Carlo Ancelotti será o técnico da Seleção Brasileira em 2024?

Renato SalgadoJunho 23, 20234min0

Carlo Ancelotti será o técnico da Seleção Brasileira em 2024?

Renato SalgadoJunho 23, 20234min0
A CBF já tem um acordo verbal com o técnico Carlo Ancelotti para ser o técnico da seleção a partir do meio de 2024, com a possibilidade de chegada anterior em caso de desligamento com o Real Madrid

Segundo o jornalista do canal Sportv, André Rizek Para a CBF, o martelo está batido. Carlo Ancelotti será o treinador da Seleção a partir de 2024.

Este foi o desfecho dos dois encontros que ocorreram na segunda semana de junho na Espanha com o treinador o italiano e o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. Legalmente, ele não pode assinar nenhum contrato até janeiro (seis meses antes do fim de seu vínculo com o Real Madrid). Mas a entidade entende já ter garantias do negócio. Uma delas é que Ancelotti vai indicar alguém, na Europa, para fazer a transição na Seleção, até sua chegada.

Este profissional vai dividir a tarefa com Ramon Menezes, que será responsável por acompanhar os jogadores que atuam no Brasil. A ideia inicial era que o filho do treinador, Davide Ancelotti, seu assistente no clube merengue, pudesse assumir antes dele, mas foi descartado porque passaria a mensagem de que o experiente treinador não estará com a cabeça no Real Madrid nesta temporada, então ele virá junto com o pai quando o contrato for encerrado.

Os nomes especulados são de Paulo Roberto Falcão, Toninho Cerezo e Kaká. Já o Real Madrid, segundo a Confederação Brasileira de futebol, já está ciente de todos os passos. Nem CBF, nem o clube espanhol farão qualquer tipo de anúncio até janeiro. Até lá, teremos apenas informações de bastidores. Em janeiro, Ancelotti deverá comunicar em um documento oficial ao clube que não tem interesse na cláusula de renovação contratual, que ele e o Real poderiam exercer. Por isso, o anúncio da Seleção deve ser apenas no começo de 2024, mesmo.

Segundo a CBF, o Real Madrid recebeu com naturalidade o desejo do treinador de buscar este novo desafio. Como atleta, Ancelotti disputou duas Copas (1986 e 1990). Como técnico, 2026 será a primeira dele. Há uma expectativa de que o Real possa até querer antecipar a saída dele. Além do anúncio do novo treinador, é provável que o cargo de coordenador de seleções, antes exercido por Juninho Paulista, seja extinto. Por duas razões. Pelo tamanho do treinador e pelo fato de o presidente da CBF já estar, na prática, fazendo tal função. Ele se reuniu com os jogadores na Espanha e, segundo tem relatado, foi unânime a reação positiva do grupo à chegada do Ancelotti em 2024.

O Brasil terá seis jogos de Eliminatórias a disputar este ano, entre eles, Argentina em casa e Uruguai fora. Em 2024, a competição só será retomada no segundo semestre, depois da Copa América, já com Ancelotti exercendo a função de treinador da seleção Brasileira.

Vale a pena esperar por Ancelotti?

Muitos jornalistas têm se posicionado contrário a esperar o treinador italiano, entendendo que a seleção está perdendo tempo de trabalho e que a mesma seja muito maior que qualquer clube ou interesse pessoal, o que é uma verdade. Mas se pararmos para pensar que em diversas situações, a CBF já substituiu treinadores faltando pouco tempo para uma Copa do Mundo e ainda assim, fomos campeões mundiais… Então, por que não?

Acho que a grande questão é a insegurança, pelo fato Ancelotti não poder assinar ainda um pré-contrato com a entidade. Esse é o grande temor em esperar o treinador. O que fazer em caso de uma negativa na hora H? Partir para um plano B (Guardiola, Abel Ferreira e Klopp podem topar assumir uma seleção) e focar nos próximos dois anos para chegar bem na disputa da Copa do Mundo de 2026.

Foto: Divulgação

Por isso, eu esperaria sim pelo Ancelotti. Correria esse risco, e pagaria para ver… E em caso de sucesso, acredito que teremos grande chance de sucesso no Mundial dos EUA/Canadá/México por todo conhecimento técnico/tático e principalmente, pelo entrosamento com nossos jogardores da seleção brasileira.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS