2021: O ano que vai ficar para sempre na história do Leão

José Nuno QueirósJunho 21, 20214min0

2021: O ano que vai ficar para sempre na história do Leão

José Nuno QueirósJunho 21, 20214min0
Uma época fantástica e que será recordada durante muitos anos. Ninguém vai esquecer 2021, onde se ganhou quase tudo o que havia para ganhar.

O ano de 2021 deverá ter direito a um cantinho especial no Museu do Sporting Clube de Portugal. É com certeza a melhor época desportiva do clube e aquela que mais jus faz ao desejo de José Alvalade.

Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa

Foi um ano que começou repleto de dúvidas e de desejos por parte de alguns “profetas” que vaticinavam o fim do Sporting com esta direção. 1 ano depois temos uma época que soma 21 títulos nas modalidades do clube a que se juntam inúmeros feitos individuais de atletas leoninos.

Tão Grandes Como Os Maiores Da Europa! (Fonte: Sporting Clube de Portugal)

Principais Títulos Futebol e Modalidades Pavilhão em 2021

No desporto rei, 2021 foi o ano em que finalmente se quebrou o já longo jejum de 19 anos do clube com a conquista de forma categórica do campeonato nacional, ao qual se juntou ainda nova conquista da Taça da Liga, fechando o ano com dois títulos na equipa profissional sénior.

No Futsal o Sporting foi absolutamente demolidor, quer a nível interno, quer a nível europeu. Numa época em que os reforços foram todos da “cantera”, o Sporting começou a época a disputar a Taça de Portugal da época transata, no lugar da Supertaça que não se realizou, conquistando essa prova e partindo para mais outras 3 conquistas!!

Começou com a Taça da Liga frente ao rival Benfica, passou pela conquista da Champions League contra o Barcelona e terminou com a conquista do campeonato na casa do rival. Absolutamente fantástico, faltando apenas a Taça de Portugal que não se realizou!

Não menos brilhante foi a campanha do Hóquei em Patins, que terminou a temporada com a dobradinha ao conquistar Campeonato e Liga Europeia, em ambos os casos frente ao FC Porto! Só não foi feito o pleno porque a equipa foi batida na final da Taça 1947 frente ao Benfica no desempate por grandes penalidades. Tal como no futsal, não se disputou a Taça de Portugal.

No Basquetebol, e depois de não se ter terminado a época de estreia, o Sporting voltou a superiorizar-se aos rivais ao conquistar a Taça de Portugal frente ao Imortal e o campeonato nacional ao FC Porto, sendo que tal como no futsal ainda conseguiu conquistar a Taça referente à época passada. Faltou apenas a Taça Hugo Santos que foi perdida para o FC Porto.

O Voleibol e o Andebol foram as duas modalidades que não conseguiram a conquista do campeonato nacional, sendo que o Andebol foi mesmo a única modalidade a terminar 2021 sem qualquer título conquistado, uma vez que os voleibolistas ainda conseguiram conquistar a Taça de Portugal, frente ao eterno rival.

Resumindo:
Futebol: Campeonato Nacional e Taça da Liga
Futsal: Campeonato Nacional, Taça da Liga e Champions League
Hóquei em Patins: Campeonato Nacional e Liga Europeia
Basquetebol: Campeonato Nacional e Taça de Portugal
Voleibol: Taça de Portugal

Outras Conquistas em 2020/2021

Para além de tudo isto que já foi referido, o Sporting junta ainda as seguintes conquistas:

Ténis de Mesa Masculino: Campeonato Nacional e Supertaça
Rugby Feminino: Campeonato Nacional e Supertaça
Voleibol Feminino: Taça Federação
Atletismo Masculino: Campeonato Nacional Corta Mato e Campeonato Nacional Pista Coberta
Atletismo Feminino: Campeonato Nacional Cota Mato e Campeonato Nacional Pista Coberta
Futebol Praia Masculino: Campeonato Nacional
Goalball Masculino: Campeonato Nacional

A nível individual ainda há que salientar as seguintes conquistas:

Judo: Jorge Fonseca Campeão do Mundo (-100 Kg) e Nikoloz Sherazadishvilli Campeão do Mundo (-90 Kg)
Triplo Salto: Patrícia Mamona Campeã Europeia (Pista Coberta)
Lançamento do Peso: Auriol Dongmo Campeã Europeia (Pista Coberta)
Surf: Teresa Bonvalot Campeã Nacional
Ginástica (Trampolins): Diogo Garrincho vice-campeão Europeu (Trampolim Sincronizado)  e Diogo Abreu, Pedro Ferreira, Diogo Ganchinho vice campeões europeus (Trampolins Equipa).

A Afirmação do Clube

É verdade que 2021 vai ficar na história como o culminar de uma época perfeita, mas se olharmos para os últimos 5 anos vemos que este caminho de sucesso tem vindo a ser construído há muitos anos e que colocam o Sporting como principal clube português!

São 5 títulos no futebol sénior (tantos como os rivais), a que se juntam 9 campeonatos nas 5 principais modalidades de Pavilhão (contra 5 do Benfica e 4 do Porto), mais 15 títulos europeus contra apenas 3 dos rivais…

Há ainda muito caminho para percorrer, mas não há dúvidas que vamos no caminho certo!

2021
(Fonte: Sporting Tático)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS