Quão difícil será superar Sérgio Conceição?

Ricardo João LopesFevereiro 25, 20245min0

Quão difícil será superar Sérgio Conceição?

Ricardo João LopesFevereiro 25, 20245min0
Ricardo Lopes faz uma pergunta difícil: quão difícil será superar Sérgio Conceição? O analista faz uma reflexão da carreira do treinador ao serviço do FC Porto

Sérgio Conceição é treinador do FC Porto desde 2017/18, época em que chegou para suceder a Nuno Espírito Santo. O técnico vinha de um trabalho de qualidade realizado no Nantes, sendo que os dragões atravessavam alguma insegurança, no que a técnicos diz respeito. Após a saída de Vítor Pereira, em 2012/13, passaram pelo Dragão alguns nomes: Paulo Fonseca, Julen Lopetegui, Luís Castro (interino), José Peseiro, além de Nuno Espírito Santo.

Esta intranquilidade e constante mudança não era normal no emblema liderado por Pinto da Costa, que viu em Sérgio Conceição o homem ideal para mudar este paradigma. O tempo acabou por lhe dar razão. O antigo extremo é o técnico com mais jogos ao serviço do FC Porto, ultrapassando nomes marcantes como o de José Maria Pedroto, Artur Jorge ou Jesualdo Ferreira. Não é descabido pensar que Sérgio Conceição é um dos grandes técnicos da história da turma da Invicta. Apesar do carater impetuoso, a verdade é que mudou uma era. Trouxe títulos e estabilidade para o FC Porto, contra grandes investimentos dos rivais (a equipa portista também contratou elementos caros, mas que não foram bem aproveitados ou não corresponderam às expectativas), perdendo peças vitais do seu puzzle ano após ano, com Matheus Uribe a ser o caso mais recente.

No total, conquistou três Primeiras Ligas, três Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga. É uma boa sala de troféus, independentemente do clube que se represente. Porém, Sérgio Conceição está a chegar ao final do seu contrato e uma renovação somente deverá ocorrer após as presidenciais de abril de 2024. A prestação menos positiva no campeonato pelo FC Porto começa a colocar algumas pessoas a pensarem que está na hora do término do vínculo entre as duas partes. Quem sairia a ganhar?

Do lado de Sérgio Conceição, não seria difícil arranjar um novo clube, mesmo que espere algum tempo por um novo projeto. É certo que não será tão amado como no Dragão, mas o técnico é sobejamente conhecido por criar laços fortes com as bancadas em pouco tempo.

Porém, o FC Porto entraria numa nova fase, independentemente de quem fosse o presidente. Substituir a Sérgio Conceição não é fácil para ninguém, podendo ser considerado um “presente envenenado” para alguns. Os adeptos têm uma boa relação com o técnico, algo que o novo timoneiro teria que criar desde o zero, o que aparenta ser complicado, caso não exista nenhuma relação prévia (Sérgio Conceição vestira de azul e branco enquanto jogador profissional).

É possível, caso este cenário se confirme, que o FC Porto possa entrar numa espiral negativa. O Sporting e o Benfica parecem bem orientados para o crescimento, tendo uma estrutura estável, que poderá não ruir em caso da saída de respetivos técnicos (talvez a saída de Rúben Amorim faça alguma mossa, mas há todo um trabalho por trás que no Porto não existe). Porém, a situação no Dragão está bem longe de ser essa. Sérgio Conceição é o líder, coração e casa das máquinas do clube na atualidade. Não existe ninguém melhor considerado que o ex-internacional português. Pedro Barata escrevia o seguinte sobre Conceição, para o Expresso:

«Sérgio Conceição, treinador de competência mais que comprovada, está longe de ser o único culpado do momento do FC Porto. Na verdade, ele é o grande pára-choques do clube nesta altura, quem leva com toda a instabilidade que surgiu, surge e surgirá, à espera do que tragam as eleições que se avizinham. Mas é inegável que este FC Porto, em que Sérgio Conceição ganha relevância como figura central à medida que referências do campo ou dos gabinetes se apagam, se parece cada vez menos um FC Porto de Sérgio Conceição».

O jornalista descreveu na perfeição o que representa Sérgio Conceição para o universo portista. Mesmo não vivendo uma grande fase enquanto técnico dos dragões, ninguém questiona as valências do treinador e a sua capacidade de dar a volta por cima. Alguém conseguiria chegar com este estatuto? Apenas José Mourinho.

Algo que possivelmente também mudaria radicalmente seria a identidade, o estilo de jogo. Sérgio Conceição tem muitas ideias próprias, não muda a tática para um atleta entrar na equipa com mais facilidade. Isto é um motivo para que os reforços demorem tempo a serem integrados ou até mesmo abandonarem o Dragão com rótulo de flop. O conjunto de ideias vincadas que o FC Porto apresenta no seu jogo, esta personalidade, é um dos seus pontos fortes e que com a saída de Sérgio Conceição se perderia. No Benfica e no Sporting (apesar de Rúben Amorim ser forte e importante no mesmo aspeto), aparenta que os jogadores sejam mais fáceis de moldar. Poder-se-ia fechar com um técnico com o mesmo estilo de Sérgio Conceição, mas faltaria sempre algo, nem que seja a história construída nestes últimos sete anos.

Sérgio Conceição está seguramente à espera de verificar quem vence as eleições do FC Porto e o resultado das mesmas pode ser um alívio para o treinador. Nota-se que o português está cansado, quiçá com cada vez menos motivação para ir para o Olival diariamente. Faz lembrar o caso da relação de Jurgen Klopp e do Liverpool, onde nem existia um saturamento de qualquer uma das partes da relação. Neste caso, Sérgio Conceição, apesar de amar o FC Porto, talvez estivesse melhor sem ele. Ao contrário, não podemos dizer o mesmo.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS