As novidades de Roberto Martínez: hora da mudança ou produto da ilusão?
Roberto Martínez anunciou uma convocatória de 32 atletas para os desafios particulares ante a Suécia e a Eslovénia. O selecionador português sabe que esta é a última oportunidade para testar elementos, já que a próxima lista será a definitiva para o Euro 2024, onde já não existirá tempo para experiências e mexidas de última hora, que possam surpreender os aficionados portugueses.
A extensão dos nomes apresentados por Roberto Martínez chamou a atenção, mas foi facilmente explicado nos momentos seguintes, na conferência de imprensa, com o grupo a ser partido em três: um conjunto para os dois desafios, um dedicado à Suécia e outro concentrado na Eslovénia. É uma gestão inteligente e que deixa os jogadores com mais “segurança”. Afinal, estamos numa fase muito apertada de todos os campeonatos europeus (mais Arábia Saudita), com provas internas e continentais a atingirem o seu ápice. O espanhol teve a consciência de que os duelos de março são somente amigáveis, não contam para quase nada, e a maioria dos atletas estão mais concentrados nos desafios dos seus emblemas.
Alguém duvida que para Bernardo Silva, João Félix ou Rafael Leão, esta chamada é apenas um complemento? Há inclusivamente um certo receito (totalmente assumido) do surgimento de lesões. Nunca é positivo sofrer uma, principalmente se for grave, mas “magoa mais” se a mesma ocorrer num destes dois desafios. Ainda assim, representar a Seleção Nacional deve ser encarado como uma honra e serão sempre exigidos serviços mínimos e uma postura séria, em busca da vitória, mesmo que o triunfo não ofereça os três pontos, mas apenas uma salva de palmas.
Estás num estação de serviço e entra a seleção! O que é que fazes? 🚌☕ #PartilhaAPaixão pic.twitter.com/64CZfaO3q7
— Portugal (@selecaoportugal) March 20, 2024
Roberto Martínez já não surpreendeu tanto nos nomes escolhidos. São muitos, mas poucos merecem um ar de pasmo. Perdeu-se Francisco Trincão por lesão a meio da semana, mas ainda assim foram três as novidades absolutas na Cidade do Futebol: Jota Silva (Vitória SC), Dany Mota (Monza) e Francisco Conceição (FC Porto). É de fácil perceção que serão componentes que não vão ser convocados para o Euro 2024, mas que podem fazer parte de um novo ciclo, que deverá arrancar após a prova que se vai realizar na Alemanha, durante o verão. A chamada de Jota Silva é a prova que com esforço e qualidade se pode chegar a vestir a camisola das Quinas. Mesmo atuando numa equipa fora do top 4 da Liga Portugal, o extremo conseguiu captar a atenção de Roberto Martínez, que lhe decidiu dar uma oportunidade neste estágio, onde é praticamente certo que some minutos. Contudo, eram esperados mais “Jotas Silvas”, ou seja, mais surpresas. Nuno Mendes, é novidade, mas expectável, tal como Diogo Leite ou até mesmo João Mário (dado o fascínio por laterais direitos). Não falta qualidade no campeonato português e lá fora, que possa causar dúvidas ao catalão na hora de montar as suas convocatórias.
… 😳💛 #PartilhaAPaixão pic.twitter.com/KecpeX7buH
— Portugal (@selecaoportugal) March 20, 2024
Contra Jota Silva, que se podia chamar Francisco Trincão, Francisco Conceição ou Dany Mota, está a posição onde atua. Escrevi no parágrafo acima que certos nomes podem surgir como novidades, devido ao encerramento de um ciclo. Mas, para azar dos quatro mencionados, nenhum extremo ou avançado se deverá retirar ou deixar de contar para Roberto Martínez. Olhemos aos nomes:
Francisco Conceição (FC Porto)
Jota Silva (Vitória SC)
Dany Mota (AC Monza)
Bruma (SC Braga)
Rafael Leão (AC Milan)
João Félix (FC Barcelona)
Cristiano Ronaldo (Al Nassr)
Gonçalo Ramos (PSG)
Bernardo Silva, semelhanças entre Jota Silva e Jack Grealish? 👀 E não são muitas, e não são poucas… 😂 #PartilhaAPaixão pic.twitter.com/11s1BOHaVs
— Portugal (@selecaoportugal) March 19, 2024
Cristiano Ronaldo deveria ceder o seu lugar aos mais jovens, mas o craque do Al Nassr quererá continuar a somar internacionalizações, com a possível exigência de seguir sendo titular. Bruma é o único na “corda bamba” e é apenas uma vaga. Não nos podemos esquecer que esta é uma convocatória de 32 elementos. Alguém acredita que Jota Silva, ou os outros, seriam chamados para um estágio válido pela qualificação? O círculo de Roberto Martínez é extremamente fechado. Mesmo com as novidades inerentes, a lista de março comprovou isso na perfeição. Haverá muito pouco espaço para experiências. O tempo será preenchido com o aprimoramento de certezas.
Por fim, o caso Pedro Gonçalves. Infelizmente lesionou-se nos oitavos de final da Liga Europa (o tal medo de tantos jogadores) e ficou impossibilitado de ser convocado por Portugal. A sua ausência do Euro 2024 é quase certa (se já não o era antes). Porém, será que o mesmo caberia na lista de Roberto Martínez?
«Todos os jogadores têm uma história diferente, um caminho diferente. Acho que o Pote está a ter uma época espetacular, são 16 golos e 13 assistências. Acho que teve muito azar. As lesões fazem parte da vida dos jogadores e o Pote vai voltar aos relvados ainda mais forte. É um momento difícil, porque o Pote tinha todas as condições para estar no estágio», afirmou o catalão.
Em Espanha existe uma expressão que se aplica muito bem neste caso: ‘ni fu ni fa’. Nunca ficaremos a saber a verdade, já que Roberto Martínez sempre disse que Pote estava perto do grupo, além de elogiar o atleta do Sporting, mas nunca o convocou.
Em suma, são previsíveis duas vitórias. Portugal dará seguramente o seu melhor, tentando não provocar lesões nos seus jogadores. O mais interessante será verificar os minutos dos ‘caloiros’ e a sua distinção na prova. Caso passem com nota 10, será que continuam nas contas?
Primeira chamada à seleção não se esquece! 👋🇵🇹 #PartilhaAPaixão pic.twitter.com/lsWoGNqgYB
— Portugal (@selecaoportugal) March 19, 2024