Duelo Rubro Negro vai decidir a Glória Eterna em 2022

Marcial CortezSetembro 8, 20225min0

Duelo Rubro Negro vai decidir a Glória Eterna em 2022

Marcial CortezSetembro 8, 20225min0
A Libertadores 2022 já definiu seus finalistas. Flamengo e Athletico irão disputar a Glória Eterna em Guayaquil, no Equador, e aqui você vê um resumo das campanhas e o que esperar desse confronto final.

A Libertadores 2022 já definiu seus finalistas. Flamengo e Athletico irão fazer o confronto final, marcado para o dia 29 de outubro no Equador. As duas equipas eliminaram o argentino Velez Sarsfield e o atual campeão Palmeiras, respectivamente. Será o encontro da velha escola de Felipão contra a modernidade de Dorival Júnior.

Athletico: vitória em casa e pressão no Allianz

A equipa do Athletico fez uma excelente campanha no torneio. O Furacão se classificou em segundo lugar no seu grupo, pelos critérios de desempate, juntamente com o Libertad do Paraguai. O grupo ainda contava com o venezuelano Caracas e o boliviano The Strongest, que ficaram pelo caminho.

Nos oitavos de final, o Athletico enfrentou o mesmo Libertad e, com uma vitória em casa por 2-1 e um empate fora por 1-1, chegou aos quartos de final, quando enfrentou os argentinos do Estudiantes de la Plata. Com um empate em casa por 0-0 e uma vitória em terras portenhas com um gol marcado nos últimos minutos dos acréscimos, o Furacão chegou às semifinais para enfrentar o campeão Palmeiras.

No primeiro jogo, uma vitória em casa por 1-0 colocou o Athletico em vantagem para o segundo jogo no Allianz Parque. A casa do Palmeiras teve um público de pouco mais de 40 mil pessoas para ver o Verdão marcar o primeiro gol logo nos cinco minutos iniciais do jogo, e manter a vantagem até o final do primeiro tempo, quando o defensor Murilo foi expulso após uma entrada violenta no jogador do Furacão.

Com um jogador a menos, o Palmeiras ainda chegou ao segundo gol, marcado por Gustavo Gomez após lançamento de arremesso lateral. Mas o Furacão não se abateu e fez valer a superioridade numérica em campo. Os comandados de Felipão (que não estava no banco por ter sido expulso no primeiro jogo) conseguiram fazer um gol logo em seguida, e aos 84 minutos de jogo, num chute de fora da área, Terans acertou um belo chute de fora da área e garantiu o empate por 2-2, que colocou o Furacão na finalíssima.

Final Inédita entre Rubro Negros. Foto: Reprodução Instagram Conmebol Libertadores

Flamengo teve o caminho tranquilo

O Flamengo classificou-se facilmente em primeiro lugar no seu grupo, que contava com os peruanos do Sporting Cristal, os argentinos do Talleres e os chilenos da Universidad Católica. Nos oitavos de final, o Mengão enfrentou o Tolima da Venezuela, e com duas vitórias agregou um placar de 8-1 nas duas mãos (0-1 e 7-1).

Nos quartos de final, encarou o Corinthians e também obteve duas vitórias tranquilas. Em São Paulo, fez 0-2 e em casa ganhou novamente por 1-0 e chegou às semifinais com superioridade absoluta sobre o rival.

Nas semifinais, o Rubro-Negro foi à Argentina enfrentar o Velez Sarsfield e já no jogo da primeira mão mostrou a sua força. Uma sonora vitória por 0-4 colocou o Flamengo com um pé na final. No jogo da segunda mão no Maracanã, os comandados de Dorival Júnior não enfrentaram resistência argentina.

Apesar de sofrerem o primeiro revés aos 20 minutos do primeiro tempo, com gol de Lucas Pratto, o Mengão manteve a postura e empatou vinte minutos depois, com gol de Pedro, a sensação do time. No segundo tempo, o Rubro Negro não se intimidou e fez novamente valer a sua força, com um golaço de Marinho aos 68 minutos de jogo. O Flamengo chegou a marcar um terceiro gol, mas foi devidamente anulado pelo VAR. Mais uma vitória gigante do Mengão, que novamente aplicou um placar agregado elástico (6-1).

Flamengo elimina Corinthians nos quartos de final. Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O futuro, o palpite e a torcida

E agora? Quem vai ganhar o confronto final? Conseguirão os comandados de Felipão superar a força do Flamengo no momento da decisão? Isso só o tempo vai dizer. Mas nós podemos fazer umas previsões do que podemos esperar para o jogo final.

Decisão em jogo único sempre pode trazer surpresas, o tempo já nos mostrou isso. Uma expulsão, uma falha individual do defensor, um pênalti perdido, tudo isso pode acontecer e fazer a diferença num jogo decisivo. Essa é a beleza do futebol. Enquanto em outros esportes a equipa superior sempre vai vencer um confronto, no futebol essa ciência não é tão exata assim.

É óbvio e claro que o time do Flamengo é superior ao time do Athlético. Individual e coletivamente, o Rubro Negro está mais preparado para o título. Mas isso não quer dizer muita coisa, pois todos davam também como certa a classificação do Palmeiras e o Furacão deixou 40 mil palmeirenses a ver navios em casa.

O time do Athlético é forte, tem um técnico excepcional, que mesmo criticado por muitos chegou até a decisão da Glória Eterna. É um jogo em que sim, há um favorito que atende pelo nome de Flamengo, mas não existe vitória antes da bola rolar.

Sendo assim, prepare o controle remoto e a pipoca. O confronto entre os rubros negros cariocas e paranaenses vai ser emocionante. Dia 29/10, direto de Guayaquil, no Equador, vamos conhecer o novo dono da Glória Eterna.

Minha torcida? Athletico. Meu palpite? Flamengo campeão.

 

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS