Supercopa do Brasil: Flamengo conquista a Trívice Coroa

Marcial CortezFevereiro 21, 20225min0

Supercopa do Brasil: Flamengo conquista a Trívice Coroa

Marcial CortezFevereiro 21, 20225min0
Numa partida eletrizante, o Galo conquista a Supercopa do Brasil após uma disputa de pênaltis histórica. Ao Flamengo, restou apenas a Trívice Coroa: Vice no Brasileiro, Vice na Libertadores e Vice na Supercopa do Brasil

A Supercopa do Brasil é um campeonato de jogo único que envolve o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil do ano anterior. Uma espécie de tira-teima do futebol brasileiro. Até aí tudo normal, não fosse um pequeno detalhe: o Atlético Mineiro conquistou os dois campeonatos na época de 2021. Logo, a Supercopa deveria ser entregue diretamente ao Galo, certo?

A resposta não é tão simples. O futebol brasileiro é cheio de surpresas e a CBF decidiu que nesse caso a Supercopa do Brasil envolveria o campeão brasileiro e da Copa do Brasil contra o vice-campeão brasileiro do ano anterior. Uma transgressão que não seria perdoada pelos deuses do futebol.

O empate no tempo normal

O jogo na Arena Pantanal começou calmo, e o Galo só abriu o placar aos 41 minutos. No segundo tempo, a partida intensificou em velocidade e jogadas de ataque dos dois lados. A primeira metade do segundo tempo mostrou um domínio absoluto do Flamengo, que empatou aos 55 minutos e virou o jogo logo em seguida, com um gol de Bruno Henrique aos 63. O Galo então despertou e foi pra cima do Flamengo, a buscar o empate desesperadamente.

O esforço não foi em vão. Hulk, sempre ele, igualou o placar aos 75 minutos de jogo. Daí para a frente as duas equipas buscaram o gol que garantiria a vitória e a Taça ao campeão, mas não teve jeito. O tempo normal cravou o placar de 2-2, e a disputa foi para os pênaltis.

Keno disputa a bola na decisão da Supercopa do Brasil. Foto: Pedro Souza / Atlético

A disputa de pênaltis que entrará para a História

A partida foi para a decisão por pênaltis. E foi uma das mais eletrizantes batalhas que já se viu na hiśtória do futebol brasileiro. Na primeira série de cinco pênaltis, o placar final apontou o empate em 5-5, com 100% de aproveitamento de ambos os lados. A partir daí, as cobranças alternadas foram uma sequência de erros e acertos que somaram ao todo 24 penalidades, 12 para cada lado. Todos os jogadores dos dois elencos foram obrigados a fazer pelo menos uma cobrança, até que Vitinho perdeu sua chance e o Galo fechou o placar em 8-7, a conquistar o título de Campeão da Supercopa do Brasil 2022.

Os deuses do futebol podem ser loucos, mas não são injustos. Ora, se uma equipa ganha as duas principais competições do país, por que diabos ainda tem que passar por mais uma prova para se tornar o supercampeão? Não é lógico e não é justo. Assim, o Galo hoje é o campeão da Copa do Brasil, do Brasileirão e da Supercopa do Brasil.

Mas afinal, o que é então a Trívice Coroa?

Os adeptos do Flamengo vivem a tripudiar dos rivais vascaínos, que foram tachados por muitos anos como o “eterno vice” do futebol canarinho, por terem perdido muitas finais de campeonato. Ocorre que o mundo dá voltas e hoje o Flamengo é que pode levar esse “título”. O time da Gávea conquistou o vice campeonato em três das mais importantes competições sulamericanas: a Libertadores, o Brasileirão e a Supercopa do Brasil.

A Trívice Coroa nada mais é do que um trocadilho com o termo “Tríplice Coroa”, muito usado no Brasil para designar equipas que ganham três competições na mesma época. O Rubronegro não só não ganhou, como chegou muito perto mas não conseguiui obter a medalha de ouro nessas competições. Além disso, há uma outra brincadeira famosa com os rubronegros, que são chamados de “time do cheirinho”.

Memes e piadas com a torcida rubronegra. Foto: Reprodução site Milton Neves

A piada do “cheirinho” começou em 2016, quando o Flamengo liderava o Brasileirão e o departamento de marketing da equipa começou a publicar no Twitter e nas redes sociais rubronegras textos a dizer que já se sentia o “cheirinho do hepta”, alusão ao provável sétimo Brasileirão da História do Fla. Ocorre que o Palmeiras passou a equipa carioca na classificação geral e ficou com o título daquele ano. Daí para a frente, toda vez que o Flamengo perde um título ou é eliminado de alguma competição, os rivais tripudiam em cima da piada, a dizer que o Flamengo é o time que só fica no cheirinho mesmo.

A época de 2022 está a começar. Embora os campeonatos regionais já estejam a pleno vapor, o futebol mesmo só vai começar no Brasil no final de março / início de abril, quando as principais competições começarão a valer. Até lá, os adeptos vão continuar com zoações e brincadeiras em todo o país.

Parabéns ao Galo Doido, o Atlético Mineiro Supercampeão do Brasil, e também ao Flamengo, que conseguiu conquistar a inédita Trívice Coroa.

 

 

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter