Big Deal à Fair Play: relançamento de Coutinho no Bayern

Rafael RibeiroAgosto 17, 20194min0

Big Deal à Fair Play: relançamento de Coutinho no Bayern

Rafael RibeiroAgosto 17, 20194min0
É a grande transferência na Alemanha com a chegada do canarinho Philippe Coutinho aos bávaros do Bayern de Munique. É para ti o Big Deal da semana?

Coutinho foi a sensação surpresa desta semana no mercado do futebol. Com a sua saída praticamente certa do Barcelona, faltava saber em qual equipa o jogador brasuca iria tentar reerguer sua carreira, e após muito se falar em uma possível ida ao PSG como parte de um acordo dos catalães pelo retorno de Neymar, seu futuro vira-se para a Alemanha, e o Bayern parece o destino ideal para que o jogador tenha novamente os bons momentos que teve no Liverpool.

Philippe Coutinho (Barcelona ->> Bayern de Munique)

Nome: Philippe Coutinho Correia
Idade: 27 anos
Nacionalidade: Brasileira
Temporada 18/19: 54 jogos, 11 golos e 5 assistências
Valor de Mercado: 90 milhões de euros
Valor de Transferência: Empréstimo de uma época com opção de compra estimada em 120 milhões de euros

Desde que Coutinho, praticamente no ápice de sua carreira, sendo um dos líderes técnicos do Liverpool, decidiu mover-se para o Barcelona, foi possível notar uma queda visível em seu futebol. Se pela equipe inglesa foram 201 jogos, 54 golos e 45 assistências, já durante uma época e meia pelo Barça foram 76 jogos, 21 golos e 11 assistências, porém mais do que números mostrando sua passagem menos marcante pela Espanha, os próprios desempenhos durante as jornadas mostravam uma irregularidade até então comum na carreira de Philippe.

Afinal, ao sair do Vasco da Gama como uma grande promessa brasileira para os relvados europeus, a verdade é que sua primeira aparição no velho continente pela Inter de Milão não foi das mais empolgantes. Em 47 jogos, apenas 5 golos e 4 assistências, e o empréstimo ao Espanyol surgiu, curiosamente como pode surgir agora, uma oportunidade de reconquistar seu espaço. Na equipa espanhola, o prémio de revelação do campeonato espanhol foi mais uma das provas de que a Inter apostaria novamente em seu trabalho.

Foram 9 milhões de euros, pagos pelo Liverpool a Internazionale, que serão multiplicados em mais do que 10 vezes com a transação desta semana (se confirmarem as informações de uma opção obrigatória de compra de 120 milhões de euros do Bayern de Munique após a primeira época). Coutinho viveu na Inglaterra o melhor momento de sua carreira, consolidando seu futebol também na Seleção Brasileira. Ainda que falte protagonismo com a camisola amarela e verde, Coutinho mostrou que tem futebol a exibir ao conquistar com o Brasil a recente Copa América de 2019.

Coutinho foi um dos bons nomes do Brasil na conquista da Copa América 2019 (Foto: Kaz Photography/Getty)

Jogando como um extremo esquerdo, ou mesmo como um médio ofensivo mais centralizado, seus melhores momentos aparecem quando tem a determinação de controlar o jogo. Quando se torna decisivo com passes agudos e certeiros, assim como chutes de longa distância normalmente indefensáveis. O Bayern aparece ao Coutinho como o par de sucesso para um relançamento. Apesar de soberano na Bundesliga, com um heptacampeonato que prova a hegemonia da equipa em seu país, o último título de Champions League, em 2012/2013, pode ser o desafio correto para Coutinho em seu novo desafio.

No mesmo dia em que Coutinho celebra uma nova internacionalização pelo Brasil para amistosos de 2019 preparatórios para a Copa América 2020 e para as Eliminatórias do Mundial de 2022 no Catar, a notícia de sua transferência para o Bayern cai para o jogador e para Tite como um novo passo rumo ao protagonismo. Assim, o treinador brasileiro olha com mais alívio para o futuro de um de seus principais comandados, e tira um dos pesos de suas costas, ainda que falte a decisão de transferência (ou não) de Neymar nesta janela. Fato é que Coutinho não precisou esta novela se encerrar para começar mais um capítulo da sua própria história, ao não perder tanto tempo quanto o compatriota e já trabalhar para um recomeço.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter