A previsão de Mourinho: Xabi Alonso um treinador de excelência

Emanuel RicardoNovembro 25, 20234min0

A previsão de Mourinho: Xabi Alonso um treinador de excelência

Emanuel RicardoNovembro 25, 20234min0
Antes de ser um treinador da moda, Xabi Alonso teve o seu nome destacado pelo português, em mais uma das suas famosas profecias

A segunda temporada de Xabi Alonso como treinador principal do Bayer 04 Leverkusen (a primeira completa) tem ultrapassado todas as espectativas. Os löwen estão na primeira posição da Bundesliga (31 pontos), à frente do todo poderoso Bayern Munich FC (29 pontos), e em primeiro lugar do grupo H da UEFA Liga Europa, tendo vencido os quatro jogos realizados até ao momento. Se os números não chegam para justificar, basta observar alguns jogos dos alemães para ver uma equipa qualitativamente elevada e com todos papeis e dinâmicas muito bem definidos.

Todavia, existe um homem que nunca se deixou surpreender por Xabi Alonso. Este é José Mourinho. O special one é conhecido por fazer várias previsões no mundo do futebol, especialmente em contexto de conferências de imprensa, e o sucesso do antigo médio espanhol como treinador não escapou ao timoneiro do AS Roma.

É preciso recuar até 2019 e a uma entrevista dada por Mourinho a uma desenvolvedora de videojogos, que conta com o apoio do treinador, para encontrar as palavras do português: “O pai de Xabi Alonso foi treinador, ele cresceu parecido comigo, com um pai jogador e despois treinador. Depois, tornou-se um jogador de topo, numa posição em campo que lhe dá um conhecimento muito elevado. Jogou em Espanha, em Inglaterra e na Alemanha, sendo treinado pelo Pep Guardiola (Bayern Munich), por mim (Real Madrid FC), pelo Carlo Ancelotti (Real Madrid) e pelo Rafa Benítez (Liverpool FC). Colocando todos estes fatores juntos, o Xabi tem condições para ser um treinador muito bom”.

Foi preciso esperar quatro anos para que estas palavras se confirmassem, mas aconteceram. Xabi Alonso começou a sua carreira de treinador sénior em junho de 2019, na Real Sociedad de Fútbal, depois de ter treinado a formação do Real Madrid, e a sua jornada tem sido sempre em crescente. Inclusive, segundo informações avançadas pela comunicação espanhola, Xabi Alonso será treinador do Bayern na próxima época, regressando a um local onde já foi feliz.

É de recordar ainda que os dois já se enfrentaram enquanto treinadores, na temporada passada, nas meias-finais da Liga Europa, num duelo entre a Roma e o Bayer Leverkusen.  Mourinho levou a melhor sobre o seu pupilo, numa eliminatória que contou apenas com um golo em dois jogos. Edoardo Bove foi responsável pelo tento solitário, marcado na 1.ª mão, em Roma. No segundo encontro, uma completa guerra tática deixou o resultado em branco.

Ao contrário de José Mourinho, Xabi Alonso é um claro amante do sistema de três defesas-centrais, que na Alemanha lhe permite ter dois alas muito ofensivos e com pouca responsabilidade defensiva (Grimaldo e Frimpong). O plantel foi contruído de forma a alinhar perfeitamente nas ideias de Xabi Alonso e as chegadas de Grimaldo, Victor Boniface, Granit Xhaka e Jonas Hofmann são as provas do mesmo. Com a exclusão de Nathan Tella, todas as compras que exigiram um significativo esforço monetário têm sido titulares e estado em evidência nos löwen.

Atualmente, o Leverkusen é o segundo melhor ataque (34 golos) e a segunda melhor defesa (10 golos) da Bundesliga, atrás do Bayern Munich em ambas as estatísticas (42 e 9), seguindo com 10 vitórias e um empate em dez jogos. No final da temporada, poderemos assistir ao destronar dos gigantes da Baviera, que ganham a liga há 11 temporadas consecutivas.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS