10 Jogadores em Fim de Contrato na Bundesliga
Mais uma época que se aproxima a velocidade assombrosa para a altura das decisões. E se as decisões dentro de campo são fundamentais, fora dele é necessário um planeamento cuidado e uma visão infalível para o negócio para atingir o sucesso. O Fair Play deixa-lhe dez nomes de craques da Bundesliga que terminam contrato em 2018, estando por isso disponíveis para assinar a custo zero por qualquer clube.
1. Arjen Robben, Bayern Munique
Não é preciso falar muito sobre o holandês voador. Um dos melhores jogadores da década, provavelmente o melhor dos Países Baixos continua a ser, com quase 34 anos um dos melhores extremos do futebol Mundial. Com um pé esquerdo prodigioso e uma velocidade estonteante, Robben adora deixar adversários pregados ao relvado, assistir colegas e marcar golos (esta época tem um score de 5 golos e 8 assistências em 23 jogos), sendo por isso, mesmo com a idade que tem, um alvo extremamente apetecível para muitos clubes europeus.
2. Frank Ribéry, Bayern Munique
Mais um veterano em fim de contrato. Com características semelhantes ao seu companheiro acima enunciado, com a exceção de ser destro, o antigo internacional francês de 34 anos apresenta a facilidade no drible que evidenciava quando explodiu ao serviço do Marselha, conseguindo ainda aliar a isso uma capacidade de explosão assinalável para a idade que tem. Ribéry soma três golos e duas assistências em 19 jogos esta época, ele que não seria certamente recusado por grande parte dos clubes por esse mundo fora.
3. Max Meyer, Schalke 04
O jovem internacional alemão tem sido um dos destaques do Schalke de Domenico Tedesco, não sendo de estranhar uma disputa acesa pelo jovem médio no verão, ele que esta época se tornou num playmaker extremamente completo, passando de um médio ofensivo/extremo para um box-to-box de enorme valia, ele que até na posição 6 já atuou este ano. Com apenas 22 anos, Meyer tem ainda muito para dar e muito para crescer, ele que é um dos meninos bonitos do Schalke, que vai certamente tentar tudo para o manter renovando o contrato, principalmente depois de ver fugir Leon Goretska a custo zero para o Bayern.
4. Zlatko Junuzovic, Werder Bremen
Mais um jogador que daria muito jeito a várias equipas da Bundesliga. O internacional austríaco destaca-se pela entrega e capacidade física, aliada a uma interessante qualidade técnica. Atuando como médio-interior ou ala num 4-4-2, Junuzovic tem sido há várias épocas uma das principais figuras do Bremen, somando boas exibições e sendo fundamental para as boas exibições da equipa. O internacional austríaco em 55 ocasiões é mais um dos bons jogadores que termina contrato este verão, ele que a caminho dos 31 anos pode ter aqui a ultima oportunidade de fazer um grande contrato.
5. Lukas Hradecky, Eintracht Frankfurt
Associado ao Benfica no Verão o guardião finlandês termina contrato no verão, o que pode motivar os encarnados e voltar à carga. Hradecky é um dos melhores guarda-redes da Bundesliga, dotado de grandes reflexos, de rapidez a sair dos postes e um bom jogo de pés. A juntar a isto, o internacional finlandês tem apenas 28 anos, estando por isso a entrar naquela que é considerada a melhor fase da carreira de um guarda-redes. Não faltarão por isso interessados naquele que é um dos principais responsáveis pela bela campanha do Eintracht, e que tem inquestionavelmente qualidade para voos mais altos.
6. Marwin Hitz, Augsburgo
Mais um belo guarda-redes nesta lista de jogadores em breve livres de contrato. O internacional suíço de 30 anos tem sido um dos destaques da muito positiva campanha da equipa bávara, onde é totalista com 22 jogos. Dotado de bons reflexos, Hitz é igualmente forte a sair da baliza, revelando no jogo de pés a sua maior lacuna. Em fim de contrato, o campeão alemão pelo Wolfsburgo terá certamente múltiplos interessados, tendo já sido associado a um possível regresso ao clube que deixou para representar o Augsburgo.
7. Marc-Oliver Kempf, Friburgo
Já esmiuçado noutros artigos, o jovem campeão europeu sub-21 alemão em 2017 tem tudo para se afirmar na alta roda do futebol europeu. Leitura de jogo, antecipação, poder de impulsão, desarme e qualidade a sair a jogar são as armas do central de 23 anos, que já foi inclusive associado ao Benfica. A custo zero, e com a qualidade que tem, não lhe faltarão certamente interessados naquele que é mais um jovem central da nova escola alemã, na senda de Mustafi, Rudiger ou Sule.
8. Emiliano Insúa, Estugarda
Um bem conhecido dos adeptos portugueses, sobretudo os sportinguistas. O lateral esquerdo argentino teve uma boa passagem pelos leões, fazendo a diferença com os seus cruzamentos, a sua agressividade, e uma enorme capacidade de fazer o vaivém no corredor esquerdo. Em fim de contrato com o Estugarda, e sabendo que Fábio Coentrão está em fim de contrato, o regresso do argentino de 29 anos deve estar a ser certamente equacionado em Alvalade.
9. Rafinha, Bayern Munique
O experiente e polivalente lateral brasileiro é um dos mais apetecíveis jogadores do mercado para muitas equipas. Competente, forte tecnicamente e taticamente, o internacional brasileiro é um homem de confiança para os seus treinadores, não se notando a falta dos habituais titulares quando o brasileiro é chamado a jogo. Com 33 anos este poderá ser o ultimo contrato da carreira, não sendo de estranhar a escolha de um campeonato mais periférico onde possa enriquecer a sua conta bancária.
10. Lewis Holby, Hamburgo
Uma eterna promessa do futebol alemão. O médio-ofensivo formado no Schalke 04, que já representou o Tottenham, era visto como um dos mais promissores médios do futebol alemão, no entanto tarda em confirmar a qualidade que lhe apontavam. Aos 27 anos poderá já ser tarde para o criativo do Hamburgo, que ainda assim deverá ter várias equipas alemãs interessadas no seu concurso.
Estes são alguns dos alvos em fim de contrato na Bundesliga, havendo muitos mais, que podem ser reforços importantes para várias equipas. Resta saber que futuro os espera, se uma saída ou uma renovação de contrato.