PSI 30 – A Bolsa de Valores Desportivos!
Este artigo faz parte da série “treino mental”, da responsabilidade do especialista Fernando Santos, do site “Muda o Teu Jogo“. A componente mental merece cada vez maior atenção por parte dos agentes envolvidos no desporto de alto rendimento, por isso muda o teu jogo com fair play
O desporto está presente ao longo das nossas vidas com diferentes funções. Se numa fase inicial o objectivo maior é ter satisfação, alegria, prazer, passados alguns anos a prática desportiva passa a ser um dos principais veículos de aprendizagem. Para os que optam por tal via, segue-se a vida desportiva focada na competição ou na manutenção de um estilo de vida saudável.
Ao longo destas diferentes fases de envolvimento do cidadão com o desporto, quase tudo muda. Muda a nossa abordagem, o grau de participação de pais e amigos, a importância de treinadores e colegas de equipa, a disponibilidade física e temporal para a prática. No entanto, ao longo de todas estas mudanças, algo se mantém constante.
Firme.
Imperturbável.
São os valores que qualquer cidadão deve respeitar, praticar e promover aquando da sua prática desportiva.
Numa tentativa de clarificar os leitores acerca destes “Valores Desportivos”, proponho que façamos um exercício comparativo com a Bolsa de Valores que diariamente nos entra pela casa adentro através da TV. A Bolsa portuguesa (BVL – Bolsa de Valores de Lisboa) tem o seu próprio índice PSI 20 (Portuguese Stock Index 20 – porque integrava inicialmente 20 empresas cotadas). As empresas cotadas sofrem oscilações diárias no valor das suas acções. Os investidores acompanham a evolução do indíce diariamente, com a máxima atenção.
A minha proposta é que criemos o novo PSI 30 – Portuguese Sports Index, associado a uma nova BVD – Bolsa de Valores Desportivos. Uma bolsa destinada a quem investe em si através da prática desportiva.
Esta proposta está aberta a todas as sugestões mas parte de um conjunto de valores inicialmente sugerido por nomes como Pierre de Coubertin ou John Wooden. Aqui ficam os 30 Valores cotados na nova BVD e que constituem o PSI 30:
- Educação
- Respeito (pelas regras, pelos agentes, pelo outro, pelo próprio corpo, …)
- Assiduidade
- Pontualidade
- Entusiasmo e alegria
- Responsabilidade e compromisso
- Iniciativa (proactividade, empreendedorismo)
- Superação e resiliência
- Auto-controlo
- Paciência
- Lealdade
- Gratidão
- Cooperação, Entreajuda e Solidariedade
- Espírito de Equipa
- Amizade
- Humildade
- Honestidade
- Coragem
- Integridade
- Ética
- Imaginação e Sonho
- Optimismo
- Confiança
- Excelência
- Grandeza Competitiva
- Altruísmo
- Espírito de Sacrifício
- Aceitação
- Amor
- Perdão
Analisemos apenas estes três últimos valores: aceitação, amor e perdão.
O desporto ensina-nos que, mais do que tolerar, devemos aceitar o outro na sua imensidão de forças e fragilidades. A aceitação é honesta. A tolerância é sobranceira, arrogante.
O desporto ensina-nos também que o amor se apresenta, regra geral, sob duas formas: Amor Duro e Amor Mole. O Amor Mole é aquele que se usa quando queremos agradar alguém. Servir-lhe as vontades. Amor Duro usamos quando queremos ajudar alguém. Quando lhe servimos as necessidades. Amor Mole será o duma amiga. Amor Duro o duma Mãe.
Deixei para o fim o valor do Perdão. Sem este, todos os primeiros 29 deixam de fazer sentido. O desporto ensina-nos que devemos saber perdoar aquele colega de equipa que não nos viu sozinhos ou até viu mas não nos passou a bola. Perdoar aquele treinador que não nos pôs a jogar quando nós mais merecíamos. Perdoar-nos a nós próprios pela impreparação para aproveitarmos as oportunidades que a vida nos vai dando.
A sugestão está feita. A lista está criada. Usem-na como melhor desejarem.
O intuito principal é que todos tenhamos um conjunto de ideias que nos guie no nosso dia-a-dia na prática desportiva e que consigamos ter a capacidade crítica e o discernimento suficientes para melhor ajuizar as oscilações do nosso próprio PSI 30. Para melhor investirmos em nós.
Assim seremos melhores desportistas.
Assim seremos, seguramente, melhores cidadãos.