LaLiga Scouting #43 – Largie Ramazani (UD Almería)

Bruno DiasDezembro 29, 20225min0

LaLiga Scouting #43 – Largie Ramazani (UD Almería)

Bruno DiasDezembro 29, 20225min0
Edição #43 do LaLiga Scouting, habitual espaço de prospecção do futebol espanhol. O destaque de hoje é um belga electrizante.

Como começa já a ser habitual, esta rúbrica da LaLiga tem “um fraquinho” por jogadores entusiasmantes. Pelos desequilibradores, pelos criativos, pelos jogadores que fazem os adeptos levantarem-se da cadeira e pagar bilhete para estar no estádio.

É, portanto, pouco surpreendente que o destaque deste artigo volte a encaixar nessa categoria. Nascido na Bélgica mas filho de pais burundienses, Largie Ramazani começou a jogar futebol no histórico belga Anderlecht. Mudou-se com 12 anos para Londres onde, após vários períodos de experiência com diversos emblemas da capital inglesa, acabou por assinar com o Charlton, clube onde permaneceu até aos seus 16 anos. Seria aí que o grande salto da carreira do jovem avançado chegaria, com a passagem para os quadros do Manchester United, que viu nele potencial suficiente para integrar as suas equipas jovens.

É um ano depois, com 17 anos, que assina o seu primeiro contrato profissional com os “red devils“. Continua a impressionar nas equipas de reservas do United e, em Novembro de 2019, é finalmente lançado na equipa principal por Ole Gunnar Solskjaer, numa partida da Liga Europa frente ao Astana.

Porém, Ramazani acabaria por deixar o clube uns meses mais tarde, no Verão de 2020, após ter rejeitado um novo acordo contratual. Entre vários interessados, foi o Almería que conseguiu antecipar-se à concorrência e assinar por cinco anos com o jogador. Depois de uma rápida adaptação pela formação secundária dos “rojiblancos“, o jovem viria a ser peça importante na conquista da LaLiga 2 e respectiva subida de divisão do clube, apontando 8 golos em 30 jogos.

A boa forma prosseguiu para a estreia na LaLiga. Ramazani brilhou e impressionou tudo e todos frente ao Real Madrid, na jornada inaugural, apontando um golo e dando nas vistas frente a alguns dos melhores jogadores do planeta. Este bom momento teve seguimento, com mais um golo na vitória caseira frente ao Sevilla, à jornada. Partidas que servem como indicador do valor que o belga poderá atingir com regularidade, a médio-prazo.

No que toca ao futebol de selecções, o jogador cedo escolheu representar a Bélgica, tendo já actuado pelas selecções de sub-17, sub-19 e sub-21. Tendo em conta o seu potencial e a possibilidade de demonstrar o seu talento numa das principais ligas do mundo, não é de descartar que Ramazani possa, em breve, chegar à selecção principal belga.

Ainda com uma longa carreira pela frente, o jovem avançado tem todas as condições para continuar a construir um currículo de respeito no futebol internacional.

(Foto: as.com)

 

O futebol de… Ramazani

O “baixinho” (1,67m) belga usa a sua estatura franzina e esguia para serpentear entre a defesa adversária e criar o pânico nos seus oponentes.

Explosivo, actua a partir da ala esquerda do ataque ou mais solto na zona central, quando o Almería passa para o 5x3x2 que ocasionalmente utiliza. É uma ameaça constante pela forma como ataca a profundidade e explora as costas da linha defensiva adversária, que facilmente se pode expor aos seus movimentos de ruptura se actuar subida no terreno de jogo. Muito ligado à partida, tem uma passada veloz e facilmente consegue ganhar a frente do lance, o que pode ser diferenciador em zonas de decisão.

O drible é o momento em que o avançado belga se sente mais confortável. De bola colada ao pé direito, gosta de partir para cima do oponente directo, força o lance individual e cria desequilíbrios valiosos para a produção ofensiva da equipa. Normalmente recebe aberto no corredor (mas também é capaz de o fazer na zona central, no espaço entre linhas, aspecto que poderá revelar-se importante para a evolução do seu jogo), bate o primeiro adversário em velocidade e embala na procura do segundo adversário ou de espaço para o remate (mais preciso do que potente). Também é capaz de se associar com qualidade aos companheiros mais próximos, através de tabelas curtas que lhe permitam ganhar espaço para depois arrancar em condução.

Defensivamente, demonstra predisposição para tentar recuperar a posse da bola e forçar o erro adversário. Tendo a energia e a dinâmica necessárias para esse trabalho sem bola, o belga precisa porém de aprender a ler o jogo e a perceber quais os momentos em que deve saltar na pressão ou recuar no terreno para a ajuda defensiva, de forma a dosear melhor o seu esforço e evoluir neste capítulo do jogo.

O timing para soltar a bola constitui o seu principal defeito e o aspecto onde mais pode (e deve) evoluir. Ramazani ainda sente dificuldades em dar um seguimento objectivo a muitos dos desequilíbrios individuais que consegue criar, perdendo posteriormente a bola ou nem sempre servindo os seus colegas da melhor forma. Adicionalmente, também deverá continuar a desenvolver os seus recursos em zonas de finalização, pois uma veia goleadora activa e pronunciada poderá ajudá-lo a atingir patamares mais altos na carreira.

Porém, a combinação de características que possui e os aspectos em que já demonstra um rendimento interessante são sinais que deixam antever uma elevada margem de progressão num jovem de apenas 21 anos. O futuro é risonho.

Ainda em tenra idade, Ramazani vai dando os primeiros passos na LaLiga e demonstrando que o seu talento pertence a estes palcos. As perspectivas futuras são muito positivas e os relvados espanhóis deverão ficar a conhecê-lo melhor nas próximas temporadas.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS