9 jogadores sub-23 com contratos a expirar em Junho de 2022 pt.3

Francisco IsaacJaneiro 29, 20225min0

9 jogadores sub-23 com contratos a expirar em Junho de 2022 pt.3

Francisco IsaacJaneiro 29, 20225min0
Fica a saber de 9 jogadores jovens que podem assinar a custo-zero neste Verão, ou que até pode sair já, com mais 3 nesta parte 3

Como em todos os anos, há uma série de jogadores profissionais do mundo do futebol com o seu contrato a terminar, e o Fair Play escolhe 9 nomes abaixo do escalão etário sub-23 (dividido em três partes de três) que podem aguçar o interesse de equipas portuguesas, seja pelo talento, polivalência, margem de progressão ou sentido de oportunidade. Esta é a 2ª parte, e podes ler a primeira neste link!

BOUBACAR KAMARA (OLYMPIQUE MARSEILLE)

Boubacar Kamara vai ser uma das maiores perdas para o emblema do Olympique de Marselha, já que até ao momento o clube não foi capaz de garantir a renovação de contrato junto ao trinco de 22 anos, que está assim perto de sair a custo-zero no fim da actual temporada, podendo abandonar já em Janeiro caso surja uma proposta significavamente interessante, apesar de todos os pretendentes deste talento jovem estarem dispostos a esperar por Junho de 2022.

Mas valerá o médio toda esta atenção? Talvez, especialmente pela riqueza técnica que traz ao campo, denotando-se uma facilidade para passar dos “serviços” defensivos para os de ataque, conjugando bem a missão de amparar a defesa em situações de rotura com o funcionar como primeiro elemento de transmissão da redonda, o que possibilita outra gestão e manobra por parte do corpo técnico.

A margem de progressão é, sem dúvida alguma, de excelente calibre, tendo espaço para continuar a se desenvolver como uma unidade de alto peso para qualquer clube, mas seria essencial ser orientado por quem conseguisse fornecer outras “armas” na questão da compreensão táctica e no de facilitar (ou, pelo menos, não complexificar) de certas jogadas, dois detalhes ainda por serem lapidados. De qualquer forma, o Marselha poderá perder um dos seus maiores triunfos da formação dos últimos anos, e agora é esperar por ver se o destino será a Premier League (Arsenal, Manchester United e Leicester City têm surgido na lista de rumores) ou Serie A no início deste próximo Verão de 2022.

GERMÁN BERTERAME (SAN LUÍS)

Raça, resiliência e leal, são as palavras que melhor ajudam a definir um dos jogadores desta lista, que é Germán Berterame, avançado argentino do San Luís da Liga MX, que finda a sua ligação a este emblema dentro de alguns meses e que poderá ser um activo interessante, incluído para clubes portugueses. Não sendo um talento extraordinário ou um ponta-de-lança com um poder de finalização especial, pode conferir certas “armas” a equipas que gostam de enveredar por uma cultura de combate junto à área, de pressão alta e de insistência de processos até abrir algum tipo de falha entre linhas na defesa contrária, encaixando o avançado na perfeição neste tipo de estratégia.

Um atleta de qualidade, Germán Berterame pode funcionar como segundo avançado de apoio à principal referência na área, desdobrando boas situações de ataque e oportunidades, fornecendo uma dinâmica contínua e insistente que pode permitir outra presença no último terço, ficando só por melhorar o seu poder de finalização – no último Apertura da Liga MX concretizou 9 golos em 14 jogos – e decisão, e uma saída para uma liga europeia poderia funcionar em seu beneficio a longo-prazo.

ROMAN YEVGENYEV (DYNAMO MOSCOW)

De titular absoluto no Dínamo de Moscovo para suplente com pouco tempo de utilização, a vida do central Roman Yevgenyev não está a correr de feição e tudo se deve ao facto de não ter aceite uma renovação de contrato com o emblema moscovita, já que o internacional russo por uma ocasião está com os olhos postos em novos horizontes, e é um dos jogadores de maior cobiça no mercado russo. Um dos produtos de melhor categoria do Dínamo, o defesa tem qualidades de calibre alto para conseguir ser protagonista tanto na liga russa como na Bundesliga ou Premier League, seja pela frieza na abordagem ao jogo aéreo ou na marcação próxima ao adversário directo, no garantir de um canal de comunicação claro e isento de dúvidas e de não ter receio de se assumir como foco do eixo-defensivo, algo visto e bem observado nestas últimas três temporadas.

Com o relógio de saída a apertar, o Dínamo de Moscovo avançou para uma estratégia de o colocar quase à parte de modo a forçar uma assinatura de novo contrato, já que existe um risco gritante de saída sem qualquer beneficio a seu favor, algo que pode danificar a evolução e crescimento deste central de 22 anos. De qualquer modo, Roman Yevgenyev é um dos jogadores mais interessantes da sua geração na Rússia, e o futuro poderá passar por uma saída para o Zenit ou CSKA, clubes associados, neste momento, ao seu concurso, apesar de existirem rumores de que Augsburg, Köln ou Mainz estão a efectuar algumas sondagens.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS