10 Novatos em Estreia na Bundesliga
Ihlas Bebou- Hannover
O extremo internacional togolês contratado no final de agosto ao Fortuna Dusseldorf tem sido uma das agradáveis surpresas deste início de campeonato alemão. Dotado de uma técnica interesante, cria muitas dificuldades aos oponentes diretos graças à sua velocidade, que lhe permite queimar linhas, ultrapassar defesas e chegar com facilidade a zonas de concretização. Estas capacidades já lhe proporcionaram a estreia a marcar na Bundeliga frente ao Hamburgo, jogo que viria a terminar com 2-0 no marcador . Aos 23 anos o extremo direito tem a sua primeira oportunidade na primeira divisão, e parece estar disposto a aproveitá-la, sob o comando do misterioso Andre Breitenreiter.
Dennis Geiger- Hoffenheim
Provavelmente, a maior surpresa da lista uma vez que nem o jovem de 19 anos sonharia com este inicio de época aos comandos do novo treinador coqueluche alemão, Julian Nagelsmann. Após a saída de Sebastian Rudy para o Bayern, ficou um buraco no meio campo do Hoffenheim e quando todos esperavam que Eugen Polanski ou o reforço Florian Grillitsch assumissem o posto, o jovem formado nas escolas do clube assumiu-se como posição válida para o lugar. Com uma invulgar leitura tática para a idade, o internacional sub-19 alemão destaca-se também pela eficácia no passe e pela capacidade de chegar à área contrária, o que lhe valeu a titularidade em 5 dos 7 jogos que a equipa disputou na Bundesliga. Definitivamente, um craque para ver crescer numa das equipas mais fascinantes da Alemanha.
Reece Oxford- Borussia Moechengladbach
O jovem inglês de 18 anos ainda não viu satisfeita a sua vontade de se estrear, mas não deverá ter de esperar muito mais. Podendo jogar a defesa central ou a médio defensivo, o jogador que está emprestado pelo West Ham, onde já realizou alguns jogos a época passada e onde fez toda a formação, destaca-se pela imponência física, velocidade e agressividade na disputa dos lances. No entanto, deverá ainda resfriar os seus ímpetos de modo a exponenciar as suas potencialidades e virtudes (ainda comete muitas faltas e erra em zonas proibidas), que o podem tornar um central de grande nível, e um jogador referência no presente do Gladbach e no futuro do West Ham.
Konrad Laimer- RB Leipzig
Mais um jovem promissor da equipa do Leipzig. O austríaco foi contratado aos “parceiros” do RedBull Salzburgo, com a tarefa de alargar as opções no miolo, que estava muito despido. O jovem internacional sub21 austríaco atua preferencialmente na posição 8, podendo também desempenhar funções no lado direito do meio-campo. O promissor médio deverá ter uma primeira época com menos minutos do que pretende, estando na sombra de elementos como Naby Keita ou Kevin Kampl, não sendo no entanto difícil ver que se trata de um elemento que tem tudo para se afirmar a médio/longo prazo, uma vez que na próxima época Naby Keita rumará ao Liverpool, o que permitirá a Laimer, à priori, mais espaço e mais oportunidades.
Nany Landry Dimata- Wolfsburgo
Mais um ponta de lança belga com potencial enorme depois de Benteke, Lukaku e Batchuayi. O jovem formado no Standard Liége destaca-se pela sua envergadura e velocidade, ao estilo dos avançados acima enunciados. O internacional sub21 belga terá uma época na sombra de Mario Gómez, o que lhe pode ser benéfico uma vez que irá dispor do tempo e espaço para crescer e ir assumindo aos poucos destaque nos lobos, o que com a sua velocidade, potência e capacidade de finalização não deverá ser uma tarefa difícil.
Abdou Diallo- Mainz
Mais um pupilo que foi lançado por Leonardo Jardim no Mónaco. Diallo é um central moderno, com muita qualidade na saída de bola e uma velocidade de ponta assinalável para um central. O internacional sub21 francês pode também atuar como médio defensivo ou como lateral esquerdo, e a sua polivalência será certamente um ponto a seu favor ao longo da época. No mainz foi titular em 6 dos 7 jogos já disputados na Bundesliga, o que demonstra bem o impacto que o jovem está a ter, numa equipa que deve ver-se na luta pela permanência.
Chadrac Akolo- Estugarda
Mais um desconhecido para a maioria, mas uma das belas surpresas deste início de campeonato alemão. Já com dois golos apontados em 5 jogos, o jovem de 22 anos já mereceu a confiança do selecionador da Republica Democrática do Congo para se estrear pelo seu país num jogo de qualificação para o mundial da Rússia. O promissor extremo destaca-se pela sua velocidade e capacidade no um para um, sendo muito difícil de parar quando embala. A isto, o ex-Sion alia ainda um potente remate e uma boa finalização, características que têm sido fundamentais para o Estugarda neste início de temporada. Em breve terá concorrência de Carlos Mané, o que poderá retirar-lhe algum espaço.
Carlos Mané- Estugarda
Certamente o nome mais conhecido da lista. O internacional sub21 luso ainda não teve a sua estreia na primeira divisão alemã devido à grave lesão que sofreu ainda na época passada. No entanto, a recuperação já entrou na última fase, e não faltará muito para podermos ver o rapidíssimo extremo emprestado pelo Sporting a brilhar ao serviço da formação de Hannes Wolf, ele que certamente saberá tirar o melhor proveito do jovem português, que tem na Bundesliga uma montra perfeita para se evidenciar, e proporcionar um encaixe significativo ao clube que o formou, ou até conseguir afirmar-se na equipa leonina.
Benjamin Pavard- Estugarda
Mais um jovem elemento da formação que atua na Mercedes-Benz Arena, que tem este ano a sua estreia na Bundesliga, depois de ter ajudado no regresso à primeira divisão. O central/lateral direito francês é um dos totalistas da equipa do Estugarda, o que demonstra bem a sua importância. O internacional sub21 destaca-se sobretudo pela sua calma e serenidade em campo, tanto no momento de atacar como de defender. Dotado de uma elevada qualidade técnica, o jovem formado no Lille envolve-se com facilidade nas manobras ofensivas da equipa, sendo muitas vezes o causador de desequilíbrios na equipa adversária, seja através de progressão com bola ou através de um passe. A isto, Pavard junta ainda uma grande cultura tática, que o torna num dos melhores jovens defesas da Bundesliga, e um alvo interessante para as equipas financeiramente mais fortes da Alemanha.
Philipp Lienhart- Friburgo
O jovem austríaco é neste momento um dos totalistas da equipa de Friburgo, tendo estado em todos os minutos de todos os jogos disputados na Bundesliga. O jovem internacional sub21 pela Áustria dividiu a sua formação pelo Rapid Viena e pelo Real Madrid, onde esteve até à época transata, ao serviço do Castilla. Os anos a treinar perto de centrais como Varane, Pepe e Sérgio Ramos parecem ter contribuído de forma positiva para o crescimento do jogador, que chegou viu e afirmou-se no trio de centrais do Friburgo ao lado de Julian Schuster e do turco Soyuncu( tem beneficiado também da indefinição em relação ao futuro de Marc-Oliver Kempf que continua sem renovar). Aos 21 anos o ex-Castilla destaca-se pela maturidade e frieza que apresenta, sendo muito difícil de bater no jogo aéreo e importante na saída de bola da turma de Christian Streich.
Numa lista composta por jogadores de várias posições, tentámos focar-nos nos estreantes mais jovens, havendo algumas figuras mais experientes que também têm, este ano, a sua estreia na liga mais competitiva do mundo, como Yarmolenko, James Rodriguez ou Lucas Alario.