Mehrdad Mohammadi: o reforço do CD Aves está a causar furor na Liga NOS!

Fair PlaySetembro 12, 20195min0

Mehrdad Mohammadi: o reforço do CD Aves está a causar furor na Liga NOS!

Fair PlaySetembro 12, 20195min0
Com as saídas de Luquinhas, Mama Baldé e Amilton na frente de ataque, o CD Aves reforçou-se com um "desconhecido" que tem deslumbrado... Mehrdad Keshmarzi é o nome! Uma análise curta ao iraniano no Fair Play

Artigo escrito por Gonçalo Faria

Mehrdad Mohammadi Keshmarzi tem 25 anos, 1,78 m, e joga preferencialmente a ponta de lança, sendo também capaz de assumir a posição nos corredores direito e esquerdo. Cresceu e jogou ao longo da sua carreira nos campeonatos iranianos, alinhando desde 2016 pelo Sepahan, clube da primeira liga, onde disputou 78 encontros apontando 13 golos.  Além disso, já conta com 4 internacionalizações e 3 golos na Selecção principal do Irão.

No actual mercado de transferências o iraniano transferiu-se para o clube da Vila das Aves a custo zero, e de acordo com as suas características, transporta consigo grande qualidade técnica que veio aprimorar a frente de ataque da equipa liderada pelo técnico Augusto Inácio.

O recém-chegado ao futebol europeu joga preferencialmente com o pé esquerdo e destacou-se no Irão pela sua habilidade no drible e na finalização. Subordinadamente à rapidez e aceleração que apresenta, concilia-se a excelente capacidade técnica, bem como a competência de jogar entre linhas, dando origem a desequilíbrios às defesas adversárias. Embora seja dinâmico, retém algumas dificuldades ao procurar dentro de campo as diagonais no último terço, originando confusão nas defesas adversárias visto que não sabem se vai fazer a diagonal ou procurar a linha final para cruzar. Muitas das vezes, principalmente quando joga nas alas, o extremo procura jogar preferencialmente no 1×1 com o defesa, tirando maioritariamente o seu proveito.

O camisola 23 acarreta as características necessárias para o 4-2-3-1 do técnico português, no entanto, possui algumas dificuldades na organização e distribuição do jogo, provocando assim cruzamentos e remates sem rumo.

De acordo com as ideias do treinador, o avançado ajusta-se a um futebol de transições ofensivas rápidas, partindo com a bola directamente da defesa para o ataque. O habitual esquema táctico utilizado pelo CD Aves favorece as características do experiente ponta de lança, visto que procura a verticalidade que tanto lhe interessa e deste modo tornou-se titular indiscutível na equipa.  

Mas afinal como está a evoluir Mehrdad Mohammadi?

Na primeira jornada da liga NOS o avançado alinhou de início no onze de Augusto Inácio, sendo a referência mais atacante. O clube da Vila das Aves não foi além de uma derrota por 2-1. Não obstante, o ponta de lança apontou o seu primeiro golo oficial no campeonato português. Ao minuto 41´, num livre batido para a entrada da área, o iraniano com um remate fortíssimo e colocado aponta um grande golo, fazendo realçar a sua capacidade de finalização de longa distância.

Seguidamente, a vitória em casa frente ao Marítimo por 3-1. O treinador português voltou a repetir a posição de Mehrdad Mohammadi, como referência na frente de ataque. O avançado, ao minuto 42´ da partida, não desperdiçou a grande penalidade que lhe foi concedida, fazendo o segundo golo na conta pessoal. De igual forma ao minuto 50´, causou perigo na baliza dos visitantes, ganhando espaço nas costas do defesa e com um remate fortíssimo acertou na malha lateral. Novamente, ao minuto 61´do encontro, o atacante fez uso da sua qualidade técnica e velocidade numa jogada individual ultrapassando o defesa, no entanto, a jogada terminou com um remate desenquadrado do seu colega Welinton Júnior.

Na quarta jornada do campeonato, em casa frente ao Famalicão, o internacional pelo Irão causou grandes danos no jogo, ao apontar dois golos, porém, o clube foi derrotado por 3-2. Primeiramente, ao minuto 10´ da partida, com um remate à meia volta, o camisola 23 obrigou Rafael Defendi a uma grande defesa. De seguida, no decorrer do minuto 27´, numa transição ofensiva do clube vermelho-e-branco, sofre falta de Lion numa jogada em que se encontrava isolado.  Consequentemente, na marcação do livre à entrada da área, o ponta de lança executa de forma fortíssima, fazendo o empate do Aves. Por último, e já no tempo do desconto, recebe a bola dentro de área, e com um remate colocado faz o segundo no encontro.

Em apenas quatro jogos para a Liga NOS, o reforço atacante de Augusto Inácio já leva 4 golos e 1 assistência, quer isto dizer que perdeu somente uma chance de golo. Atingiu em quatro jornadas disputadas uma média de “73% de eficiência de passe por jogo”, bem como, “64% em dribles bem-sucedidos”, traduzindo assim a sua qualidade individual. Além disso, e visto que o seu ponto forte é a finalização, o iraniano mostra um registo de 100% nos passes a longa distância.

Em virtude dos seus pontos fortes, tanto no drible, como na velocidade, o experiente atleta do CD Aves, não teve sofreu nenhuma intercepção pelas defesas adversárias, contudo e por outro lado, o atacante apenas ganhou “38,5% de duelos no chão” e “27,3% de duelos aéreos”, o que demonstra dificuldade na luta pelas disputas de bola.

Conclusivamente, o ponta de lança dos vermelhos-e-branco tem mostrado ao técnico que está com a sua veia goleadora afinada. Embora os resultados da equipa não tenham sido os melhores, nem os requeridos, o iraniano tem feito a diferença nos jogos. Será que o reforço atacante move-se para a Liga NOS para contribuir para o objectivo do CD Aves? Isto é, a luta pela manutenção.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter