6 veteranos que ainda brilham na Premier League
Naquela que é para muitos a melhor liga do mundo, onde todos os anos se destacam novos craques e aparecem jovens promessas, há também espaço para os mais experientes darem o seu contributo. Nesta lista, destacamos os 6 melhores veteranos em atividade em Terras de Sua Majestade.
Darren Fletcher – Stoke City
Aos 34 anos, o internacional escocês continua a revelar as qualidades físicas e táticas que o tornaram num dos homens de confiança de Sir Alex Ferguson ao longo dos anos ao serviço no Manchester United. Garra, empenho e atitude sempre foram as principais armas do jogador, que foi evoluindo muito técnica e taticamente com a ajuda do técnico que mudou o Man United. 25 aparições na Premier League, com um golo e uma assistência são os números do experiente escocês que ainda sonha com a difícil manutenção do seu Stoke City, que está a tres pontos da salvação com mais um jogo disputado do que o Swansea, primeira equipa acima da linha de água.
Glenn Murray – Brighton
O avançado Inglês tem tido a melhor época da carreira aos 34 anos. Contratado no início da temporada ao Bournemouth, o também ex-Crystal Palace é atualmente o melhor marcador dos Seagulls, com 12 tentos em 32 jogos, que ajudaram a sua equipa a conseguir uma época tranquila e acima do esperado, uma vez que se previa uma aflitiva luta pela manutenção para os homens do sul de Inglaterra.
O seu poderio físico e jogo aéreo mantiveram-no no onze, mesmo com a concorrência de nomes como o israelita Hemed, ou dos reforços de Janeiro Ulloa e Locadia, o inglês que esteve muitos anos nas divisões inferiores do país conseguiu já na parte final da sua carreira a melhor época de sempre, que lhe deverá proporcionar pelo menos mais uma época ao serviço do Brighton na Premier League, ele que acaba contrato em 2019.
Jermaine Defoe – Bournemouth
O veterano internacional inglês não precisa de ser esmiuçado. Velocidade, técnica e uma capacidade de decidir em frente à baliza são as características principais do 57 vezes internacional por Inglaterra, pela qual já apontou 20 golos. Uma época de 2017/18 menos produtiva, fruto da concorrência de Joshua King e do aparecimento do jovem francês Lys Mousset.
Ainda assim, o veterano ponta de lança de 35 anos soma 22 partidas na Premier League, com 4 golos apontados. Números que por si só não impressionam, no entanto, a capacidade de explosão, velocidade e qualidade no transporte continuam presentes em Defoe, que ainda deve alimentar a pequena esperança de marcar presença em mais um mundial, apesar da concorrência de Harry Kane, Jamie Vardy ou Daniel Sturridge.
Bruno Saltor – Brighton
O veterano capitão do Brighton teve de esperar até aos 36 anos para se estrear na principal divisão do futebol inglês. O jogador formado no Espanhol de Barcelona, que se notabilizou no Almería e no Valencia, está desde 2012 no sul de Inglaterra, onde conquistou o estatuto de capitão. 22 partidas disputadas no campeonato (não foram mais devido à lesão que sofreu), dividiu um pouco o protagonismo com o ex-Sporting Schelotto.
Apesar da veterania, uma anormal frescura a percorrer o corredor direito e uma boa capacidade de cruzamento continuam presentes do lateral espanhol, que é também bastante eficaz a fechar o seu corredor. Com mais um ano de contrato e a manutenção assegurada, vamos certamente ver o espanhol em ação na próxima época na Premier League, ele que poderá muito bem encerrar a carreira aos 38 anos a atuar ao mais alto nível.
Peter Crouch – Stoke City
O homem mais alto da Premier League continua a fazer moça com o seu jogo aéreo (é o jogador com mais golos de cabeça da historia da Premier League). Em 22 aparições, a maioria delas como suplente utilizado, apontou até ao momento 4 golos, ele que tem sido alternativa ao senegalês Diouf e ao camaronês Choupo-Moting.
A sua presença na área continua a impor respeito aos adversários, e a ser uma arma utilizada pela sua equipa, que procura muito o jogo direto quando este está em campo. Com contrato até 2019, e em vias de descer com o seu Stoke, esta pode ter sido a ultima temporada do veterano com mais de 2 metros na Premier League, caso nenhuma equipa queira contar com os seus serviços na divisão de elite.
Gareth Barry – West Brom
O veterano médio defensivo de 37 anos foi um dos melhores jogadores do desanpontante West Brom que já viu confirmada a descida de divisão. O ex-Everton e Manchester City mantém intactas as suas qualidades, sobretudo o bom posicionamento e a qualidade de passe. Apesar de já não revelar a condição física que outrora lhe permitia constantes vaivéns de uma área à outra, o internacional inglês que esteve no mundial em 2010 tornou-se um jogador mais cerebral e importante a marcar os ritmos de jogo, não sendo definitivamente por sua culpa que o West Brom se encontra condenado ao Championship.
Com 25 jogos disputados na Premier League, onde soma um golo e uma assistência, o jogador formado no Aston Villa acaba contrato esta época, não sendo surpresa alguma equipa primodivisionária querer na próxima época contar com a experiência e qualidade do médio de 37 anos, que pode optar por uma liga periférica de modo a enriquecer a sua conta bancária.
Nomes como Heurelho Gomes, Patrice Evra, Michael Carrick, Phil Jagielka ou Ángel Rangel podiam também fazer parte da lista, só não o fazendo devido ao considerável menos número de minutos ao longo da época.