Os últimos jogadores de rua: Vinícius Júnior

Emanuel RicardoMaio 27, 20233min0

Os últimos jogadores de rua: Vinícius Júnior

Emanuel RicardoMaio 27, 20233min0
Estar dentro de um retângulo de relva ou numa praia com 40º graus à sombra é igual quando a felicidade impera no desporto rei com Vinícius Júnior

Afastando de imediato o escândalo de ofensas raciais que está a assombrar Vinícius Júnior, comentários que não podem ter espaço na agenda futebolística. Além de um guerreiro pelas causas corretas, o extremo brasileiro do Real Madrid FC não sabe jogar sem ‘sambar’ sobre os adversários que o opõe. Da mesma forma que enfrenta adeptos discriminatórios. O sorriso que expressa quando faz malabarismos com o esférico pode ser o maior traço da sua personalidade, seja pelo espírito de alegria, seja pela reencarnação do ‘joga bonito’.

A sua expressão nunca se perdeu. Chegou à Europa com apenas 18 anos, para representar o clube mais rotulado do mundo, os merengues, mas não foi por isso que se moldou ao futebol jogado no velho continente. Apesar de ter evoluído muito taticamente, com Julian Lopetegui, Zinedine Zidane ou Carlo Ancelotti (sendo que foi com o treinador italiano que explodiu como um dos melhores do mundo) o mago canarinho recusa-se a perder a expressão sul-americana com a qual cresceu e o diferencia tanto dos restantes.

Nascido no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, é com a aura de rebelde, com cheiro a maresia, do local onde abriu os olhos para o mundo, que Vinícius faz os túneis e os cabritos que levam as bancadas ao êxtase. Depois de deixar o clube da sua zona de infância, chegou ao CR Flamengo e nunca enganou os conhecedores do futebol. Trepando os escalões de formação do Fla e vestindo a camisola brasileira pelas camadas jovens da seleção, Vini Júnior é (e sempre foi) um predestinado.

Nos rubro-negros, onde começou a dar cartas aos 16 anos, além de conseguir vídeos e filmagens suficientes para fazer montagens de momentos que protagonizou com a bola nos pés (disponíveis online), afirmou-se no desporto rei. Seguiu-se a vinda para a Europa. A sua chegada à cidade de Madrid coincidiu com a partida de Cristiano Ronaldo, Florentino Pérez deixou bem expresso quem seria o herdeiro da posição de extremo esquerdo, deixada em aberto pelo cinco vezes bola de ouro.

Nos merengues veio continuar o legado brasileiro de jogadores com qualidades únicas e incomparáveis. Ronaldo Nazário, Roberto Carlos, Marcelo, Robinho, Kaká e Casemiro. A lista continua, mas só estes já estabelecem o limiar do que Vinícius veio enfrentar. A resposta foi, tal como o seu futebol, irreverente.

Erguendo orgulhosamente o número 20, na parte de trás da camisola, temporada por temporada, o seu nível exibicional foi aumentando, e apenas com 22 anos de idade o futuro é brilhante. Ainda assim, não significa que o passado não tenha sido. O extremo já conquistou duas La Liga, uma Supertaça de Espanha, uma Taça do Rei, uma UEFA Champions League (que Fernandinho, capitão do Manchester City FC, nunca vai esquecer), dois Mundiais de Clubes e uma UEFA European Supercup.

Apesar de todo o ouro que carrega ao pescoço, Vini não perde o espírito de ‘muleque’ irrequieto, que dá vida ao seu futebol. Entre as fintas e dribles, que saem de forma natural, entre os remates ao ângulo e as picadinhas, executados com perfeição, é a reencarnação de um miúdo brasileiro com sonhos a única explicação possível e descritível da audácia (talvez um pouco de malicia) que Vinícius coloca em cada partida. As bancadas do Estádio Santiago Bernabéu (ou qualquer arena onde se jogue futebol) devem estar gratas à oportunidade de o ver.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS