Momento de confrontos decisivos no Brasileirão

Rafael RibeiroOutubro 6, 20185min0

Momento de confrontos decisivos no Brasileirão

Rafael RibeiroOutubro 6, 20185min0
As jornadas ficam cada vez mais tensas e o Brasileirão entra em sua retal final adiantada pelos confrontos diretos entre as equipas do topo da tabela. Quem se sairá melhor e continuará na briga pelo título?

A reta final do Campeonato Brasileiro de 2018 está chegando. Faltando 10 jornadas para o fim (com a jornada 28 em andamento), Palmeiras, Internacional, São Paulo, Flamengo e Grêmio são aqueles que ainda estão na briga para levar o troféu. E mais do que oscilações, vitórias sofridas, derrotas inesperadas, o Brasileirão reserva a estes adeptos ainda mais emoção.

Confrontos diretos entre estes times do topo da tabela são o ponto alto desta edição do torneio, que se mostra uma das mais competitivas dos últimos anos. O Fair Play aborda, assim como feito em nosso podcast Futebol Exótico #30, os principais combates entre estas equipas, que ocorrerão rapidamente, e que podem definir as ambições de cada um nas demais jornadas restantes.

São Paulo (3º) x Palmeiras (1º) – (6 de outubro, 22h00)

O clássico chamado de Choque-Rei por seus adeptos mostrará a diferença de realidades entre a equipa do Morumbi e os alviverdes. Isto porque o São Paulo vem de três empates seguidos, incluindo um desastroso empate em 1×1 contra o América-MG em casa, o que freou o embalo do time e o tirou da liderança. E mais, nas últimas seis jornadas, apenas uma vitória (contra o Bahia, por 1×0 também em seus domínios). Ainda assim, o São Paulo está apenas a um ponto do líder Palmeiras, e vencendo este jogo pode retomar a liderança indo aos 55 pontos.

Já o Palmeiras está embalado por seis jogos sem perder (contando também a Libertadores da América). Tirando a derrota para o Cruzeiro na Copa do Brasil, em que foi eliminado pela equipe mineira nas semifinais, são cinco vitórias e um empate no Brasileirão, o que o fez conquistar a liderança da competição até aqui. Uma vitória contra um postulante ao título como o São Paulo pode definir de vez a briga pelo título, além de um respiro na distância de quem for o segundo colocado.

São Paulo x Palmeiras (Foto: César Greco/AG Palmeiras)

Internacional (2º) x São Paulo (3º) – (14 de outubro, 20h00)

Apenas uma rodada depois de enfrentar o Palmeiras, o São Paulo tem outro compromisso muito difícil, desta vez contra o Internacional. Ambos os times não estão em outras competições, fazendo com que eles tenham mais espaço de tempo para ajustes entre as jornadas. Por este motivo, o Inter irá com tudo para fazer um bom resultado em confronto direto, já que os últimos resultados também fora de oscilação (1V, 1E e 2D).

Para o São Paulo, poderemos encontrar dois ambientes completamente diferentes. Se houver vitória a frente do Palmeiras, a equipa poderá ter reconquistado a liderança e poderá consolidar uma reviravolta ao vencer dois adversários diretos. Até mesmo um empate (pela jornada ser fora de casa) não será um mau resultado. Porém, se empatar ou perder para o Palmeiras, a pressão continuará e a falta de vitórias moldará um jogo mais tenso no Rio Grande do Sul, que pode manter o time na briga ou selar o adeus do tricolor à disputa pelo título.

Internacional x São Paulo (Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Estadão Conteúdo)

Palmeiras (1º) x Grêmio (4º) – (14 de outubro, 20h00)

Na mesma data e hora, o Palmeiras irá receber o quarto colocado Grêmio na capital paulista. Depois de visitar o São Paulo, o Palmeiras também poderá encontrar dois cenários diferentes para esta partida. Se tiver perdido na rodada anterior, deixando a liderança, o confronto com o Grêmio é a chance de não desistir e ainda tirar o time gaúcho do top 4. Se tiver saído com uma vitória, o confronto com o Grêmio terá menos peso, mas maior chance de deixar o Palmeiras bem isolado na tabela.

Já para o Grêmio, que antes irá enfrentar o Bahia em casa, poderá ser um sprint importante se conseguir duas vitórias seguidas. Com o avançado Éverton muito bem, e a manutenção de um elenco muito forte desde 2017, entrar na briga pelo título nacional irá coroar o excelente trabalho de Renato Gaúcho no time que o projetou para o futebol.

Um detalhe importante sobre estas duas equipas: ambas estão na semifinal da Libertadores. O Palmeiras enfrentando o Boca Juniors, e o Grêmio enfrentando o River Plate, rivais da Argentina. Por este motivo, as equipas terão que dosar os esforços entre as competições, o que pode fazer os treinadores continuarem a rodar o elenco no Brasileirão. Neste sentido, quem tem se dado melhor é o Palmeiras, que chega a trocar oito ou até nove jogadores em cada competição, e tendo um dos melhores e mais equilibrados elencos do país, a estratégia de Felipão tem dado certo.

Palmeiras x Grêmio (Foto: César Greco/AG Palmeiras)

O momento de decisão certamente é pela construção destes confrontos diretos faltando ainda 11 jornadas e muito para acontecer. O São Paulo ainda terá Flamengo, Corinthians e Grêmio em jornadas futuras, assim como o Palmeiras terá Flamengo e Atlético Mineiro. O Inter terá Santos e Atlético Mineiro, e por fim o Grêmio ainda terá jornadas contra Atlético Mineiro, São Paulo e Flamengo. Continue acompanhando o Fair Play para descobrir o que irá acontecer de mais empolgante no Brasileirão 2018.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter