Os melhores compradores de pechinchas do Verão 2018 pt.3

Francisco IsaacAgosto 13, 20186min0
Há clubes que conseguiram garantir negócios fantásticos a custo zero e nós dizemos quais foram e como ficaram a ganhar! As pechinchas do Verão 2018 sabes quais foram?

Neste Mercado de Verão que já está quase a fechar para os lados da terra de Sua Majestade, já houve de tudo: trocas alucinantes (Juventus e AC Milan protagonizaram até agora o melhor câmbio inter pares), reforços a peso de Ouro (Cristiano Ronaldo segue para a Serie A por 120M€ aos 33 anos), jogadas de génio (Jorginho estava para assinar pelo City e… acabou no Chelsea) e roubos de último segundo (Malcolm passa a ser sinónimo de roubo catalão em italiano).

Mas então e aqueles negócios que foram uma autêntica pechincha a troco de… zero euros?! Sim, zero euros! Vejamos alguns dos reforços que chegaram a custo-zero aos seus novos clubes e que acrescentam de imediato qualidade ao plantel! Estas são algumas das melhores pechinchas do Verão 2018!

Uma atenção ao facto de só contabilizarmos aqueles que foram a seguir hás-de Mark Uth ou Emre Can, uma vez que já destacámos em outros artigos! Outro cuidado é as transferências de Gelson Martins ou Rui Patricio não surgirem no artigo devido à possibilidade acordo entre o clube actual dos atletas e o Sporting CP.

FACUNDO FERREYRA (SHAKHTAR -» SL BENFICA) / CRISTIAN LEMA (BELGRANO -» SL BENFICA)

O SL Benfica perdeu a possibilidade do penta campeonato em 2018 e Luís Filipe Vieira apercebeu-se da necessidade de dar mais “armas” a Rui Vitória depois de uma época de considerável desinvestimento num clube que procurava outros objectivos. Perante isto, o departamento de futebol assinalou alguns alvos interessantes e optou por dois que estavam em fim de contrato: Facundo Ferreyra e Cristian Lema.

O argentino foi sempre um dos principais jogadores do Shakhtar de Paulo Fonseca, concretizando mais de 45 golos em 75 encontros pelos ucranianos. Forte dentro da área, dotado de uma técnica eficaz e móvel de forma a fugir aos centrais, Ferreyra recebeu um bom contrato por parte das águias e assinou por três temporadas. É um avançado que com tempo vai agradar os adeptos do clube da Luz.

Cristian Lema, que actuou nas últimas 11 temporadas na Argentina, foi uma das “capturas” de Verão do SL Benfica. Um central que ostenta um metro e noventa de altura vai conquistar oportunidades na Liga NOS até porque tem qualidades que podem forçar a sua entrada no onze (ou pelo menos incomodar) de Rui Vitória. Para além do físico apresentado, Lema é inteligente na saída de bola, controla bem os timings de acompanhamento dos avançados e tem uma boa raça na disputa pela bola.

São dois reforços que custaram zero euros aos encarnados e será interessante ver a adaptação dos mesmos ao campeonato nacional.

ADRIEN THOMASSON (FC NANTES -» RC STRASBOURG)

Extraordinário reforço do Estrasburgo que “só” foi buscar um dos bons extremos franceses da Ligue 1, que deslumbrou tanto ao serviço de Sérgio Conceição e Claudio Ranieri no Nantes. Aos 24 anos Thomasson tenta dar um passo novo na sua carreira, apesar dos convites do Frankfurt, Génova, Sassuolo, Getafe ou Levante durante o período em que não não tinha clube.

Mas realmente, como joga Adrien Thomasson? O francês tanto pode alinhar como médio-esquerdo ou assumir o papel de um extremo-esquerdo mais “reservado”, que aposta em bons centros e num jogo mais em busca de profundidade e estratégia, do que sair em total velocidade. É bom no um para um, interessante nas combinações rápidas e que arrisca bem em remates de longe.

É, portanto, um canhoto virtuoso e que tem em Estrasburgo a oportunidade para convencer outros pretendentes do campeonato francês na sua contratação no futuro.

DOMENICO CRISCITO (ZENIT -» GENOVA)

Aos 31 anos, o italiano volta a “casa” depois de anos a actuar pelos russos do Zenit de São Petesburgo. Foi, em tempos, um dos defesas em grande ascensão na Serie A, precisamente no club que agora assinou por, o Génova. Criscito era, na altura, um lateral imparável no combate físico e que facilmente ganhava a frente com bons dribles e fintas, para depois fazer uma incursão para dentro da área.

Depois de três épocas de excelente serviço ao Génova, o Zenit convenceu-o a assinar pelo clube e pagou quase 20M€ (um valor alto na altura) pelo lateral-esquerdo, que tinha ascendido à selecção italiana. Depois da aventura pelo campeonato russo, agora está de volta ao clube que o catapultou-o para o futebol internacional.

A velocidade não é a mesma, mas envelheceu bem estreitando-se como um lateral-esquerdo inteligente, estratégico e que procura soluções de maior relevância para a sua equipa. Não só isso, como melhorou o seu remate de longe, apresentando-se como um lateral “goleador” (média de 3 golos por época) e que facilmente dá outra dimensão ao ataque, sendo um dos jogadores mais seguros a defender.

O Génova capturou um lateral-esquerdo que mexe dá outra dimensão à ala esquerda.

NANI (VALÊNCIA -» SPORTING CP)

De regresso ao clube que o formou, de regresso a um clube que já o ajudou a recuperar a sua motivação e capacidade de génio há poucas épocas e é agora um momento fundamental para Nani voltar a conquistar a sua melhor forma.

O extremo que tanto pode actuar à direita como à esquerda, e que ainda pode subir à área como segundo avançado, é um dos reforços de proa do Sporting CP 2018/2019 e a sua qualidade em mexer o jogo com extravagância e genialidade vai garantir outras características à ala direita dos leões. É um jogador diferente de Gelson Martins, não possui os atributos físicos, daquela velocidade ímpar, mas tem outra panóplia de dribles, é mais certo nos centros e inteligente no manuseamento do esférico.

Se perdeu algum do seu virtuosismo, é mentira, uma vez que o problema de Nani é a forma física. O ano anterior perdeu tempo na Lazio, acabou mesmo por ser excluído da Selecção Nacional e quase caiu no esquecimento. Alvalade abriu-lhe as portas de novo e é agora o momento ideal não só para repor a sua carreira no caminho certo, como dar outra voz ao ataque dos verde-e-brancos.

Relembrar que a última época que teve no clube, fez 11 golos e 10 assistências… conseguirá superar o registo?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS