Boca Jrs x Fluminense, quem será o campeão da Libertadores 2023?
Boca Juniors e Fluminense se enfrentam pela decisão da CONMEBOL Libertadores neste sábado (4/11), às 17h (de Brasília), no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.
Para a finalíssima, o técnico do Boca Juniors Jorge Almirón, não poderá contar com Marcos Rojo, expulso diante do Palmeiras na semifinal, e Exequiel Zeballos, lesionado no início do mês de outubro. Além disso, Benedetto tem uma lesão muscular e é dúvida para o confronto, assim como o zagueiro Valentini.
A provável escalação do Boca Juniors para a final é: Romero; Advíncula, Figal, Valentini e Fabra; Medina, G. Fernández, E. Fernández e Valentin Barco; Merentiel e Cavani.
Já o técnico Fernando Diniz terá força máxima para escalar o Fluminense contra o Boca Juniors. Isso porque os zagueiros Felipe Melo e Nino participaram de todos os treinamentos desta semana e estão novamente à disposição do treinador. A única dúvida de Fernando Diniz para a decisão diante dos argentinos está no setor ofensivo. O treinador ainda não definiu se irá escalar o Fluminense no 4-3-3 ou no 4-2-4.
A segunda opção abre espaço para a entrada do atacante John Kennedy, mas enfraquece a marcação no meio-campo. O mais provável é que o comandante tricolor opte por uma formação um pouco mais cautelosa, com três homens no meio-campo, mas a presença de John Kennedy na equipe não está descartada.
Desta forma, uma possível escalação do Fluminense é a seguinte: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli (Alexsander, Lima ou John Kennedy) e Ganso; John Arias, Keno e Germán Cano.
Arbitragem
- Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
- Árbitro assistente 1: Alexander Guzman (COL)
- Árbitro assistente 2: Dionisio Ruiz (COL)
- Quarto árbitro: Andres Rojas (COL)
- Quinto árbitro: Wilmar Navarro (COL)
- VAR: Juan Lara (CHI)
- AVAR 1: Angelo Hermosilla (CHI)
- AVAR 2: Edson Cisternas (CHI)
O caminho até a final
- O Boca Juniors iniciou a competição direto na fase de grupos e teve campanha tranquilo ao passar em primeiro em uma chave que tinha ainda Deportivo Pereira (COL), Colo-Colo (CHI) e Monagas (VEN).
- Das oitavas de final em diante, o Boca Juniors não venceu nenhuma única partida sequer e conseguiu todas as classificações por meio dos pênaltis. A equipa argentina despachou Nacional (URU), Racing (ARG) e Palmeiras na marca da cal.
- O Fluminense também passou em primeiro no Grupo D com o mesmo número de pontos do River Plate. Nas oitavas, os comandados de Diniz eliminaram o Argentinos Juniors. Nas quartas, a classificação aconteceu após vencer o Olímpia (PAR) nos dois jogos. Já nas semifinal, o time conseguiu o feito de bater o Internacional em pleno Beira-Rio.
Histórico no torneio
- O Boca Juniors soma seis títulos da CONMEBOL Libertadores em sua história. A equipa argentina luta para ser ao lado do Independiente(também da Argentina), o maior vencedor de Copas Libertadores do continente. Uma vez que já conquistou o troféu em 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007.
- O Fluminense busca pela primeira vez o título da competição. O mais próximo que ficou do troféu foi o vice-campeonato, em 2008, após derrota na final para a LDU em casa nos pênaltis.
Onde assistir?
Boca Juniors e Fluminense se enfrentam no dia 4 de novembro, às 17h, no Estádio do Maracanã, pela decisão da CONMEBOL Libertadores, com transmissão na televisão aberta e fechada. A TV Globo vai transmitir a partida em canal aberto, além da ESPN & Star+, e da Conmebol TV.
Palpite
O meu palpite é de um jogo muito truncado, com o Fluminense tentando impor seu ritmo de jogo de troca de passes rápidos, tentando envolver o time do Boca, que por sua vez, virá para realizar mais do seu anti-jogo, como fez contra Nacional, Racing e Palmeiras nas fases anteriores… tentando levar a partida para a decisão por penaltis!
Além de contar com a benevolência do árbitro, o colombiano Wilmar Roldan. Que adora picotar a partida, parando o jogo toda hora, irritando a equipa que busca jogar futebol.
Resultado: Fluminense 3×1 de virada, com gols de Cano, Arias e Kennedy. Gol do Boca será de Cavani