Os 5 jogadores mais jovens do Euro 2024

Francisco IsaacJunho 2, 20244min0

Os 5 jogadores mais jovens do Euro 2024

Francisco IsaacJunho 2, 20244min0
Arda Güler é um dos 5 jogadores mais jovens do Euro 2024 e que pode marcar a competição já a partir de 14 de Junho

Depois de termos falado dos veteranos, é altura de referirmos quem são os jogadores mais novos a marcar presença neste Campeonato da Europa 2024, com algumas surpresas a surgirem nesta lista!

LAMINE YAMAL (16 ANOS)

Um dos novos talentos a sair da academia do FC Barcelona, Lamine Yamal vai estar no Euro 2024 e se jogar já no dia 15 de Junho frente à Croácia, será o atleta mais novo de sempre a fazê-lo. Com 16 anos (fará 17 em Julho deste ano), Yamal tem tudo para chegar longe no futebol mundial possuindo um requinte na condução de bola como poucos, desapertando defesas com um jeito especial e que poderá ser importante no caminho da Espanha neste Campeonato da Europa, especialmente saindo do banco em jogos “quentes” e em que o bloco contrário parece não ceder terreno. Vai jogar? Vai somar minutos? Logo veremos, mas o facto de estar na lista de convocados da Roja diz muito sobre o seu potencial de um dos maiores diamantes do futebol espanhol, europeu e mundial.

WARREN ZAÏRE-EMERY (18 ANOS)

Está na lista final de Didier Deschamps, e veremos se vai somar mais algumas internacionalizações num Campeonato da Europa em que a França é uma das principais candidatas ao título. Com 18 anos, Warren Zaïre-Emery parece estar a seguir as pisadas de Kylian Mbappé, como um dos mais novos a vestir a camisola da França, para além de ter aquela genica e génio que fazem a diferença na maioria dos jogos. Foi praticamente titular a temporada toda pelo Paris Saint-Germain, impondo-se como um fio condutor na ligação entre a defesa e o ataque, podendo também fazer a diferença nos últimos trinta metros graças a um passe refinado e bem calibrado. Vai ser complicado somar largos minutos neste Europeu, mas caso Deschamps necessite reforçar o meio-campo com alguém que tenha capacidade para conceber um jogo de passes ardiloso, Warren Zaïre-Emery é a unidade perfeita para lançar no terreno de jogo.

GABRIEL SIGUA (18 ANOS)

A Geórgia traz um dos jogadores mais veteranos da competição, e também vai ofertar um dos mais novos, já que Gabriel Sigua faz parte da lista final para o Euro 2024, com o médio-centro do Basileia a poder vir a deixar a sua marca na competição. Não é um titular assumido, e dificilmente será chamado a serviço, mas Sigua faz parte da nova geração de futebolistas georgianos com o condão para impressionar e chocar, com o miúdo de 18 anos a saber esticar linhas e a entregar a bola com nexo e qualidade.

ARDA GÜLER (19 ANOS)

Recém vencedor da Liga dos Campeões, o talentoso e endiabrado Arda Güler é um dos jogadores convocados por Vincenzo Montella, e a Europa está toda na expectativa para ver o que o extremo consegue fazer, isto depois de ter feito seis golos em 10 jogos, todos feitos na recta final da LaLiga. Ao que tudo indica não será titular na Turquia, mas pode vestir o fato-macaco de ser o Factor-X da sua equipa  com aquele dom de poder dobrar laterais e verticalidade a poderem ser algo diferenciador, isto sem falar daquela vontade em molhar a colher e atirar em direcção às redes. Já soma duas internacionalizações e poderá vir a ganhar mais uma, nesta sua estreia em Campeonatos da Europa.

ARTHUR VERMEEREN (19 ANOS)

O trinco formado no Royal Antwerp, e que está contratualmente associado ao Atlético Madrid, faz parte das escolhas finais de Domenico Tedesco para o Euro 2024, e será interessante perceber se vai ocupar um lugar no meio-campo da Bélgica, ou se será usado como segunda solução a partir do banco de suplentes. Vermeeren arrebatou o público belga nesta última temporada, apresentando-se em grande pelo principal clube da Antuérpia através de uma capacidade interessante de recuperação de bola sem recorrer à fisicalidade pura, girando bem sobre si para depois soltar o esférico na direcção das alas. A clarividência que possui na hora de soltar a bola e de quando tem de intervir são duas qualidades que no futuro irão fazer a diferença nos Diabos Negros, apesar de podermos ter alguns vislumbres já neste Campeonato da Europa.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS