Fran Navarro: um goleador à procura de outros voos

Miguel SilvaJaneiro 28, 20236min0

Fran Navarro: um goleador à procura de outros voos

Miguel SilvaJaneiro 28, 20236min0
Um goleador com guelra e um jogador que sabe fazer jogar, Fran Navarro precisa de dar o salto para outro patamar como explica Miguel Silva

Com 15 golos em 24 jogos esta temporada, o avançado espanhol está apenas a um golo de igualar o registo alcançado no ano anterior quando ainda falta jogar a outra metade da temporada. É o segundo melhor marcador do campeonato português atrás de Gonçalo Ramos, e Fran Navarro é um dos melhores avançados do futebol português e mostra claramente que tem unhas para tocar outro tipo de guitarras.

Fran Navarro apresentou-se a Portugal como um total desconhecido depois de ter feito toda a sua formação ao serviço do Valência. Embora desconhecido, desde cedo que mostrou ao que vinha, e na época anterior não passou ao lado sendo peça fundamental na sensacional campanha do Gil Vicente no campeonato português, campanha essa que valeu ao conjunto gilista a presença em provas europeias pela primeira vez na sua história.

Se no ano passado a qualidade de Fran Navarro já impressionava, nesta época tem superado todas as expectativas num contexto totalmente diferente e teoricamente nada favorável para o espanhol.

Com Ricardo Soares ao leme do Gil, a equipa apresentava boas ideias, bom futebol e batia-se de frente contra qualquer equipa, inclusive frente aos principais candidatos ao título. Uma equipa muito bem organizada, com processos muito bem definidos e com um estilo de jogo que encantava pela qualidade dos seus jogadores, com Navarro a ter ump papel importante nesse leque de jogadores. Todos nos lembramos da monumental exibição do Gil Vicente em pleno Estádio do Dragão, onde com menos um elemento em campo durante todo o encontro devido a expulsão de Vitor Carvalho logo aos dois minutos conseguiu empatar 1-1, e mais uma vez foi Fran Navarro a decidir. O Gil Vicente da época anterior era isto: união, organização, disciplina e qualidade dos seus jogadores.

Esta época as coisas mudaram drasticamente, vítima do seu próprio sucesso, a equipa do Gil Vicente não tem estado a corresponder às expectativas. Ivo Vieira iniciou a temporada sucedendo a Ricardo Soares mas não conseguiu espremer o melhor dos seus jogadores. A verdade é que, com todo o respeito, Boselli não é Samuel Lino, Pedro Tiba não é Pedrinho, Murillo retornou recentemente à competição após longa paragem por lesão e Fujimoto está uns furos abaixo daquilo que pode fazer, e é muito difícil para qualquer treinador repetir feitos anteriores quando os jogadores não são os mesmos, expecto Navarro.

Apesar de todos os indícios apontarem para uma queda de rendimento do avançado espanhol, semana após semana, jogo após jogo, Fran Navarro tem provado que está preparado para outros voos.

Dos 17 golos marcados pelo Gil Vicente na presente edição da Liga Portugal bwin, 11 são da autoria do avançado espanhol. Com todo o respeito pelo gilistas, Navarro merece outros palcos. O avançado é mais do que golos, embora sejam esses que no fim determinam o sucesso ou o insucesso, pois é também qualidade técnica, velocidade, jogo de costas para a baliza e de apoios, movimentos de rotura e desmarcações no timing certo. Apesar da quebra de rendimento do emblema de Barcelos, Navarro tem continuado a mostrar todas as suas qualidades e a adoçar a boca daqueles que esperam um dia vê-lo noutro patamar competitivo.

O passo seguinte

Obviamente que o desejo de todos nós, todos os que gostamos de futebol e vibramos com este desporto é ver os melhores nas melhores competições e nas melhores equipas. Fran Navarro merece essa oportunidade e espanta-me como é que nenhum grande português ainda não o foi recrutar.

Com a recente lesão de Gonçalo Ramos, o avançado espanhol do Gil Vicente iria encaixar que nem uma luva nos encarnados e não necessitaria de tempo de adaptação pois já está mais do que familiarizado com a realidade do futebol português; no Porto, inicialmente teria algumas dificuldades porque Sérgio Conceição demora sempre algum tempo a apostar nas caras novas, mas como o tempo iria caminhar para a titularidade indiscutível, tal como aconteceu com Taremi por exemplo, ou com Véron que só agora tem sido aposta recorrente de Conceição; o Sporting é o projeto ideal para Fran Navarro.

Primeiramente por se tratar de uma equipa jovem em clara evolução e Navarro poderia beneficiar de um projeto em evolução e não de algo já consolidado, como é o caso do F.C Porto. Segundo porque o Sporting apenas tem ao seu dispor um ponta de lança, que é Paulinho, embora Amorim esteja apostar em Chermiti e Rodrigo Ribeiro, com nenhum dos dois a estar preparado neste momento para ser titular do Sporting. Terceiro porque tem algo que neste momento falta ao Sporting: golo.

Paulinho está longe de ser um avançado que faz 25 golos por época, e essa necessidade de golos do avançado poderia ser suprimida caso Pote estivesse ao nível que nos acostumou, ou seja, o Sporting precisa de golos, e Navarro poderá dar essa solução. Por último mas não menos importante, Navarro reúne todas as características que Ruben Amorim procura num avançado, e como tal seria o casamento perfeito.

É verdade que o peso de representar um grande não é o mesmo que representar o Gil Vicente, com todo o respeito que o mesmo merece, mas o passado recente do Sporting CP mostra-nos que os jogadores não acusam o peso da camisola. Pote chegou, jogou e venceu, Nuno Santos ídem, Ugarte tinha o peso de substituir João Palhinha e fê-lo com uma qualidade abismal, Morita ficou com a responsabilidade de assumir o legado deixado por Matheus Nunes, e as estatísticas mostram-nos que à data o japonês está apenas a um golo e três assistências do registo de Matheus na época anterior (4 golos e 5 assistências em 50 jogos, Morita leva 3 golos e 2 assistências em 20 jogos).

Os dados e estatísticas mostram-nos que os jogadores têm tido uma boa adaptação a um clube grande como o Sporting, e Navarro certamente não seria diferente.

Não sabemos se o futuro passa por Portugal ou pelo estrangeiro, fala-se no interesse do Celta de Carvalhal mas nada muito certo. Resta-nos apreciar a qualidade de um jogador que jornada após jornada nos vai enchendo de maravilhas. Oxalá possa continuar a demonstrar toda a sua qualidade em terras lusas e possa dar um salto competitivo. Independentemente de ser no Gil, no Sporting, no Celta ou noutro clube qualquer, é um prazer ver Fran Navarro jogar.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS