O melhor negócio da semana (Portugal): Chiquinho chega à Liga NOS!

Francisco IsaacJulho 26, 20183min0

O melhor negócio da semana (Portugal): Chiquinho chega à Liga NOS!

Francisco IsaacJulho 26, 20183min0
Nova coqueluche em Moreira de Cónegos com a chegada de Chiquinho ao clube local naquilo que pode ser um dos maiores reforços do clube. Conheces o jovem português?

O Fair Play acompanha diariamente o mercado de transferências com seus artigos “ao minuto” e o sinalizar do melhor negócio a nível internacional e nacional aos fins-de-semana. Podes acompanhar todas as transacções no teu site de Desporto com Opinião!

FRANCISCO MACHADO (SL BENFICA -» MOREIRENSE)

Idade: 23
Nacionalidade: Portuguesa
Épocas na Europa: Quatro épocas
Temporada 17/18: 37 jogos, 9 golos e 6 assistências
Valor de Mercado: 1M€
Valor de Transferência: Sem valores anunciados

O Moreirense segue na reestruturação do plantel para a época que se avizinha e alguns empréstimos têm criado algum temor nos seus adversários mais próximos. Contudo é a compra de um dos melhores jogadores da Ledman Pro de 2017/2018 que está a dar que falar: Francisco Machado, mais conhecido por “Chiquinho”.  O médio-ofensivo despontou na época passada ao serviço da Académica de Coimbra, graças não só aos golos mas em especial à forma como mudava os ritmos de jogo com um toque genial saído da sua bota.

Formado no Leixões SC, clube que o projectou na segunda liga, Chiquinho foi ganhando o seu espaço no futebol português devido à forma como olhava para o campo, que mais se assemelhava a um tabuleiro de xadrez, algo que beneficiou muito a Académica em 2017/2018. Era um prazer ver como o nº10 agarrava o esférico para criar roturas defensivas complicadas dos seus adversários “salvarem” a tempo de Chiquinho criar sério perigo.

Foi uma super-revelação, dando a Académica um balão de oxigénio durante longas jornadas da Ledman Liga Pro 17/18, em que os seus nove golos e seis assistências colocaram a Briosa no top-5 das melhores equipas da segunda liga. Não é só a visão de jogo que tem de ser destacada, é mesmo o controlo de bola, a forma como a trata e constrói todas as dinâmicas do ataque pelo meio do campo, sem descurar um apoio lúcido pelas alas.

O SL Benfica reforçou-se com o jovem de 23 anos esta época, mas não teria grandes hipóteses de jogar no clube da Luz… a saída para um clube da Liga NOS foi o passe certo para um atleta que se procura afirmar no contexto nacional e, porque não, internacional? Mas a situação actual do plantel de Moreira de Cónegos é benéfica para um estreante na primeira liga?

Ivo Vieira, que conhece Chiquinho como ninguém (treinou-o na Académica durante os meses que foi técnico da Briosa), vai tentar apostar num futebol fluído, de contra-ataque inteligente e de uma equipa extremamente solidária na hora de defender e pressionar. O nº10 é um jogador perfeito para esse tipo de futebol, adaptando-se facilmente às ideias que emanam do banco de suplentes.

É um jogador muito similar a Francisco Geraldes, que a certa altura deslumbrou no Moreirense (em 2016/2017) e a chegada de Chiquinho é na procura de construir um fio de jogo animado, enérgico e genial a partir deste jovem português.

Um reforço que garante uma opção para a equipa titular no imediato.  Agora depende de como se vai comportar o meio-campo defensivo de um clube que evitou a descida nos últimos jogos das temporadas anteriores.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter