Duas equipas em primeiro lugar: A História contada por Benfica e Porto

Emanuel RicardoNovembro 5, 20224min0

Duas equipas em primeiro lugar: A História contada por Benfica e Porto

Emanuel RicardoNovembro 5, 20224min0
FC Porto e SL Benfica garantiram o 1º lugar do grupo na Liga dos Campeões e Emanuel Ricardo olha para o sucesso conquistado pelos emblemas lusos

O terminar da fase de grupos da UEFA Champions League trouxe a Portugal grandes notícias. Fez-se História. Pela primeira vez na competição, duas equipas portuguesas, passaram em Primeiro lugar no seu grupo. S.L. Benfica e F.C. Porto, apesar de campanhas distintas na competição, trouxeram essa honra para território luso. Ambas, irão ser cabeças de série no sorteio dos oitavos de final. Portugal torna-se, assim, no segundo país com mais cabeças de série na competição (apenas atrás da Inglaterra com três equipas).

Os dois rivais portugueses conseguiram garantir a qualificação ainda na quinta e penúltima jornada do grupo, mas, apenas garantiram o primeiro lugar na última jornada da fase de grupos. Jornada de loucos para os adeptos portugueses, que assistiram a ambas as equipas a ultrapassar o primeiro classificado do seu grupo.

A campanha do Benfica não poderia ter sido mais romantizada, nem mesmo se fosse escrita em prosa. Os escarnados registaram três vitórias nos primeiros cinco jogos, estas, contra o Macabbi Haifa e duas contra a Juventus. Os outros dois jogos foram empates, contra o dominante Paris Saint-Germain. Uma campanha praticamente perfeita, até chegar à última jornada, onde, torna-se definitivamente perfeita. Uma noite mágica em Israel. As águias conseguiram uma vitória por 1-6, com o último golo, de João Mário, a chegar aos 90+3, empatando na classificação equipa de Lisboa e a equipa de Paris. Os dois clubes tiveram os mesmos pontos e os mesmos golos marcados e sofridos, algo raríssimo. A equipa de Roger Schmidt acaba por decidir o primeiro lugar através do critério de decisão: Os golos fora. Superiorizou-se ao Paris Saint-Germain. Fica na memória a pergunta de João Mário ao banco de suplentes, depois do seu golo: Já Dá?

Além do incrível resultado, o Benfica, conseguiu ainda bater o seu recorde de pontos na competição, com 14 pontos, 2 a mais que o antigo recorde, de Jorge Jesus (2011/2012). Foi apenas a terceira vez que o Benfica terminou a fase de grupos em primeiro lugar e a maior vitória do Benfica na competição, desde que esta se tornou na UEFA Champions League. De facto, faltam elogios para a noite europeia dos encarnados, que terminaram sem qualquer derrota, quatro vitórias e dois empates. É ainda de sublinhar que uma campanha tão positiva na prova milionária, como a dos encarnados, gera à SAD benfiquista 61,14M de euros. Bastante para uma equipa que necessitou de ultrapassar dois Playoffs para chegar à fase de grupos.

A quantia monetária ganha pelo Benfica conseguiu ainda ultrapassar a do Porto. Os dragões, que começaram a prova com duas derrotas em dois jogos, terminaram a fase de grupos com um total de 60,13M de euros amealhados para os cofres do Estádio do Dragão. O início atribulado do Porto resultou numa derrota em Madrid, contra o Atlético. Um jogo que contou com três golos em tempo extra. O Atlético carimba a vitória aos 90+10, após um golo aos 90+1 e o empate do Porto aos 90+6. Um verdadeiro jogo de Liga dos Campeões. A seguinte derrota derrubou o Estádio do Dragão. Uma derrota por 0-4, em casa, frente ao Club Brugge.

As duas derrotas funcionaram como um “abre olhos” para a equipa da cidade invicta, que ganhou os quatro seguintes jogos. Duas vitórias contra o Bayern Leverkusen, uma contra o Brugge onde se vinga do resultado sofrido no Dragão, realizando um igual na Bélgica, 0-4 para o Porto. Nesta jornada, o empate entre Atlético de Madrid e Leverkusen carimba a passagem aos oitavos de final para o Porto. A última jornada, foi a segunda vingança. Após a derrota na primeira jornada, aos 90+10, o Porto ganha contra os Colchoneros, em casa, ultrapassando o Club Brugge na classificação. As seis jornadas disputadas foram uma verdadeira obra de redenção de Sérgio Conceição e da equipa azul e branca. No fim, totalmente merecido.

A revolução e o aumento de qualidade no futebol português parece ser algo que chegou para ficar. No ano anterior Portugal colocou duas equipas nos oitavos de final (Benfica e Sporting) e este ano colocou duas nos oitavos como cabeças de série, factos bastante importantes para o futebol português. A valorização do jogador e do treinador lusos é simplesmente o processo natural que surge com os bons resultados. Basta observar a seleção. A liga portuguesa está muito bem encaminhada para subir no ranking da UEFA, neste momento em confronto com os Países Baixos e França. Uma boa exibição do Porto e do Benfica na fase a eliminar (parece provável) será importantíssimo para o coeficiente. Fica a dúvida: Até onde chegaram os rivais portugueses na prova?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS