4 curiosidades sobre Francesco Farioli
Francesco Farioli é o novo treinador principal do FC Porto substituindo Martín Anselmi, treinador (co)responsável por uma das piores temporadas pelos azuis-e-brancos desde o fim dos anos 80 do século passado. Mas quem é o italiano de 36 anos que assume um lugar de importância máxima no universo dos Dragões? Oferecemos algumas informações sobre o homem que se segue na cadeira de sonho.
TURQUIA NO ARRANQUE DA CARREIRA
Farioli teve uma carreira de jogador de curta duração e optou por rapidamente dar o salto para a área técnica, tendo tirado um curso em ciências do desporto pela Universidade de Florença. Depois de passar por uns quantos clubes como treinador de guarda-redes, o italiano deu o salto para o papel de treinador principal em 2021, altura em que assinou pelo Fatih Karagümrük da Super Lïg. Permaneceu no clube por sete meses antes de seguir viagem para o Alanyaspor. Apesar de não ter somado qualquer título por qualquer um dos clubes, o italiano deixou uma imagem minimamente positiva, saindo do Alanyaspor em Fevereiro de 2023 depois de uma sequência de jogos sem ganhar.
FUTEBOL DE POSSE E DE JOGO EXPANSIVO
Farioli apostou num futebol que, por vezes, pode parecer paradoxal já que o italiano tentou colocar todas as suas equipas a controlar a posse de bola mas sem de deixar de procurar o jogo em profundidade com aposta numa velocidade calculada e sem comprometer os espaços na lateral. Tanto no Nice, como no Alanyaspor ou Ajax, as equipas de Farioli ostentaram uma média de 65% posse de bola, produzindo sempre bons golos e um ataque com guelra. Contudo, a defesa comprometeu mostrando-se o calcanhar de Aquiles do jovem técnico italiano que procura em se afirmar no futebol Europeu.
NICE, O MELHOR MOMENTO DA CARREIRA
Foi em Nice que Farioli começou a gerar alguma atenção, ajudando o Nice a chegar ao 5º lugar na Ligue1 de 2023/2024, tendo mesmo estado a lutar pelo topo da liga francesa entre Setembro e Dezembro de 2023, altura em que o clube viveu uma sequência de 13 jogos sem perder, garantindo até uma vitória frente ao PSG por 3-2 algo estratosférico para o momento. Infelizmente o Nice acabou por ceder terreno e atravessar uma fase em que perdeu por seis vezes em oito jogos, com Farioli a não ter forma de dar volta à situação. Contudo, não foi demitido e o Nice até demonstrou interessem e avançar para uma renovação de contrato até 2027, com o treinador italiano a rejeitar devido a um convite vindo dos Países Baixos, mais concretamente do Ajax.
Se no Nice gozou talvez um dos melhores momentos de uma carreira ainda jovem, foi no Ajax que indiscutivelmente viveu um dos piores, com o clube de Amesterdão a perder o título de campeão na última jornada da Eredivisie. O Ajax chegou a ter 15 pontos de vantagem sobre o PSV, e parecia bem lançado para conquistar o título de campeão nacional, escorregando nos últimos oito jogos de uma forma quase sem precedentes. Apesar do futebol intenso e entusiasmante, o clube de Amesterdão demonstrou uma permeabilidade defensiva extremamente elevada e que empurrou o clube para uma série negativa de resultados. Terminaram em 2º lugar quando tudo parecia estar destinado para a conquista do seu primeiro título como treinador.
ESTATÍSTICAS ‘POSITIVAS’
Ora, ao fim de 170 jogos como treinador principal, Farioli somou 84 vitórias, 40 empates e 46 derrotas, com o melhor momento de vitórias a ter se dado ao serviço do Ajax (35 em 54 jogos) e o pior ao serviço do Fatih (11 vitórias em 27 jogos). Ostentando uma percentagem de vitória na ordem dos 65% ao serviço do clube de Amesterdão foi também aí que viveu a melhor época em termos de diferença de golos marcados e sofridos, com o Ajax a somar 104 golos marcados e 53 sofridos, um dado minimamente promissor antes de embarcar em direção ao Dragão. Porém, há um pormenor que é importante os adeptos do FC Porto terem em atenção que é o facto das equipas de Farioli começarem sempre em alta e a conquistar sucessivas vitórias para depois se dar um abaixamento súbito de forma no qual o treinador parece não ter solução para dar a volta.
Ajax perdeu em casa do último classificado, tem quatro derrotas consecutivas na Eredivisie e encontra-se provisoriamente em lugar de despromoção.
Apenas 5 pontos em sete jornadas 😵 pic.twitter.com/wSkRGi4CB8
— B24 (@B24PT) October 22, 2023