10 momentos que ficaram na história da Major League Soccer

Diogo MatosDezembro 31, 20195min0

10 momentos que ficaram na história da Major League Soccer

Diogo MatosDezembro 31, 20195min0
Com a 25ª edição da MLS prestes a arrancar, a MLS Portugal e o Fair Play recordaram dez dos momentos mais marcantes da competição.

O mês de fevereiro trará consigo o início da 25ª edição da Major League Soccer e, para celebrar a data especial, a MLS Portugal e o Fair Play trazem-lhe uma lista com dez momentos que ficaram na história da competição. De golos impossíveis a celebrações icónicas, fique com alguns dos maiores feitos da MLS:

 

1º golo na história da Major League Soccer

Motivados pelo sucesso do Campeonato do Mundo de 1994, os Estados Unidos da América avançaram para a criação de um campeonato no ano de 1996. O primeiro jogo, disputado no dia 6 de abril de 1996, colocou frente a frente os San Jose Clash e os DC United, tendo o resultado final sido 1-0, a favor dos da casa. O único golo do encontro, o primeiro na história da competição, foi apontado por Eric Wynalda.

 

 

Alecko Eskandarian e a celebração com a lata de Red Bull

As rivalidades sempre fizeram parte do desporto, mas Alecko Eskandarain elevou ao expoente máximo a que existe entre os DC United e os New York Red Bulls. Numa partida entre as duas equipas, o ex-jogador dos DC United marcou um golo e festejou de uma forma ‘curiosa’… Dirigindo-se ao banco de suplentes, Alecko Eskardarian pegou numa lata da bebida energética Red Bull, bebeu um pouco e cuspiu logo de seguida, numa clara provocação ao clube adversário.

 

Recorde de público numa partida da Major League Soccer

É um dado inegável: a MLS tem crescido bastante nos últimos anos, aproximando-se cada vez das grandes ligas europeias. Para além da qualidade dos jogadores ter vindo a aumentar, a verdade é que o público tem correspondido e marcado presença em força nos jogos. Nesse sentido, o recorde de adeptos numa partida da Major League Soccer foi estabelecido a 8 de dezembro de 2018. Na final entre os Atlanta United e os Portland Timbers, disputada no Mercedes Benz Stadium, estiveram presentes 73019 pessoas.

 

 

Festejo de Josef Martínez e Miguel Almirón

Quem acompanhou a Major League Soccer no passado recente, certamente não ficou indiferente à dupla Josef Martínez-Miguel Almirón. O venezuelano e o paraguaio chegaram aos Atlanta United em 2017 e, durante dois anos, foram o verdadeiro “terror” para as defesas adversárias. A cumplicidade entre os dois ficou bem patente no festejo que ambos imortalizaram, numa alusão à série “Dragon Ball”:

 

Martínez e Almirón coincidiram nos Atlanta United durante dois anos (Fonte: Pinterest)

 

Lesão de Taylor Twellman

Taylor Twellman foi um dos avançados mais prolíferos na história da MLS, no entanto, a sua carreira sofre um duro revés no dia 30 de agosto de 2008. Numa partida frente aos La Galaxy, o ex-jogador dos New England Revolution sofreu uma concussão após um choque com o guarda-redes adversário. Após o incidente, Taylor Twellman ainda voltou a jogar, mas sem a consistência que tinha demonstrado até então. Dessa forma, a carreira do agora comentador terminou aos 30 anos, tendo este rubricado um registo de 111 golos em 195.

 

MLS Cup Final 1996

Para além de ter sido a primeira final da competição, o jogo decisivo da temporada de 1996 ficou marcado por uma reviravolta histórica dos DC United. Os LA Galaxy adiantaram-se no marcador e chegaram mesmo ao 2-0, mas o conjunto da capital operou a reviravolta e, já no prolongamento, apontou o golo de ouro que lhe valeu a conquista do troféu.

 

 

Chegada de David Beckham à MLS

Se, para muitos, a transferência de David Beckham para os LA Galaxy foi apenas uma jogada de marketing e uma forma de o jogador viver a sua reforma dourada, a verdade é que, para a competição, a chegada do internacional inglês teve um impacto tremendo. A partir desse momento passou a vigorar a regra do “Designated Player” e os futebolistas europeus passaram a olhar para a Major League Soccer de outra forma.

 

1º golo de Zlatan Ibrahimovic

Depois de uma rutura de ligamentos sofrida na altura em que atuava no Manchester United, Zlatan Ibrahimovic decidiu rumar aos EUA. No seu primeiro jogo, os LA Galaxy defrontaram os Los Angeles FC e, apesar de não ter sido titular, o sueco fez estragos. Apesar de o conjunto liderado por Carlos Vela ter começado a vencer, Zlatan Ibrahimovic ajudou os Galaxy a operar a reviravolta e a vencer por 4-3. O primeiro golo do agora jogador do Milan no encontro (e, consequentemente, o seu primeiro na prova) foi “do outro mundo”:

 

 

Defesa de Stefan Frei

Um dos grandes momentos do passado recente da Major League Soccer. Na final de 2016, já no prolongamento do jogo que opôs os Toronto FC aos Seattle Sounders, Ricketts cruzou para Jozy Altidore cabecear. O avançado correspondeu com um remate colocado que parecia levar selo de golo, no entanto, Stefan Frei fez uma defesa que ficará para sempre na história da competição:

 

 

Último esforço de Wayne Rooney

Um lance que veio provar que as estrelas europeias deixaram de rumar à MLS apenas por motivos financeiras e passaram também a olhar para os motivos desportivos. Num encontro entre os os DC United e os Orlando City, a equipa de Wayne Rooney tentava chegar à vitória, aproveitando um canto para fazer subir o guarda-redes à área adversária. Após um corte, um jogador dos Orlando City avançou para o meio-campo adversário com a baliza completamente deserta, mas aí surgiu Wayne Rooney. O internacional inglês fez um esforço tremendo, efetuou o corte e ainda cruzou para o 3-2 da autoria de Luciano Acosta:

 

Artigo escrito por Diogo Matos, administrador e fundador da página MLS Portugal.

 

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter