Qual Palmeiras Abel Ferreira receberá ao chegar no Brasil?

Rafael RibeiroOutubro 31, 20205min0

Qual Palmeiras Abel Ferreira receberá ao chegar no Brasil?

Rafael RibeiroOutubro 31, 20205min0
Depois de demitir Vanderlei Luxemburgo e encontrar dificuldades em contratar um novo treinador, Abel Ferreira de pronto aceitou o convite, deixou o PAOK e agora ruma ao Brasil para comandar um Palmeiras com altas expectativas.

Mesmo campeão Paulista em 2020 com Vanderlei Luxemburgo, e com a melhor campanha geral da fase de grupos da Libertadores da América, o Palmeiras decidiu demitir o treinador após uma sequência ruim de resultados no Brasileirão. E depois de enfrentar dificuldades na contratação de um novo nome (todos os alvos foram estrangeiros), a definição não poderia ter sido outra: um português. Abel Ferreira chega com aceitação dos adeptos e, mesmo não tendo sido um dos primeiros alvos do Verdão, se mostrou empolgado com a chance.

O fato é que a equipa do Palmeiras não produziu em 2020 aquilo que se esperava. Há anos rivaliza com o Flamengo em questões administrativas, de plantel, exibições e conquistas. Mas neste ano, a conquista do Paulistão 2020 não foi exatamente o que todos almejavam, já que as exibições na competição estadual não foram das melhores. O Palmeiras está há algum tempo “pronto” para uma conquista maior, como a Libertadores, mas não consegue finalizar bem os campeonatos mata-mata.

Andrey Lopes (Cebola) dirigiu interinamente a equipa até a definição de Abel Ferreira (Foto: César Greco/Ag. Palmeiras)

A troca de treinador

Muitos entendem que a decisão de demissão de Luxemburgo foi equivocada, levando principalmente em conta os resultados na competição continental deste ano (o terceiro ano consecutivo com a melhor campanha na fase de grupos). Andrey Lopes (o Cebola) assumiu interinamente e viu o time render mais do que previamente, a ponto de alguns palmeirenses sugerirem sua manutenção para que Miguel Angel Ramirez (atual treinador do Independiente del Valle) chegasse em 2021 (o treinador impôs esta condição). Mas o staff decidiu trazer alguém de imediato, e ouviu negativas de Beccacece (Racing-ARG), Ariel Holan (Universidad Catolica-CHI) e não foi adiante com Schellotto (Los Angeles Galaxy-EUA) e Gabriel Heinze (sem equipa).

Abel Ferreira chega portanto em um momento de decisão na época de 2020. O Palmeiras enfrentará o Delfín(EQU) nas oitavas de final da Libertadores, já venceu a primeira mão das oitavas da Copa do Brasil contra o Red Bull Bragantino (3-1) e tenta se aproximar dos líderes do Brasileirão (atualmente apenas o sétimo colocado, 25 pontos, 10 pontos atrás dos líderes Internacional e Flamengo). Certamente exigirá algumas contratações, o que não deve ser necessariamente um problema para o Palmeiras, que diferente da maioria das equipas tem uma situação financeira estável. Mas elegemos os pontos principais da equipa que Abel já terá em mãos.

Defesa

A defesa é um setor estável no Palmeiras, talvez o melhor dentre os três. Com Wéverton como guarda-redes, referência para a equipa e internacionalizado frequentemente por Tite, a baliza está segura. Gustavo Gomez é um excelente defesa central, a nas laterais o Palmeiras deixou de ter problemas com Gabriel Menino na direita (garoto da base e também chamado por Tite) e Viña na esquerda. Mesmo que não haja suplentes tão qualificados, essa não será a preocupação de Abel Ferreira, que ainda poderá improvisar Felipe Melo na defesa como vinha fazendo Luxemburgo.

Felipe Melo foi eleito capitão por Luxemburgo, mas foi improvisado na defesa ao invés de jogar no meio campo (Foto: César Greco/Ag. Palmeiras)

Meio Campo

O principal problema do alviverde está no meio campo. Sem criatividade e sem ofensividade, o setor deixa a desejar na criação de jogo e não dispõe de um jogador que seja titular absoluto e que renda o máximo que pode. Patrick de Paula é o nome a se exaltar em 2020, tendo se consolidado como médio defensivo a altura da equipa. Foi fundamental na conquista do Paulistão, e no início do Brasileirão, mas está em um momento estagnado. Já como médio ofensivo, os nomes apostados não renderam, já que Lucas Lima, Gustavo Scarpa e Zé Rafael não chegam minimamente ao rendimento que se espera. O único ponto positivo ofensivo é Raphael Veiga, que mesmo passando por muitos momentos ruins no Palmeiras, e até sendo emprestado para outras equipas, vem melhorando suas exibições recentemente.

Raphael Veiga é o nome com mais regularidade no meio campo do Palmeiras (Foto: Daniel Vorley/AGIF)

Ataque

O ataque não chega a ser o melhor setor da equipa como falamos da zaga, porém não deixa a desejar. Bons nomes aparecem nas exibições do Palmeiras, sendo o principal Luis Adriano. Com a saída de Dudu, a carência extremamente sentida pelas pontas do ataque ainda não foi preenchida, mas Luis Adriano no centro, como avançado, ajuda a equipa a vencer seus duelos. Nomes de garotos das categorias de base surgem como um aleto à Abel Ferreira, que pode usar muito bem os jovens para montagem de sua equipa. Gabriel Verón e Wesley formam a dupla de destaque.

Luiz Adriano é o goleador da equipa e mostra ser o foco do ataque depois de Dudu (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Tanto o meio campo quanto o ataque se tornarão os alvos de contratação de Abel Ferreira, mas ainda é cedo para dizer o quão longe poderá o mais novo português em terras canarinhas chegar com este time. Como acontece em outras equipas brasileiras, a pressão sobre os treinadores já nos primeiros meses é intensa, ainda mais em uma equipa que tem aporte para disputar todos os títulos que ainda estão em jogo em 2020. O Fair Play continuará a trazer as novidades de Abel e do Palmeiras.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter