ainda um vice-campeonato na Liga das Nações (2023).

JESÚS NAVAS (38 ANOS)

O espanhol está na lista preliminar de Luis de la Fuente, e foi uma surpresa dentro de uma convocatória que levantou alguma discussão na imprensa espanhola. Navas fez parte da geração de Ouro do futebol espanhol, ajudando-os a conquistar o Campeonato do Mundo de 2010 e o Euro 2012, saindo do banco de suplentes para dar uma ajuda na final da Liga das Nações 2023. É um dos maiores símbolos de Sevilha e um dos jogadores que melhor representou Espanah nos últimos quinze anos, mesmo tendo só um total de 50 internacionalizações pela Roja. Fechar este capítulo com a conquista do Euro 2024 seria a chave-de-ouro do polivalente espanhol.

GIORGI LORIA (GEÓRGIA)

Dentro daqueles que nasceram em 1986 (5 no total), Giorgi Loria é o mais velho e vale a pena destacar o guardião georgiano, pois é uma das peças-chave desta selecção que se estreia em fases finais do Euro 2024! Loria é considerado o Rei do Dínamo Tbilisi, somando um total de 250 jogos por esta equipa no qual ajudou a levantar um trio de campeonatos e taças do seu país, tendo ainda passado pela Grécia (OFI Creta), Chipre (Anorthosis), Rússia e Alemanha (Magdeburg). Perdeu a titularidade para o incrível Giorgi Mamardashvili, mas vai estar no Campeonato da Europa, podendo somar minutos neste momento histórico para o seu país.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS