O melhor negócio da semana (Portugal): Alexandre Guedes é vimaranense

Francisco IsaacJulho 7, 20182min0

O melhor negócio da semana (Portugal): Alexandre Guedes é vimaranense

Francisco IsaacJulho 7, 20182min0
O Vitória SC foi dos clubes portugueses que mais se reforçou nesta primeira semana de pré-época e a chega de Alexandre Guedes é analisada. Conheces bem o avançado?

O Fair Play acompanha diariamente o mercado de transferências com seus artigos “ao minuto” e o sinalizar do melhor negócio a nível internacional e nacional aos fins-de-semana. Podes acompanhar todas as transacções no teu site de Desporto com Opinião!

ALEXANDRE GUEDES (DESPORTIVO DAS AVES -» VITÓRIA SC)

Idade: 24
Nacionalidade: Portuguesa
Épocas na Europa: 5
Temporada 17/18: 23 jogos, 5 golos e 1 assistência
Valor de Mercado: 700 mil euros

O Vitória SC de Luís Castro continua muito activo no mercado e reforçou-se com vários nomes conhecidos dos adeptos portugueses: Yordan Osorio, Rafa Soares, André André (todos ex-FC Porto), Davidson (veio com o treinador de Chaves, tendo sido um dos melhores activos dos flavienses na temporada transacta), Florent (bom lateral-esquerdo que actuou pelo CF “Os Belenenses”) e Tozé (regressou finalmente a Guimarães depois de dois anos de empréstimos).

Contudo, a melhor notícia chegou com a entrada de um avançado português que em 2017/2018 foi um dos melhores jogadores do Desportivo das Aves: Alexandre Guedes. No seu BI aparece logo em primeiro lugar os dois golos da sua autoria frente ao Sporting CP no final da Taça de Portugal, que valeu uma vitória aos avenses nessa competição.

O português é dos atletas mais móveis e fisicamente aptos da Primeira Liga, fazendo bom uso da sua velocidade e agilidade para fugir aos laterais. Tanto pode actuar nas faixas laterais como pode fugir para o centro da área assumindo-se como um segundo avançado de qualidade.

Foi dos jogadores que mais evoluiu nos últimos anos, ganhando outra dimensão o seu jogo. Não falha no passe, aparece bem nas transições, facilmente combina bem com os colegas da frente sendo fiável no que toca a trabalhar pela equipa.

Formado na Academia do Sporting Clube de Portugal, é agora um momento fulcral na carreira do internacional sub-20 que tem em Luís Castro a possibilidade de evoluir como avançado e finalizador. É um dos apontamentos mais frágeis de Alexandre Guedes e que precisa de ser melhorado para ter oportunidade de atingir outros patamares.

Vai ser importante ver qual a adaptação do mesmo no esquema de jogo dos vimaranenses, um clube que em casa gosta de exercer um certo domínio, enquanto fora procura sempre garantir jogo fluído, velocidade e eficácia nas idas até à grande área. É aí que entra bem Guedes, um avançado versátil com gosto pelas linhas de apoio rápido, contra-ataque mordaz e facilidade na tomada de decisões.

É um reforço de categoria e bem visto pela formação de Guimarães que pagou cerca de 700 mil euros por um avançado que está em desenvolvimento mas que já dá garantias dentro de campo.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS