O ‘guinness’ de Erling Haaland

Emanuel RicardoMaio 12, 20233min0

O ‘guinness’ de Erling Haaland

Emanuel RicardoMaio 12, 20233min0
A 1ª época de Erling Haaland pelo City tem sido inexplicável, as palavras ficam escassas para explicar uma corrida tão desajeitada e de tantos golos.

A ação na Premier League continua ao mais alto nível e pode apenas ser vista na ELEVEN Sports. Esta temporada, depois de uma liderança assídua do Arsenal FC, os gunners caíram para o segundo lugar da tabela, ultrapassados pelo Manchester City FC de Pep Guardiola, que conta com Erling Haaland como Homem golo e o jovem tem respondido com, para além de exibições estupendas, bastantes números e, agora, com outro recorde na conta pessoal.

Erling Haaland bateu o recorde de Andy Cole, da temporada 1993/1994, que Alan Shearer igualou logo na época seguinte, em 1994/1995, em relação há maior quantidade de golos marcados numa só edição da Premier League. As duas lendas do ataque inglês tinham colocado a fasquia em 34 tentos, algo que o norueguês ultrapassou no primeiro ano em que jogou nas terras de sua majestade.

Olhando aos números, Haaland, não ultrapassou apenas o recorde, como o fez em muito menos partidas disputadas. Andy Cole precisou de 40 partidas, enquanto Shearer o fez em 42, já o ponta-de-lança do Manchester City FC necessitou apenas de 32 partidas. Uma diferença estonteante.

Os contornos dos golos marcados por Haaland também surgem de forma única. O avançado marcou em 22 dos 32 jogos disputados, tendo realizado cinco ‘bis’ e quatro hat-tricks (um deles no dérbi de Manchester), inclusive, marcou três golos num jogo em partidas seguidas, contra o Crystal Palace FC e o Nottingham Forest FC.

O avançado vindo do norte da Europa, apesar dos imensos golos marcados a equipas do meio e fim da tabela, também gosta de aparecer em jogos grandes e importantes. Contra os ‘big six’ (Arsenal, Manchester United FC, Chelsea FC, Liverpool FC e Tottenham Hotspur FC) o artilheiro de Pep Guardiola já marcou por seis ocasiões em sete partidas, contando apenas com embates da Premier League. Olhando aos jogos contra o ‘top four’ da liga na atual temporada (Arsenal, Newcastle United FC e Manchester United), excluindo o Manchester City, que comanda a tabela, o jogador marcou por seis ocasiões, em cinco encontros disputados.

Guardiola encontrou em Haaland o finalizador perfeito para a sua equipa de criadores natos, apesar de algum criticismo devido à fraca capacidade do avançado em criar jogo para os seus colegas (sendo que é o primeiro ano a jogar com estes jogadores), o ponta-de-lança tem sido a arma predileta do timoneiro espanhol. Numa época onde os cityzens marcaram, até ao momento, com 34 jogos realizados, 89 golos, Haaland representa 35 deles. Olhando a lista de melhores marcadores é preciso descer até ao décimo quinto lugar para encontrar outro atleta de Guardiola, que é Phil Phoden, com 10 finalizações no alvo, uma diferença absurda. Para voltar a encontrar outro jogador dos cityzens é preciso ir até ao vigésimo terceiro lugar onde está Julián Álvarez, com oito golos.

Alinhando no sistema que Guardiola escolheu para a temporada, onde no campo os jogadores fazem um desenho de um ‘M’, na defesa e de um ‘W’ no ataque, criando um quadrado no meio-campo, Haaland aparece como possível recetor de uma variedade de passes imensa, que os jogadores do Manchester City utilizam sem descanso. Kevin De Bruyne é quem mais o faz e com 10 assistências para o norueguês é o jogador com mais passes para golo na liga, com 16, e o atleta que mais vezes assistiu Haaland na carreira, ultrapassando Jadon Sancho, ainda dos tempos de Borussia Dortmund.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS