Sérvia e Montenegro outrora irmãos agora adversários


Sérvia e Montenegro outrora irmãos agora adversários

É um dos novos grandes clássicos da UEFA e promete já esta semana aquecer a Liga das Nações. Um passado em conjunto entre Sérvia e Montenegro e um futuro de rivalidade!

Após a Primeira Guerra Mundial, o recém fundado Reino do Montenegro tornou-se parte da Jugoslávia. Após a dissolução da Jugoslávia, as repúblicas da Sérvia e do Montenegro estabeleceram em conjunto uma federação conhecida como República Federativa da Jugoslávia, que passou a designar-se União Estatal da Sérvia e Montenegro em 2003.

Com base num referendo sobre a independência realizado em Maio de 2006, Montenegro declarou a independência e a federação se dissolveu pacificamente em 3 de junho daquele ano.

Uma seleção montenegrina disputou dois jogos não oficiais após a Segunda Guerra Mundial: em 1945, em Belgrado, contra a Sérvia (vitória sérvia por 2-1) e em 22 de setembro de 1946, em Shkodër, contra a Albânia (vitória albanesa 5-0).

O primeiro jogador de futebol montenegrino a disputar um Campeonato do Mundo foi Milovan Jakšić, guarda-redes da Jugoslávia em 1930. É relembrado como “El Grande Milovan”, ganhou o apelido por causa das suas excelentes defesas no jogo em que a Jugoslávia venceu contra o Brasil no Campeonato do Mundo de 1930, sediado no Uruguai. Ele é considerado uma das principais figuras da chegada da Jugoslávia às semifinais da competição. Depois de se retirar, Jaksic ficou ligado ao futebol.

Após a Segunda Guerra Mundial, foi o diretor técnico do clube do Estrela Vermelha. Morreu inesperadamente de um ataque cardíaco enquanto acompanhava a equipa do Estrela Vermelha no Cairo para um torneio de futebol, faleceu no dia 25 de Dezembro de 1953.

Desde então, os montenegrinos estiveram sempre bem representados nas seleções da Jugoslávia, alguns como Dragoljub Brnović, Dejan Savićević e Predrag Mijatović, estão entre os jogadores jugoslavos mais talentosos de todos os tempos.

Embora a Republica Federal da Jugoslávia tenha sido fundada no dia 28 de abril de 1992,  as equipas nacionais foram banidas em todas as modalidades em eventos internacionais, o que incluiu também o futebol. Consequentemente, a seleção nacional da República Federativa da Jugoslávia só disputou o seu primeiro jogo no dia 23 de dezembro de 1994, perdeu por 2-0 contra o Brasil na cidade de Porto Alegre. Esta foi a primeira equipa composta exclusivamente por jogadores sérvios e montenegrinos, enquanto Slobodan Santrač, antigo jogador da seleção da Jugoslávia, foi eleito o primeiro treinador da equipa. Três dias depois a nova seleção da Jugoslávia voltou a jogar em Buenos, e foi também derrota por 1-0 contra a Argentina.

Devido às sanções internacionais das Nações Unidas, não foi permitido à Jugoslávia particiapar na qualificação para o Mundial 94 nem para o Europeu de 1996. As antigas repúblicas da Jugoslávia, Croácia, Eslovénia e Macedónia participaram na qualificação para o Campeonato da Europa 96.

Em 3 de junho de 2006, após um referendo, Montenegro declarou sua independência da Sérvia. Como o Campeonato do Mundo estava prestes a começar, foi decidido que a equipe da Sérvia e Montenegro que se classificou para a competição iria competir, com a divisão em equipes separadas representando os novos países de Montenegro e Sérvia.

Uma semana depois da última jogo da Sérvia e Montenegro contra a Costa do Marfim no Mundial 2006, a Federação de Futebol de Montenegro solicitou a filiação à UEFA. A Federação de Futebol da Sérvia recebeu o lugar da Sérvia e Montenegro na UEFA e na FIFA, com a nova seleção da Sérvia e fez o seu primeiro jogo contra a República Checa. A seleção nacional do Montenegro fez a sua estreia internacional contra a Hungria em Março de 2007.

A era dourada de Montenegro aconteceu durante a qualificação para o Campeonato da Europa de 2012, esteve bastante perto de se qualificar mas não conseguiu superar a República Checa no play-off. O 16º lugar no Ranking da FIFA em Julho de 2011 foi a posição mais elevada de sempre de Montenegro. Stevan Jovetić e Mirko Vučinić são os principais futebolistas da história de Montenegro, enquanto nação independente.

Este sábado, dia 17 de Novembro, as seleções de Montenegro e Sérvia voltam a enfrentar-se no estádio Marakana, em disputa está a primeira posição do Grupo 4 da Divisão C da Liga das Nações. das Nações.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter