CONMEBOL: Se pode complicar, para que simplificar?

Renato SalgadoOutubro 6, 20229min0

CONMEBOL: Se pode complicar, para que simplificar?

Renato SalgadoOutubro 6, 20229min0
O FairPlay foi à Córdoba, para acompanhar toda saga, e dificuldades dos adeptos tricolores, para chegar até cidade da final da Copa Sudamericana. Além disso, marcamos presença no primeiro treino da equipa em solo argentino, estivemos AO VIVO na saída dos jogadores do hotel para o estádio, além de um conteúdo com muitos bastidores da viagem!

A CONMEBOL continua insisitindo em um modelo de finais de Copas que dificulta o interesse dos adeptos em viajar para apoiar e suportar suas equipas. O modelo europeu de Final Única é bem legal na europa, aonde as viagens são curtas e não são caras. Além da UEFA, escolher cidades/sedes com estrutura para receber os viajantes… Aqui na América do Sul, o FairPlay acompanhou pela primeira vez, a final da Copa Sudamericana e trago aqui, todas as dificuldades / bastidores dos adeptos do time do São Paulo para conseguir chegar até Córdoba, Argentina.

Lembrando que a final da Copa Sudamericana, foi definida pela Confederação Sul-Americana para ocorrer no dia 02 de Outubro de 2022 na cidade de Brasília, capital do Brasil. Mas, como a CONMEBOL não pode ficar sem causar tumulto aos seus adeptos, ela mudou a sede da final para a cidade de Córdoba, no interior da Argentina. Ao invés de somente adiar o jogo, em uma semana! Mas, NÃO!! Preferiram levar a final para a Provincia de Córdoba, que não possui voos diretos do Brasil e nem uma grande quantidade de quartos de hóteis para hospedar os adeptos que viajam para suportar suas equipas! Além disso, havia um congresso mundial de odontologia, que dificultou ainda mais a vida e vinda do torcedor tricolor… Eu mesmo, não consegui reserva de hotel na cidade e tive que ficar hospedado na cidade de Villa Giardino. Há 78Km de distância do estádio Mário Kempes, palco da final.

Faço uma resalva à final da Copa Libertadores da América e aposto, que também terá público decepcionante, mediante ao tamanho das torcidas de Athletico e principalmente, a do Flamengo. Quito ou Guayaquil, cidade onde ocorrerá a grande final, não possuem voos direto do Brasil, e os adeptos terão que viajar até o Panamá ou Colombia para chegar a cidade da final. Além disso, Guayaquil tem cerca de 2500 quartos de hotel. Pensando que a capacidade do estádio é para mais de 50 mil pessoas, fica aquela famosa pergunta para a Conmebol, AONDE VÃO SE HOSPEDAR OS ADEPTOS??

Quem não teve condições financeiras de ir de avião, foi de ônibus, de Van, de caminhão e até mesmo, com o próprio carro. Em mais de três dias de viagem. Como os preços das passagens subiram absurdamente, decidi ir de avião de São Paulo à Buenos Aires. Mas para conseguir uma tarifa com preço razoável, tive que comprar a passagem de ida e volta, ficando 8 dias em solos argentinos… Com voos apenas três vezes na semana de Buenos Aires à Córdoba, os preços dos voos estavam tão caros quantos os vindos do Brasil… Foi quando decidi alugar um automóvel e ir à Córdoba de carro. Uma viagem de sete horas, se você for direto. Como resolvi levar meu filho de oito anos, paramos em Marcos Juarez para dormir e seguimos viagem na manhã seguinte, direto ao estádio Francisco Cabasés, campo do Club Atlético Talleres, para acompanhar a chegada da delegação da equipa São-paulina ,que chegaria às 15hs, para realizar seu primeiro treino em solo argentino.

Imagem: @Pibe813

Compra de Ingressos

Como a logística para a final da Copa Sudamericana era para verdadeiros adeptos, ou melhor, para guerreiros que amam o Tricolor Paulista, a procura por ingressos foi boa, mas não suficiente para esgotar os 15 mil ingressos destinados ao São Paulo Futebol Clube. Mas mesmo assim, a Conmebol tem que aparecer para dificultar a vida dos adeptos, principalmente a do São-paulino. Após realizar a compra no site da Conmebol, você precisava imprimir o comprovante de pagamento, isso mesmo, imprimir o Voucher, mais o comprovante de pagamento e levar até o estádio do Morumbi, em São Paulo para retirar o ingresso da final. Mas se não bastasse, a Confederação Sul-Americana anunciou que só seria possível realizar a troca em Córdoba, até o dia 01 de Outubro, um dia antes da final. Isso causou um enorme desespero nos adeptos que estavam indo à Argentina, e eram residentes de fora da cidade de São Paulo e chegariam a cidade da final no sábado, dia do jogo.

Por causa da falta de divulgação na cidade, quase nenhum cidadão de Córdoba sabia que teríamos uma final de Copa Sudamericana no estádio Mário Kempes. Os adeptos do Talleres, etavam preocupados com o jogo de Domingo, contra o Lanús para fugir da zona de rebaixamento do campeonato argentino. Outro fator para afastar os adeptos, foram os valores dos ingressos! Como são sempre cobrados em dólar, e a moeda americana está muito bem valorizada no Brasil, (R$5,20 – U$ 1) comparada ao Real. Haviam dois setores para os São-paulinos. Atrás do gol U$ 57,00 e no meio do estádio por U$ 130,00.

Ida ao estádio Mário Kempes

Como mencionei acima, estávamos em uma cidade há quase 80Km de distãncia e resolvemos sair cedo para o estádio. No caminho, verifiquei que o hotel em que a delegação do São Paulo estava hospedada era no caminho para o estádio. Então, resolvi arriscar e parar para ver se conseguia ver algum jogador ou até mesmo, pegar a palavra de alguém da comissão técnica ou atleta que estivesse na reserva para começar a partida. Par minha sorte, consegui pegar a saída da equipa para os ônibus da organização da competição para se dirigir ao estádio Mário Kempes. Acreditem ou não, ainda tive a sorte, de entrar com o meu carro junto do ônibus da equipa, e membros da comissão técnica. Foi uma perseguição inesquecível, com direito até a batedores de polícia escoltando o nosso carro!!!

O jogo

Na primeira metade do primeiro tempo, o Independiente Del Valle deixou o São Paulo perdido em campo, envolvendo o time do morumbi com toques e contando com a sonolência de parte da equipa tricolor. Logo o Del Valle chegou com perigo, no segundo ataque, a equipa equatoriana abriu o placar, isso tudo antes dos 15 minutos do primeiro tempo. Depois disso, o São Paulo tentou o empate, mas como em muitas vezes nessa época, a equipa pecou na finalizações, desperdiçando muitos golos e chances de empatar e até virar a partida. Mas no futebol, a bola pune, e quem não faz, toma! Dito e feito, em meio a pressão do Tricolor do Morumbi no meio do segundo tempo, o Del Valle envolve mais uma vez a defesa do São Paulo e faz 2×0. Matando e enterrando qualquer chance de quebrar o tabu de 10 anos sem conquistas internacionais.

Decepcionante a forma como a equipa se portou em campo. Parecia sem alma, sem vontade! Para alguns jogadores, tanto faz ganhar ou perder. Entram em campo de salto alto, achando que ganhariam facilmente da equipa do Equador. Sempre é díficil entender a perda de um título, mas é mais díficil ainda, entender como “ATLETAS” de alto rendimento podem NÃO render em uma final de campeonato, aonde a sua torcida se mobiliza, e “invade” Córdoba para apoiar e conduzir a equipa ao título… E infelizmente, acabou vendo o Del Valle dar um nó tático no Rogério Ceni, que esperou a equipa tomar o segundo golo, para substituir  jogadores que não estavam jogando nada e nem deveriam ter voltado do vestiário para o segundo tempo.

Imagem: @Pibe813

O que já está ruim, que não pode piorar???

Intervalo de jogo e meu filho me pede para ir ao banheiro! Quando saio para procurar por um, me indicam que só tinham banheiros químicos no estádio, com longas filas e imundos…. Aí eu pergunto, um estádio de Copa América, recém reformado, não possui banheiros comuns?? Ou seria mais um perrengue, patrocinada pela querida Conmebol??

E para fechar com chave de ouro, estamos voltando para nossos lugares para assistir o segundo tempo e meu filho me pede para comprar uma água mineral, porque está calor e ele está com sede…. Para minha surpresa e revolta, os seis quiosques que fui procurar para comprar água, me informaram que não havia mais água para vender no estádio… e que eu que desse refrigerante para meu filho!!!! E tudo isso aconteceu, no intervalo do jogo. Os vendedores só tinham refrigerante e cerveja sem álcool, UM COMPLETO ABSURDO DA ORGANIZAÇÃO!!!!

Já a diretoria, continua trabalhando contra o clube. Se não bastasse o GOLPE dado pelo presidente do clube, Júlio Casares, realizando mais uma eleição para mudanças no estatudo do clube para poder concorrer a reeleição no ano de 2023, o que era proíbido e votado pelo mesmo Júlio Casares na formatação do estatuto alterado recentimente!! Além de ter os salários, direitos de imagem, e de arena atrasados, já negociados e renegociados, e que não estão sendo cumpridos…E que até o momento, não foram pagos. E se não bastasse toda essa vergonha, você descobre que a diretoria não pagou nem a premiação pela classificação para a final da Copa Sudamericana!

Detalhe, A CONMEBOL já efetuou o pagamento da premiação para o São Paulo, que não repassou aos jogadores POR QUE???

A cada dia que passa, a torcida mostra seu amor e importância junto ao clube. Já o clube, há décadas vem sendo sugado $$$$ pelos VAMPIROS membros da própria diretoria/conselho vitálicio, na espera que transformem a instituição em SAF (Sociedade Anônima do Futebol) para apagar, ou melhor, pagar a conta de todo desfalque!

 

Se quiserem ver mais fotos e videos dos bastidores da cobertura da viagem, acessem e me sigam no Instagram e Twitter:  @Pibe813 e também, no @FairPlay.pt

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS