A Festa da Taça, faz-se no Feminino?

João NegreiraFevereiro 2, 20203min0

A Festa da Taça, faz-se no Feminino?

João NegreiraFevereiro 2, 20203min0
Estão a chegar as grandes decisões na Taça de Portugal Feminina! Quem está a surpreender? Quem tem a vida mais facilitada? Descobre tudo no artigo!

Já foram sorteadas as partidas para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina, havendo jogos que se avizinham muito interessantes e outros a poder causar surpresa.

2ª Divisão a dar nas vistas?

A 2ª Divisão no futebol feminino tem vindo a crescer de modo exponencial. Na temporada passada, vimos um SL Benfica a vencer tudo e todos, havendo já outras equipas com qualidade acima da média.

Nesta temporada, encontramos muitas mais com mais qualidade, esperando-se uma grande luta pela subida na 2ª fase. Posto isto, algumas dessas equipas conseguiram chegar longe na Taça e causar algumas surpresas.

De realçar que nos oitavos de final, em 16 equipas, 8 militavam na Liga BPI e as outras 8 eram da 2ª Divisão. E com alguma sorte no sorteio (equipas da mesma divisão a jogarem entre si) algumas das equipas do 2º escalão conseguiram chegar aos quartos de final.

Nesta 4ª eliminatória, o FC Famalicão eliminou o Paio Pires FC (a equipa com maior orçamento da 2ª Divisão) e o Vilaverdense FC perdeu com o AD Grijó. Destas 4 equipas do escalão inferior, 2 passaram para a 5ª eliminatória.

A maior surpresa desta eliminatória foi a eliminação do Cadima – penúltimo classificado da Liga BPI – perdendo por 3-1 contra o Amora FC – 1º classificado da Série H.

O Gil Vicente, o Romariz Lousada e o Torreense perderam frente a equipas da 1ª Divisão e ficaram pelo caminho. Por outro lado equipas de topo também já foram eliminadas. O Valadares Gaia e o Sporting CP foram eliminados pelo GD Estoril Praia e pelo SC Braga, respetivamente.

Feitas as contas, em 8 equipas presentes nos quartos, 3 são da 2ª Divisão e 5 são da Liga BPI. Do 2º escalão estão representadas as Séries B, C e H, com Famalicão FC, AD Grijó e Amora FC, por esta ordem.

O Amora eliminou o Cadima da Liga BPI. (Foto: Youtube)

À vista um crónico campeão?

Para esta próxima eliminatória foi sorteado um AD Grijó X Famalicão; CF Benfica X GD Estoril Praia; Ovarense X SC Braga; Benfica X Amora FC.

A partir do sorteio, temos já a certeza que teremos uma equipa da 2ª Divisão nas meias-finais e pelo menos 2 da Liga BPI.

Fora também sorteados os duelos das meias-finais, colocando frente a frente: vencedor do jogo CF Benfica – GD Estoril Praia x vencedor do jogo AD Ovarense – SC Braga
vencedor do jogo AD Grijó-FC Famalicão x vencedor do jogo SL Benfica – Amora FC.

Em teoria, podemos referir que o SL Benfica terá a vida mais facilitada. Até à final só irá disputar jogos frente a equipas do escalão mais baixo. Posto isto, a equipa comandada por Luís Andrade pode voltar a conquistar a prova rainha do futebol feminino.

Por agora, só resta esperar para podermos ver se algumas destas equipas pode fazer figura de tomba-gigantes e eliminar o detentor do troféu. Quanto às outras equipas, certamente irão querer lutar pela taça, sendo o SC Braga a equipa que mais se aproximará querendo também a vingança da Taça da Liga.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter